VISITANTES

sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

ODE AO SOBRAL DE MONTE AGRAÇO


 
Sou natural de Alcantarilha e cursei o que era possível no Algarve, nos meus tempos de estudante, vindo depois prosseguir os estudos em Lisboa, no Instituto Comercial e em Economia, sem contudo concluir a licenciatura. 
Desde os 17 anos de idade habito na área de Lisboa, a maior parte do tempo em Odivelas. 
Na minha vida profissional fui empregado bancário, tendo-me reformado como gerente de Agência, em fins do ano 2000. 
Para não ficar completamente inativo, decidi constituir, com outro sócio (que já tinha raízes no Sobral),  uma pequena firma ligada à construção de imóveis. E assim surgiu a ideia de construirmos uma moradia na Urbanização das Bandorreiras, Sobral de Monte Agraço. 
Após ter estado a referida moradia à venda durante algum tempo, decidi que seria melhor comprar a parte do meu sócio e passar a ser eu a habitá-la. Assim, mudei a minha morada para o Sobral, em fins de 2008. 
O Sobral é uma vila que desde há muitos anos me fascina.  Desde os meus tempos de vida militar que a conheço, tendo passado por ela muitas vezes em passeio. 
Também, e desde os meus 12 ou 13 anos, comecei a escrever poesia, por influência dos meus pais, sobretudo da minha mãe. 
Hoje tenho 17 livros meus editados e participo em mais de 20 Antologias. 
São poemas em linguagem facilmente entendível, sempre rimados, nas mais diversas formas: quadras, quintilhas, sextilhas, etc, tendo contudo uma certa paixão pelo soneto. E assim me nasceu a ideia de escrever uma Ode em sonetos a estas terras, à semelhança do que já fiz a outras - Silves, Odivelas, Vila de Rei,  (Beira Baixa), Evora, Gouveia...  
Dedico este trabalho, a todos os habitantes ou naturais deste concelho, com a amizade e dedicação que me merecem. 
Agradeço desde já a vossa leitura, que espero que gostem. Basta aceder ao link abaixo. 
ODE AO SOBRAL DE MONTE AGRAÇO:
 
            Clique aqui e oiça

Joaquim Sustelo




           


9 comentários:


  1. Meu amigo Sustelo, permita-me que o trate assim, embora não o conheça, mas temos um amigo comum: “Sobral de Monte Agraço”.
    Quem descreve tão bem a nossa terra, os costumes e tradições, não é com toda a certeza mais um habitante da vila, é um dos nossos…
    A sua Ode ao Sobral de Monte Agraço é “um espalhar o seu olhar pela distância” é envolvê-lo num abraço, como se de “um filho criado no seu seio”, se tratasse.
    Palavras lindas, as que escreveu e a que nós Sobralenses só podemos estar agradecidos. Transmite-nos um tal enlevo,que espero continuar a lê-lo neste blogue ou nos seus livros; e faço votos para que o Sobral de Monte Agraço seja por muitos anos a sua terra, onde este povo hospitaleiro estará sempre de braços aberto para os amigos, que a amem e a louvem.
    Maria Alexandrina


    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Amiga Alexandrina,

      As suas palavras cairam-me bem fundo: sou sim um dos vossos. Não estou aí sempre no Sobral, mas se pudesse estava. Essas terras já me encantam desde as marchas finais do serviço militar que fiz em Mafra por 6 meses, tendo na altura pernoitado em tendas sob os eucaliptos que estão perto da Junta de Freguesia. Depois, o Sobral ficou-me no coração.

      Daí que tenha dado voltas e voltinhas para fazer esta Ode de forma a que vocês gostassem.

      Vamo-nos encontrando por aqui.

      Obrigado por tudo.

      Um beijinho
      Joaquim Sustelo

      Eliminar
  2. Olá Amigo Joaquim
    Não precisamos de apresentações uma vez que já nos conhecemos. O seu trabalho também já o conheço e apreciei noutros HORIZONTES, mas como habitante que sou do Sobral não posso deixar de dizer que a sua Ode é uma homenagem muito merecida a este belo cantinho do Oeste deste nosso (ainda ...) Portugal! Um bom trabalho.
    Quero também dar-lhe as boas vindas pela sua participação neste nosso blog e espero que continue na nossa companhia.
    Um abraço da
    Lourdes.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Amiga Lourdes, sensibilizado pelas suas palavras, deixo-lhe ficar um beijinho

      Joaquim Sustelo

      Eliminar
  3. Quero saudar o aparecimento deste novo habitante "deste cantinho", refiro-me ao Blogue: espero que se sinta bem aqui e por muito tempo.

    Tal como escrevi no primeiro texto "poético" da Lourdes Henriques, também agora digo que foi pena o amigo Sustelo não ter aproveitado esta sua "apresentação" para nos dar a conhecer algum dos poemas que integram os livros que publicou. Parabéns pelos livros, ficamos à espera de outros poemas.

    Quanto à Ode, só quero realçar o cuidado que teve em abordar e explicar a tradição dos cargos e das roscas, já quase desaparecida, mas que recomeça a ver-se aos poucos: ainda há dias tivemos leilões na Chá, por exemplo.

    José Auzendo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado amigo José Auzendo pelo seu acolhimento, com tão boas palavras de apoio.

      Não sabia que podia ter dado a conhecer algum outro poema para já, pois a Ode já não era pequena. Mas se assim é, brevemente vou enviar um feito aí no Sobral e que fala na vila.

      Agradeço também os parabéns pelos livros que editei.

      A Ode deu um pouco mais de trabalho por esse estudo das tradições e também pelos outros, que vão até ao trecho das invasões francesas.

      Um abraço
      Joaquim Sustelo

      Eliminar
  4. Boa tarde Joaquim
    Seja bem-vindo ao nosso Blog. Muito obrigada, pela bela descrição que fez do nosso concelho, das nossas tradições e pela maneira como esclareceu a tradição dos cargos. Eu sou natural desta região, na minha aldeia faziam-se os leilões sempre no segundo domingo de Janeiro mas infelizmente essa tradição acabou.
    Fiquei admirada por saber que vive no Sobral, não o conheço pessoalmente mas já tenho lido poemas seus, a nossa amiga Landa que eu também não conheço pessoalmente disse que conhecia o Sobral através do sr. Joaquim Sustelo.
    Parabéns pelo seu vídeo, gostei muito está muito bem feito. Espero que continue a escrever para este cantinho como lhe chamou o meu querido professor José Auzendo
    Mariana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mariana

      Deliciou-me, claro, o "querido" ... Nem imaginava ...

      Mas não sou eu o pai "deste cantinho": tenho usado a expressão, sempre entre aspas, porque estou a citar alguém que a usou, referindo-se ao Blogue. Está para aí, algures, julgo que sei onde. Tenho a certeza de que ela, a autora é uma mulher, gostou mesmo de que a Mariana a tivesse citado. E eu também. Foi muito querido da sua parte.

      Auzendo

      Eliminar
    2. Boa tarde Mariana.
      Obrigado por ter visto o video com a minha Ode ao Sobral de Monte Agraço e também pelas suas palavras.
      Tenho morada no Sobral desde fins de 2008 mas continuo a maior parte do tempo em Odivelas. Daí ser muito natural que não me conheça. Felicito-a por ser natural de um concelho tão bonito não só em termos paisagísticos como pela sua História.
      A Landa Machado é minha amiga há muitos anos e já a levei aí ao Sobral, sim.
      Continuará a ver-me por aqui neste cantinho.

      Beijinho
      Joaquim Sustelo

      Eliminar