VISITANTES

quarta-feira, 25 de abril de 2012

Artes

Atendendo à solicitação do Professor Auzendo, estou aqui para dar o meu testemunho da aula de Artes Decorativas, uma disciplina que também é ministrada no Clube Sénior por uma Voluntária.
A professora Sandra é uma pessoa muito simpática e atenciosa, que nos tenta transmitir os seus conhecimentos na confecção de peças de artesanato que poderão ter várias utilidades além de decorativas. É uma maneira muito saudável de convívio e onde se podem aproveitar materiais recicláveis e restos de tecidos, rendas ou outros adornos que tenhamos em casa, sem ser necessário fazermos grande despesa.
Se por exemplo, tivermos um livro de estimação cuja capa se esteja já a deteriorar, aprendemos a maneira de o forrar e ficar com um aspecto diferente. Aprendemos também a forrar molduras e a fazer pequenos objectos de adorno ou até algumas peças/brinquedos que se podem oferecer a crianças de tenra idade, sem que estas se possam aleijar.
Este anjinho é uma peça decorativa que poderá ser utilizada por exemplo, para enfeitar a árvore de Natal.
Com uma simples garrafa de coca-cola, em plástico, podemos criar uma caixinha decorativa como a que está representada aqui ao lado, onde se podem colocar rebuçados, bombons ou amêndoas, ou até dar-lhe outra utilidade mais pessoal como por exemplo um guarda-joias. Tudo vai da criatividade de cada um.
Esta estatueta é uma peça decorativa e simultaneamente um expositor de fios ou colares e a sua confecção é muito interessante.
Rosas e tulipas feitas em feltro e restos de outros tecidos.
Na vigência desta aula foi-nos  proporcionada em 2011 uma visita ao pavilhão de artesanato da FIL, onde o Sobral de Monte Agraço esteve representado.

Esta é mais uma das disciplinas que nos ajudam a estarmos activas, proporcionando-nos simultaneamente um convívio muito saudável.
Grupo na FIL, com a professora, 1ª. do lado esqº.



Lourdes Henriques


4 comentários:

  1. Bravo D. Lourdes (aqui, desculpe, tem mesmo que ter o "D." se não parece mal...). Bravo pela iniciativa, bravo pelo texto - pela sua clareza e pelas inúmeras e instrutivas informações que contém, bravo pelas fotos...O Blogue, nós que estamos de fora, precisávamos disto, de conhecer isto mais de perto. Já tínhamos visto uma amostra do que fazem na exposição do ano passado, mas assim fica para sempre documentado e com outro sabor.

    Parabéns à equipa que trabalha - eu assisti duas vezes à saída da aula e vi o entusiasmo com que de lá saem; parabéns à professora Sandra, parabéns a quem estas actividades proporciona: o conviver, o fazer, o divulgar, o estarmos aqui...

    E esta divulgação, com fotos e tudo, cada vez com mais fotos, não pode terminar por aqui...O Blogue (o prof. Afonso confirmará, espero) terá sempre espaço para momentos destes. Repetindo-me, os bons exemplos devem seguir-se, devem ser continuados.

    José Auzendo

    ResponderEliminar
  2. Olá D. Lurdes
    Não sabia que a senhora era assim tão habilidosa, que tinha tanto gosto pelas artes. Gostei muito, dos seus trabalhos. Dou muito valor a trabalhos manuais, talvez por fazerem parte da minha profissão. Graças a deus, também gosto muito daquilo que faço.
    A senhora tem muito talento gosta de escrever canta muito bem. Os meus parabéns pelas suas capacidades tão talentosas. Beijinhos desta amiga
    Mariana

    ResponderEliminar
  3. Ao visitar a exposição de Dezembro passado, na Galeria Municipal, fiquei surpreendida com a qualidade, quantidade e variedade dos trabalhos apresentados, pois, embora sabendo da existência desta disciplina, não a pensava tão produtiva e criativa.
    Agora, a D. Lourdes, com um texto simples, elucidativo e lindo de se ver, ilustrado com lindas fotos, deu a perceber que ali “sem fazermos despesa” estão activas e num convívio muito saudável.

    A caminho da internacionalização - logo no 1º ano na FIL – estão de parabéns professora e alunas.
    Inês

    ResponderEliminar
  4. Olá Amiga Milúeijo
    Está muito bem aqui nestas "artes" lindas!
    Parabens,ainda não tinha tido oportunidade de ver...
    É incassavel já vi!!!e é senhora dos sete oficios!!!
    Vou descobrindo novos talentos, que bom!!! o "alemão" não o apanha, graças a Deus!!!
    Um beijo grande
    avoluisa

    ResponderEliminar