VISITANTES

quinta-feira, 26 de abril de 2012

Revitalizar e estimular a mente



Celebra-se em 2012 o Ano Europeu do Envelhecimento Activo e da Solidariedade entre Gerações. Por isso, mas não por isso, vou publicar neste espaço, regularmente, espero que semanalmente, um artigo sobre a problemática do envelhecimento. Não serão, no essencial, textos da minha autoria, mas antes transcrições, resumos e adaptações de artigos de outras publicações, que serão claramente identificadas. Seguirei também oManual de Envelhecimento Activo, da Lidel- Edições Técnicas, Ldª. (que referirei como MEA-Lidel). Não mencionarei, em princípio, nem os nomes dos autores dos artigos, nem a bibliografia citada ou utilizada. Sempre que tenha encontrado as minhasfontesna net, escrevê-lo-ei com as palavrasver net. Convido o leitor a seguir-me nesta busca e divulgação de temas ligados ao envelhecimento: o Blogue é nosso, logo seu. Escreva para sobral.senior@gmail.com, ou faça umcomentáriono próprio Blogue.
José Auzendo
Texto 3
Revitalizar e estimular a mente
In Mea – Lidel, pag 77 e seguintes.


Nesta série de artigos vamos andar como que perdidos, “ora práqui ora práli”, na esperança de que, no final, nos encontremos todos mais adestrados na “arte de bem cavalgar em toda a sela” (1); mentira, na arte de vivermos com a melhor qualidade de vida possível. Sim, porque isto também é uma arte, implica técnicas, exige conhecimentos. E é importante saber que um dos principais receios associados ao envelhecimento está relacionado com a diminuição da memória. Contudo, pequenos esquecimentos, tais como o lugar onde se colocou a chave ou os óculos, podem ocorrer em qualquer idade. Assim como o corpo, também o cérebro tem de ser exercitado para continuar a funcionar e, tal como na actividade física é desejável que o corpo se canse enquanto está a ser exercitado, também é desejável que a mente se canse com o treino, pois a prática melhora o desempenho cognitivo. A dedicação diária de alguns minutos ao treino cognitivo pode ser suficiente para manter a mente activa. Quantos minutos? O seu caso é especial…é você que tem de descobrir…Por tentativa e erro, verá que descobre.

A ideia de que existe um declínio generalizado das capacidades cognitivas, com a idade, resulta mais de um preconceito do que de uma realidade linear. Claro que algumas alterações se vão notando, como esquecimentos de tarefas quotidianas, a necessidade de demorar mais tempo para aprender conteúdos novos, dificuldade em realizar mais que uma tarefa ao mesmo tempo; mas sabe-se que isto se deve, pelo menos em parte, à falta, ou à redução, do uso das capacidades que possuíamos e possuímos. Daí a célebre frase relativa ao funcionamento do cérebro, use it or lose it, use-o ou perde-o, use-o ou deixará de funcionar…Já agora, e só aqui entre nós, olhe que quem inventou isto está enganado…É que a frase não se aplica só ao funcionamento do cérebro…A quê mais? Não seja preguiçoso/a mental, descubra você…

Uma forma de exercitar o nosso cérebro consiste em trocar-lhe as voltas…Não, não é dar cambalhotas, nem rebolar, isso vai acontecer noutros capítulos, mais para a frente. É, por exemplo, no café onde vai habitualmente, sentar-se dia a dia em mesa diferente, voltado ora para ali ora para acolá… Faça o mesmo em casa, à mesa, agora deste lado, logo naquele. De vez em quando vá a um café diferente; vá para o café, ou ao mercado, por ruas diferentes, a pé, claro. Se vai atravessar uma rua, não atravesse sempre na mesma passadeira, siga em frente, atravesse lá e regresse. Em resumo: altere a ordem do seu quotidiano fazer das coisas, experimente novas actividades, novas rotinas… Não exagere: rotinas novas em tudo, pode ser delicado…não adianta depois dizer que está a seguir os conselhos de…não sei quem.

Está a rir-se? Ainda bem, porque me fez lembrar de uma coisa…Rir. Rir é muito importante. Em Portugal existem vários clubes do riso, onde se podem desenvolver e praticar técnicas de riso. Em www.clubesdoriso.com encontra uma listagem desses clubes por região do País, assim como mais informação sobre os benefícios do riso. E depois do riso… falemos a sério: se ainda não frequenta as aulas do Clube Sénior do Sobral está perdendo uma boa oportunidade de exercitar as suas capacidades mentais e, porque não?, aumentar os seus conhecimentos. Já ouviu falar no CRASE? Não, só tem ouvido falar da CRISE? Anime-se, ainda há o CRASE e aulas são gratuitas…

(1).  Sabe por que é que aquela frase em cima está entre aspas? Se sabe, os meus pêsames; se não sabe, parabéns, vai ter oportunidade de se esforçar, googlando-se, para ficar a saber agora, responda também a esta: o pai da Maria tem 5 (cinco) filhas, a Lálá, a Lélé, a Lili, a Lóló e a. É fácil? E esta? Alguns meses do ano têm 31 dias e outros 30 diasE quantos meses têm 28 dias? Também é fácil? E agora? Quantas vezes podemos subtrair 5 de 25? Responda para o Blogue.faça alguma coisa por si. Por mim, hoje, fiz que chegue.

16 comentários:

  1. Estes ensinamentos são necessarios a toda a gente!!! Só que nem toda a gente tem o previlegio de os ter á mão, ou ao pé.
    Faria apredizagem com prazer redobrado e quem sabe,com aplicação "triplicada".
    fica-me na ideia...não é bom?
    É um principio, melhor que nada!
    Não sabem o que têm de previlégio...

    Sei melhor que ninguem...(peneiras minhas)
    Estou do outro lado do mundo...só a NET nos junta, graças a Deus e á NET.
    E ao Professor Faria..
    A jararaca tambem veio, vem sempre...
    Abraços
    avoluisa

    ResponderEliminar
  2. Apetece-me dizer à avó Luisa que quem não tem cão caça com gato
    Mas ela sabe-a toda e não precisa das minhas dicas.
    Não me posso queixar hoje de não ter sido activa.Na aula de inglês
    rimos que nos fartamos. De tarde fui apanhar favas e ervilhas.Agora estou aqui toda enfeixada porque abusei e pensei que estava menos enferrujada. Penso que a frase entre aspas se refere ao livro do rei D. Duarte, mas como o professor é muito
    matreiro não sei se estou certa. Manuela

    ResponderEliminar
  3. Do meu dicionário não consta a palavra "matreiro", não posso saber ao que se refere. Mas a resposta está...Não posso dizer, se não não havia mais tentativas de respostas e ficavam outros sem tentar acertar, sem necessitarem de se esforçar, coitados.

    Não tenho nada com isso, mas ainda gostava de saber que aulas de inglês são essas em que as alunas se fartam de rir...Assim anda este País...

    Não pode enviar um mail com umas favitas?

    José Auzendo

    ResponderEliminar
  4. Boa noite Professor Auzendo
    Antes de mais quero felicitá-lo pela sua brilhante ideia de querer impedir a entrada do "Alemão" aqui no nosso Clube, nem que para isso nos ponha o fim de semana de castigo a pensar nas respostas que temos que dar ao seu desafio. Mas como eu também sou "marreta", não desisto facilmente e vou tentar resposder às suas questões, mesmo correndo o risco de dizer algum disparate. Mas pelo menos ponho os neurónios a trabalhar. Ora vamos lá:
    - A ARTE DE BEM CAVALGAR TODA A CELA - foi escrito pelo Rei D. Duarte, que era um rei muito culto e participou na conquista de Ceuta em 1415, onde foi armado Cavaleiro;
    - A 5ª. filha parece que é a Lulu (ou haverá alguma rasteira?);
    - 28 dias - têm todos os 12 meses do ano;
    - 5 tira-se de 25 - apenas 1 vez. Será, ou é outra rasteira?
    - RIR - até há bem poucos anos, eu era muito conhecida pelas minhas gargalhadas. Adoro rir, embora às vezes já não tenha tanta vontade ...
    - CRASE - Contracção de duas vogais numa só! Nos meus tempos de estudante, não me lembro de me terem ensinado este termo, mas como "aprender até morrer", é mais um que cá fica.
    E pronto. Parece que respondi ao questionário todo. A questão é:
    Passei no teste ou chumbei? O senhor o dirá.
    Um abraço.
    Lourdes.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Lourdes

      Acertou em duas, mas não posso dizer quais...Como já expliquei à D. Manuela...e os outros, coitados, ficavam logo sem poder exercitar-se...E a senhora também, vai ter de se esforçar a dobrar, pode ser que corrija as que estão certas...Desta não me tinha lembrado eu, isto também já está a fazer bem ao meu cérebro...Bem preciso e tamém mereço..

      José Auzendo

      Eliminar
  5. Queria que o meu cérebro desse, neste momento, uma reviravolta de 360º para ter capacidade de analisar e comentar este artigo, mas ele hoje está tão lento terei que exercitá-lo.
    Mas como o deverei fazer? Acabar com tudo o que é rotineiro, adquirir novos hábitos diariamente, aumentar outros conhecimentos, que podem ser através da leitura ou da participação no Clube Sénior Activo e, principalmente, ter capacidade para rir.
    Compreendi os conselhos que nos foram transmitidos pelo professor Auzendo?
    Ler, tudo bem, desde que mais liberta de outras funções para que me destinaram, o vagar tem sido pouco, participação no Clube Sénior OK! Já participo em algumas disciplinas. RIR faço o possível, porque sou um bocado parva, rio por tudo e por nada. Agora, as tarefas rotineiras é que são mais difíceis de modificar, tantos anos a fazer as mesmas coisas, quase mecanicamente, que é preciso um grande poder de concentração, para orientar o cérebro noutro sentido. Mas aceito o desafio e vou tentar modificar aquilo a que chamo de maus hábitos.

    ResponderEliminar
  6. Apetece-me dizer á Manuela que na verdade, vou caçar com um gato!!! e que caçada, javalis,leões sei lá que mais!!!caça grossa!!!depois da "lulu"a seguir é só Feveiro com 28 dias, quando não é bixesto, de 25 subetai-se 5x5
    Já sei não sei nada!!!Sei que estou bem risonha (não é habito)boa!!!! muito boa!!!!
    até logo!!!
    avoluisa

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Avozinha...não volte a responder só com erros, acerte alguma, é que daqui a pouco o profesor Afonso fecha o Blogue, não está para nos aturar, com este escreve que escreve, responde que responde e...só erros.

      Avó Luisa, agora a sério, parabéns, não acertou uma, tem ainda muito que pensar, que exercitar a sua mente, para acertar ao menos uma...Cheia de sorte, não há jararaca que a vença. Continue, mas volte a escrever só quando acertar nalguma, tenha pena do prof. Afonso... E de mim, já agora!...

      José Auzendo

      Eliminar
  7. Boa tarde Professor Auzendo
    Para lhe ser franca não consigo ver quais são as que estão mesmo erradas. Por isso aguardo o final do desafio esperando que no fim nos esclareça a todos quais são realmente as resposta certas. Ou será que vamos ficar todos na dúvida? Não nos faça essa maldade pois os alunos bem comportados não merecem!
    Um abraço e cá fico à espera.
    Lourdes.

    ResponderEliminar
  8. Professor Auzendo
    Não é lúlú? faltava os acentos!!!Os meses são 12 que têm 28 dias!!

    ResponderEliminar
  9. Pois é Professor Auzendo, o senhor adora confundir-nos, mas a "cuca" já anda muito confusa para tantos desafios ...
    Será Lúlú e tiram-se 5 vezes de 25?
    Fico à espera da nota final.
    Um abraço
    Lourdes.

    ResponderEliminar
  10. Boa tarde professor Auzendo,
    Estou farta de exercitar o meu cérebro e nunca mais consigo chegar a uma conclusão, o professor está a ser muito mauzinho. “A arte de bem cavalgar em toda a cela” talvez o professor dê um sentido irónico à frase.
    O pai da Maria tem 5 filhas a lálá a lélé a lili a lóló e a Maria.
    Quanto, à terceira pregunta, os 12 meses do ano tem todos 28 dias.
    Quarta pregunta subtrair 25-5 =20 portanto é só uma vez. A crase é á fusão de duas vogais idênticas a+a.
    30 Dias tem Novembro Abril Junho e Setembro 28 só há um todos mais tem 31.
    Mariana

    ResponderEliminar
  11. Boa tarde Professor Auzendo
    Pois, pois, eu bem digo que bo senhor nos quer pôr a todas(os) maluquinhos!
    A minha colega Mariane tem razão: a 5ª. filha é a Maria. Mesmo à frente dos olhos!!!
    Lourdes.

    ResponderEliminar
  12. Ponto da situação dos enigmas. Provisório... Quando o texto foi escrito, as perguntas eram quatro. Depois, duas intervenientes acrescentaram uma quinta pergunta, e, tudo bem, agora são cinco as perguntas. Todas as respostas dadas a essa pergunta estão erradas, e basta "saber ler" para se ver o erro...

    A soluão final sairá dentro em breve.

    José Auzendo

    ResponderEliminar
  13. Prof.Auzendo, boa noite!
    Afinal a solução parece facil!!
    Esta quase certo...a Mariana foi quem deu melhores soluções...
    Parabens!!!certo?
    Um abraço
    avoluisa

    ResponderEliminar
  14. Soluções dos enigmas do Texto 3.

    Como foi percebido, as respostas correctas às três perguntas de base são: a quinta filha é a Maria; todos os meses do ano têm (pelo menos) 28 dias; a 25 só se podem subtrair 5…uma vez (sejam 5 ou 1, com a primeira subtracção deixa de haver 25).

    “Arte de bem cavalgar em toda a cela”, estava entre aspas por ser o título de um livro escrito pelo rei D. Duarte. De facto, o livro foi mal citado: escrito por volta de 1438, e impresso pela primeira vez em 1843, é conhecido como “Arte de bem cavalgar toda a cela”, sem "em", ou, também, “Livro da Ensinança de bem cavalgar toda a cela”. D. Duarte escreveu, ainda, o Leal Conselheiro.

    E estas eram as perguntas propostas. A propósito das aulas do Clube Sénior, eu perguntava no texto: já ouviu falar no CRASE? E pensou-se que isto era também para responder e…responderam mal, porque leram mal. Eu falei no CRASE e não na crase: uma crase é, sim, entre outras coisas, a contracção de duas vogais; o CRASE é a sigla de Centro de Recursos para Acção Social e Educação da Câmara do Sobral, que “tutela” o Clube Sénior, e “permite” que as aulas sejam gratuitas…

    Foi uma experiência gira. Para além das pessoas que responderam no blogue, outras me responderam por mail e até por telefone… Pode ser que se repita…

    José Auzendo

    ResponderEliminar