VISITANTES

sábado, 7 de abril de 2012

A PÁSCOA



Flor Monte das Oliveiras - Jerusalém
Estamos na Semana Santa, a semana da Páscoa. Ontem foi sexta-feira santa.
A Páscoa é uma festa Cristã em que se comemora a ressurreição de Cristo que foi morto, pregado na cruz e depois levado para o sepulcro. Três dias após a sua morte, ressuscitou e subiu aos Céus, deixando cá na terra os seus discípulos, os 12 apóstolos destinados a propagar a sua doutrina. O apóstolo Pedro foi o que ficou com a missão de edificar a Sua Igreja, tendo sido ele o primeiro Papa.
O tempo de Páscoa é de meditação, reflexão interior, de pedir perdão, tempo de Esperança na Ressurreição e no perdão dos pecados do mundo.
Tempos houve em que vivia esta quadra de uma maneira muito intensa, com retiro espiritual durante três dias no convento. Era um tempo de bonança, de viver só para Deus e aprender a sua doutrina, seguindo os passos da Vida de Jesus, a Última Ceia, e todas as passagens da Via Sacra até ao Calvário. Mas isso foi na juventude.
A vida por vezes traz-nos mudanças radicais e nós mudamos os hábitos. Mas apesar da proximidade com a Igreja já não ser a mesma, o sentimento e o respeito continuam.
E foi com muita emoção que assisti ontem à noite à passagem da procissão das velas. Uma grande parte das varandas da rua estava iluminada com velas, incluindo a minha. E do meu 7º. andar, no silêncio e na escuridão, a passagem da imagem de Cristo crucifixado acompanhado por umas boas dezenas de fiéis a rezar, cada um com a sua vela acesa, impressionou-me. É impossível que o calvário deste Homem que veio à terra há mais de dois mil anos, deixando-se sacrificar de uma maneira não brutal para nos salvar, tenha sido em vão e não consiga unir os povos nem acabar com as guerras…
Domingo de Páscoa comemora-se a Ressurreição e a Sua subida ao Céu.
Oxalá esta Páscoa traga a Paz e a união que este mundo degradado está a precisar.


Lourdes Henriques.

2 comentários:

  1. "Faço meus os votos da D.Lourdes: que a paz e a união comecem a vislumbrar-se neste mundo degradado em que nos é dado viver. E que se comecem a enxergar, também, sinais de uma maior justiça social, de uma menos ultrajante distribuição da riqueza produzida. Estas são, creio, as mais urgentes alterações de que o mundo precisa. Não sei é se, para o alcançarmos, o melhor será ficarmos à espera do "perdão dos pecados do mundo": estou em crer que, por vezes, o pior mal é termos a convicção de que todos os pecados nos serão sempre perdoados.

    José Auzendo

    ResponderEliminar
  2. Congratulo-me com os votos da D. Lurdes e do Professor Auzendo.
    Eu fazia parte da multidão que na sexta-feira santa percorreu as ruas do Sobral na Via Sacra animada por um grupo de jovens de paróquia e de outras paroquias vizinhas. Ainda bem que a D. Lurdes não ficou indiferente à passagem da imagem de Cristo Cruxificado é esta a intenção dos crentes que praticam.Chamar a atenção de todos que esta morte não foi em vão e que a Resssureição é para todos quer pratiquem ou não pois Deus é para todos e de todos até para aqueles que o repudiam e que dizem que Ele não existe.
    Eu dou graças todos os dias por acreditar pois é esta fé que dá
    suporte e força à minha vida.
    Um abraço da Manuela

    ResponderEliminar