VISITANTES

terça-feira, 17 de março de 2009

noutros mundos...


Ora isto é mais um relato dos muitos episódios passados na minha vida por esse Mundo.

No Mundo Árabe o Domingo é à sexta feira.
Como não fazia nada nesse dia, como sempre fazia, vestia o fato domingueiro e passeava a pé ao longo da Avenida. Chegado ao fim, deparei-me com um sinaleiro em cima de um palanque a comandar o trânsito.
Parando à esquina observando a cena, permaneci algum tempo até que me apareceu o que não me devia aparecer: uma mulher com um filho ao colo e mais quatro, todos eles entre os cinco e seis anos. A mulher dirigiu-se a mim pedindo esmola, muito mal vestida e os miúdos na mesma.
Olhei para aquele quadro que me fez confusão; na minha algibeira do lado direito do casaco tinha alguns Dinar, moeda da Jordânia. Dei uma moeda à senhora e os filhos pediram-me também. Dei a três filhos e ao quarto, como não tinha mais dinheiro trocado, resolvi dar uma nota. Deitei a mão ao bolso interior mas não cheguei a dar.
O sinaleiro apercebera-se e saltou do palanque e correu a mulher à pedra. Todos fugiram a bom ritmo. Por fim dirigiu-se ao local de trabalho mas antes de subir veio ter comigo. Perguntou-me se falava Inglês ou Árabe, e eu, só Português, ele não percebeu nada!
Depois insistiu em Árabe que era proibido dar esmolas, percebi eu, e que a mulher era uma prostituta. Pediu-me o passaporte, mostrei que estava legal, insistia que era proibido.
Senti medo!
Incomodado, resolvi vir para casa.
Era mais um episódio dos muitos na minha passagem pelas “Arábias”!

António Assunção (Sobral - Biblioteca)

Sem comentários:

Enviar um comentário