VISITANTES

quarta-feira, 11 de março de 2009

caminhos e até marítimos...

Sou o João Francisco Santos, natural de S. Quintino, Concelho de Sobral M. Agraço, onde resido. Tenho 65 anos, sou casado há cerca de 40 anos e pai de três filhos adultos dos quais tenho tenho três netos, só rapazes.
A minha infância, atendendo à época 1944/56 não foi das piores. Era um puto irrequieto, tinha três irmãos e fazíamos muitas traquinice. No entanto como mais velho tinha que ajudar os meus pais que eram padeiros. Fiz o exame de admissão aos 11 anos, e fui para o Ciclo Preparatório na escola Eugénio dos Santos em Lisboa na zona de Alvalade e quando terminei ingressei na Escola Industrial Machado de Castro, só fiz o 4º ano.

Voltei para a minha terra e fui estudar para a Escola Industrial e Comercial de Torres Vedras, não terminei, só mais tarde quando já casado e a trabalhar por turnos fiz o 12º ano.
Quando começa a Guerra Colonial eu estou à beira do serviço militar. Ingressei na Escola de Marinha - Caxias- no curso de máquinas.
Regime interno, muita disciplina e foram 10 meses de curso mas com aproveitamento, obtive a cédula marítima de maquinista que dava acesso a embarcar. Inscrevi-me na Capitania do Porto de Lisboa. Embarquei, fiz o meu baptismo de mar em Setembro/1964, ( em plenas Festas de Verão)
dei-me mal, perdi alguns quilos, (enjoava). Fragilizado tive um pequeno acidente, e assim desembarquei.

Mais tarde voltei nova mente às viagens no Timor em Novembro/1964. Conheci alguns Países, pelo Oriente - Singapura, Timor, Hong-Kong, Macau e outros territórios como Guiné, Cabo-Verde, Angola,Madeira, Canárias. Pelo meio muitas historias, muitos medos e muitas saudades. Desembarquei em Novembro/65, tinha o Serviço Militar por cumprir. Em Janeiro/1966 fui cumprir o Serviço Militar para Vila Franca Xira na Marinha de Guerra durante 18 meses.
Terminado este período da minha vida, começo a trabalhar, primeiro na G I L - Arruda Vinhos, mais tarde na Central do Carregado - E D P, onde trabalhei durante 32 anos em turnos ,desempenhando várias funções; a minha última função era Assistente de Condução de Centrais Térmicas.

Devido à reestruturação da Empresa fui convidado para a Pré-Reforma. Aos 60 anos reformei-me.
Durante estes anos pertenci a vários orgãos associativos, como o Clube de Futebol M.A.F.C., e faço parte de um Grupo "Botas às Costas" onde só são homens que durante alguns dias nos organizamos para um passeio, tanto no nosso País como no Estrangeiro.

João Francisco (Sobral - Espaço Net)

Sem comentários:

Enviar um comentário