VISITANTES

quinta-feira, 19 de março de 2009

Mudar é sempre bom


Foram catorze anos, acompanhados e acompanhar um casal amigo. Ele era caçador. Fora de época, ou quando ela se aproximava, fazia visitas a conhecidos da zona saloia para saber como ia a bicharada.. Era um fanático da caça. Assim conheci nos passeios de fim de semana a zona Saloia , e em Pêro Negro a Adega o Pardal. Antes de sairmos telefonávamos para encomendar o almoço, regra geral era o fiel amigo, cozido ou assado acompanhado com aquelas couves sem químicos, batata ,azeite, pão e vinho faziam o repasto Saloio.

Aproveitava-se para passear a pé pelo campo com os miúdos. Comprávamos também a carne no talho de Pêro Negro (que ainda existe) para levar para casa.

Nestas e noutras andanças, assim conheci em redor do ponto de partida , Amadora, um perímetro de 50Km.

Feita a minha “Vida” profissional (44 anos), pensámos que bastava de Amadora. A proximidade com Lisboa a facilidade de estar a dois passos de tudo quanto é comércio e facilitismo, não nos demoveu da mudança. Bastava de barulho, poluição e tudo quanto uma cidade com as características da Amadora nos trás.

Num anúncio de jornal tivemos conhecimento deste bocado de paraíso onde resido à quatro anos. Foi amor à primeira vista. Verde, muito verde, ar leve, barulho? Cadé Ele? Numa aldeia como tantas outras, onde quase todos são familiares.

Quando recebo visitas de amigos ficam incrédulos. Como é que uma citadina vem morar para um sitio destes? Mas lá vão dizendo - com este silêncio também eu não saía daqui. Quando os convido vêem grupos de seis a dez , chegam próximo da hora de almoço como combinado e partem tardíssimo; os mais atrevidos dizem que combinaram a de chegada mas não a hora da partida,.Gostam do lugar.

A quietude do lugar, o cheiro da terra, as cigarras, os grilos, os pássaros. Vê-los e ouvi-los é um prazer. Até os pirilampos parecem fazer danças mudando-se constantemente de sitio . São às dezenas. autêntico festival de luz.

Manuela (Sobral-espaço Net)

Sem comentários:

Enviar um comentário