VISITANTES

segunda-feira, 16 de março de 2009

Um homem de sete ofícios!

Desde muito cedo que trabalho.

Quando terminei a quarta classe na antiga escola primária do Sobral, fui trabalhar como agricultor nas propriedades de meu pai.
Ainda miúdo, talvez com doze anos, aprendi música, toquei na Banda dos Bombeiros Voluntários do Sobral e na Banda do Ateneu Artístico de Vila Franca de Xira durante 15 anos.

Após ter cumprido o serviço militar, tirei um curso de instrutor de automóveis e logo a seguir tive a oportunidade de ir trabalhar para os CTT como carteiro. Dividia-me por estes dois empregos. Tanto como num como noutro palmilhei muitos caminhos e velhas estradas, tive alguns acidentes e vi a morte ao virar da esquina.
Como carteiro aconteceram-me várias situações, algumas interessantes outras nem tanto. Fui mordido por cães que não gostavam de mim nem da minha mota, apanhei invernos rigorosos, enfrentei tempestades de água sempre na minha velha e fiel mota que não dava mais que 20km/h. Foram tempos difíceis mas que me dão gozo recordar, histórias bonitas, cumplicidades, segredo de namorados, paixões proibidas que só eu sabia e tinha que guardar segredo porque era essa a missão do carteiro, trazer e levar mensagens.

Tentei também ser condutor de tractores mas as coisas aí correram-me mal. Tive dois acidentes. Num deles caí com o tractor carregado de uva numa ribanceira de 10 metros, estraguei a uva toda e fui parar ao Hospital. Nessa altura disseram-me que não tinha nada de grave. Hoje, estou convencido que minha coluna se recente desse episódio.

Actualmente sou vendedor de fruta e de produtos agrícolas, gosto bastante do que faço pois voltei a andar pelas aldeias e ao convívio com muita gente.

Onde não estou a 100% é com estas novas tecnologias apesar de gostar bastante das aulas semanais de informática. Sei que aos 67 anos não vou conseguir emprego nesta área, com muita pena minha. Tudo o que aprendi ao longo destes meses devo o mérito do professor e à sua persistência perante esta gente menos jovem, mas gira!

Manuel Luís (Sobral - Biblioteca)

Sem comentários:

Enviar um comentário