VISITANTES

quarta-feira, 25 de abril de 2012

ATITUDE, REFLEXÃO e PARTILHA



Em boa hora o professor Auzendo trouxe para o blogue do SOBRAL SÉNIOR o tema da celebração no ano de 2012 sobre o ENVELHECIMENTO ACTIVO.
A mim fez-me reflectir mais sobre o assunto,ler alguns artigos e pesquisar alguns sites sobre esta problemática.
Verificamos de bom grado que muito já tem mudado. Por todo lado se conjugam esforços, pois, cada vez mais, se vê esta juventude idosa,a ter boas práticas
quer a nível cultural,social e do entretenimento.
Contudo, não podemos esquecer que Portugal é o décimo país da U.E. com maior percentagem de idosos que vivem sozinhos e abaixo do limiar da pobreza.
Portugal é o 7º.Pais mais envelhecido do Mundo
Nas grandes cidades (Lisboa e Porto) o drama é maior e muitos vivem e morrem absolutamente sós.
O facto de sabermos que Pedro Martins de Lima de 89 anos de idade ainda hoje pratica surf, modalidade de que foi pioneiro em Portugal e que a professora de balet, Manuela Varela Cid, com 73 anos de idade,continua a dar 8 horas de aulas por dia, isto são apenas exemplos, que como outros que conhecemos, nos podem estimular mas são casos isolados que não alteram as estatísticas.
É preciso cada um reflectir e estimular, pelo menos aqueles que nos são mais próximos, a saírem da sua toca, não terem medo de já não serem capazes de aprender e sobretudo de conviver e partilhar. Todos nós com um pouco de fermento ainda podemos dar frutos, ser mais felizes e aprender a envelhecer melhor.
Eu não sou exemplo para ninguém, mas ando a aprender inglês e informática. Leio, bordo faço jardinagem, horta biológica, voluntariado e ainda tenho tempo para a minha família e para DEUS minha força e fonte de inspiração.
Deste modo já não me sobra muito tempo para me lastimar e pensar nas coisas menos boas da vida
Um abraço fraterno para todos os SENIORES.
Manuela

3 comentários:

  1. Boa noite Manuela
    É realmento muito agradável verificar que o blogue está a despertar bastante interesse à participação dos séniores.
    A senhora diz que "não é exemplo para ninguém"! Mas com a sua participação em tantas actividades, que melhor exemplo poderíamos ter? Pois eu acho que é um bom e grande exemplo e "tiro-lhe o meu chapéu". Oxalá todos os séniores (e eu falo por mim), tivessem a coragem e capacidade para tanta actividade. Que Deus a ajude a conservar a força e vivacidade e obrigada pelo exemplo que nos quer transmitir.
    Um abraço
    Lourdes Henriques

    ResponderEliminar
  2. Quando escrevo solto as palavras ,tento que não sejam vãs, posso dizer que são sempre pensadas e sentidas, despidas de hipocrisia e de qualquer vaidade, porém, sempre fiéis aos amigos, por isso a razão de estar aqui, com as minhas simples palavras para elogiar uma amiga, a sua força e sua fé são de admirar, mesmo que não comunguemos das mesmas ideias uma coisa é certa, os nossos princípios são os mesmos, o da honestidade, da lealdade e da amizade.
    Sou preguiçosa de nascença e pesquisar seja o que for é um sacrifício para mim, no entanto sei o quanto estou errada, sei também, que um texto com dados estatísticos, é muito mais rico, melhor elaborado e mais elucidativo, acrescento a todos estes predicados o " terno e humilde " para definir este texto.
    O Clube Sénior é uma forma de estarmos activos, para que sintamos "o" envelhecer e não "o" vegetar, até quando nos seja permitido; é o nosso fermento para que nasça a flor e se transforme em fruto, que pode nascer com bicho, mas não deixa de ser fruto, os professores são o nosso suporte, ou melhor eles são as nossas rochas e nós seniores, as torgas, que mesmo com pouco para germinar, ainda irrompemos, lutando para que as nossas vidas tenham mais sentido. Maria Alexandrina

    ResponderEliminar
  3. Apesar de gostarmos de crer o contrário, não há garantia de que vamos envelhecer como gostaríamos, mas temos hoje conhecimentos e ferramentas que nos podem ajudar a reflectir e a aprender mais sobre o assunto, a fazer coisas que aparentemente nos pareciam, com a nossa idade, impossíveis de empreender.

    Andamos tão enredados nas pesadas exigências da vida - muitas vezes tentando atravessar o buraco da agulha - que ficamos relutantes à mudança, desistimos de dar o passo e enfiamo-nos na toca. Nada pior. Não há que ter medo, façamos como a Manuela que, estimulando os Seniores, afirma “não ter tempo para se lastimar e pensar nas coisas menos boas da vida”.

    Das “coisas” da vida já basta o que basta…. digo eu. Bravo Manuela.

    Inês

    ResponderEliminar