VISITANTES

quinta-feira, 26 de abril de 2012

O 25 de Abril


Sem o anunciar previamente, o Blogue Sobral Sénior decidiu celebrar festivamente o 25 de Abril, acompanhando os portugueses que, um pouco por todo o País, na Assembleia da República e nas ruas, o fizeram também. E tudo isto, apesar dacrise.

Não anunciou previamente as comemorações, mas o nosso Blogue começou bem na véspera com as suas surpresas. Desde logo, com uma aula de ginástica orientada pela D. Mariana Luís, a empurrar-nos e a preparar-nos fisicamente para os folguedos que se aproximavam. Continuou com um poema recitado pela D. Lourdes Henriques, a lembrar-nos a época de que o 25 de Abril nos livrou, a falar-nosde outros valores, de muita pobreza a que não queremos voltar(D. Alexandrina disse), a remeter-nos parauma beleza que ninguém deseja, porque a pobreza não se aceita, fez-se entender muito bem a D. Lisete Corado.

As comemorações propriamente ditas começaram, no próprio dia 25, claro, com uma exposição dos trabalhos manuais feitos pelas alunas da aula de Artes Decorativas do Clube Sénior do Sobral, acompanhada de, e explicada por, uma agradável redacção da autoria da citada menina Lourdes Henriques. Dessa redacção destaco o apelo ao aproveitamento de materiais recicláveis e a oportunidade que estes trabalhos dão deestimularem a criatividade de cada um. Também por todo o país se inauguraram exposições idênticas, jogos florais, corridas comemorativas.

A intervenção de fundo coube, ao fim da tarde, à D. Manuela Leandro, que nos propôs uma reflexão sobre o envelhecimento activo, que se celebra também este ano, incentivando-nos areflectir mais sobre o assunto, a ler artigos e a pesquisar sites sobre esta problemática, desafiando cada um de nós aestimular, pelo menos aqueles que nos são mais próximos, a saírem da sua toca. Que melhor mensagem poderíamos desejar para termo das comemorações? Não poderíamos, de facto, desejar melhor mensagem. Mas houve-a

Choveu um pouco por todo o País neste dia; e no Blogue, que também neste aspecto não quis ficar atrás, choveram, a toda a hora, comentários aos textos publicados, que deram mais vida ao dia e apimentaram as comemorações citei um ou outro, vou agora destacar o comentário daJoana, (Joana quê?, volto a perguntar), ao dizer-nos quena procura de conhecimentos, o primeiro passo é o silêncio, o segundo ouvir, o terceiro relembrar, o quarto praticar, o quinto ensinar aos outros.

Sem termos dado por isso, estivemos, muitos de nós, todo o dia 25 de Abril, a cumprir o quinto passo da Joana. Melhor envelhecimento activo não poderíamos nós praticar. Mas a Joana, e esta é a última mensagem, tem que vir ensinar-nos mais, não pode quedar-se por estas duas linhas que nos escreveu. Tem que lembrar-se, ela e todos os que, tal como na Assembleia da República, não comemoraram connosco, tem de lembrar-se da mensagem de Aldous Huxley, autor deAdmirável Mundo Novo:conhecimento não é aquilo que sabes, mas o que fazes com aquilo que sabes. O ensinar aos outros.

Viva o 25 de Abril, temos que terminar assim, é da praxe.

José Auzendo

8 comentários:

  1. Uma injustiça a reparar...
    O autor desta "notícia", relativa às comemorações do 25 de Abril pelo Blogue Sobral Sénior, cometeu uma injustiça que urge reparar. Não foi um esquecimento, foi antes falta de imaginação, que redundou na incapacidade de, sem ser parecer a despropósito, falar na pessoa que tornou possível a nossa festa, durante todo o dia, de manhã até bem de noite. Citei vários dos intervenientes nas festividades e não encontrei forma de dizer que tudo se deveu, de facto, ao professor Afonso Faria que, regularmente, diria mesmo religiosamente, foi colocando no ar as intervenções referidas. Fossem elas publicadas hoje e/ou amanhã e a festa não o seria, notícia não haveria.

    Claro que a maior parte de nós sabe que assim é. Mas isso não dispensa, antes mais obriga, a que essa falha seja reparada e que aqui prestemos, todos, homenagem ao trabalho silencioso e profissional com que o Afonso vai, não só possibilitando que nós façamos a festa, mas também valorizando os nossos escritos com ilustrações sempre a propósito e não solicitadas. Entendamo-nos: não solicitadas, mas já obrigatórias...

    José Auzendo

    ResponderEliminar
  2. http://www.youtube.com/watch?v=hdvheuHhF2U&feature=related

    Dei comigo a trautear:
    Sei que estás em festa, pá
    Fico contente
    E enquanto estou ausente
    Guarda um cravo pra mim

    Claro que sim, que fico contente, que a festa seja sem cerimónias, de manga arregaçada, com entrega e "gozo".
    Tempero com o que posso os ingredientes saborosos que me chegam.., :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Foi bonita a festa, pá

      Agora, aguardemos pelo Fado Tropical

      "Ai, esta terra ainda vai cumprir seu ideal:
      Ainda vai tornar-se um imenso Portugal”

      http://www.youtube.com/watch?v=VHQFmBrjLCM

      Eliminar
  3. Boa tarde Professor Auzendo
    Gostei muito do seu "Encerramento da Nossa Festa" do Clube Sénior. Na verdade foram 24 horas em cheio, que vieram trazer mais vida ao nosso Blog.
    Coincidência ou não, festejámos o 25 de Abril à nossa maneira inesperada, e aí alio-me a si ao agradecer ao Professor Afonso o seu especial trabalho de bastidores, de certo nada fácil para conciliar tudo isto.
    Mas seria bom que o entusiasmo que se viveu hoje aqui, pudesse (não necessariamente com tanta afluência) continuar a acontecer, pois é muito agradável perceber que os séniores se interessam pelo que os rodeia e tentam disso tirar partido para impedir a entrada do "alemão" cá no Clube.
    Agora só uma nota a título de brincadeira: adorei voltar a ser
    menina, obrigada Professor por conseguir fazer-me regressar ao passado...
    Um abraço
    Lourdes Henriques.

    ResponderEliminar
  4. O nosso blogue associou-se às comemorações do 25 de Abril,não propositadamente, mas assim o Sr. Auzendo, teve o ensejo de analisar cada texto e comentários e fazer deles um texto seu cheio de oportunidade, completou-se com um cravo vermelho, não sei de quem foi a ideia, mas para mim "linda de morrer".
    Embora pareça que tudo se conjuga e que foi um dia de festa, só o texto do Sr. Auzendo nos recordou o 25 de Abril e por isso eu o saúdo.
    Maria Alexandrina

    ResponderEliminar
  5. Professor Auzendo, as minhas saudações.

    Mesmo cá do longe, quis-me associar à vossa\nossa festa!!!
    Parabéns !!!Dá para perceber? faz de conta...
    Mais um abraço
    avoluisa

    ResponderEliminar
  6. Um dia para recordar sempre……..


    Se calhar é já um pouco tarde para falar do 25 de Abril, ao fim e ao cabo estamos a 9 de Maio, mas eu não quero dizer nada sobre esse dia e tanto há ainda para dizer….. tanto que há ainda por fazer. Afinal, o 25 de Abril ainda não se cumpriu.
    Desgraçadamente, não fui hoje à aula de Cultura e Sociedade, mas soube por quem lá esteve, que o meu amigo Manuel Augusto preparou uma aula que toda a gente achou magnifica. Que pena eu tenho de não estar presente!
    Alguém me deu um poema do José Carlos Ary dos Santos, que veio dessa aula e que eu acho lindo de morrer. José Carlos Ary dos Santos……. que saudades! Quem teve a felicidade de estar, algumas vezes, perto dele, quem o ouviu, só tem que sentir saudades. No seu leito de morte ele continuava lutando, mas quando o seu tempo terminou, ele devagar, como quem não quere ir para lado nenhum, foi.
    Meu querido Manuel Augusto, muito obrigada pelas suas palavras sábias que eu não ouvi, mas que me foram trazidas através deste poema. Obrigada pela musica que eu também não escutei. Muito obrigada por ter feito sentir, aos que lá estavam, que o 25 de Abril, que os capitães sonharam, não foi um dia em vão, foi qualquer coisa que vale a pena recordar, hoje, amanhã e sempre. Como alguém disse, falta cumprir Abril.
    Da sua amiga, 9 de Maio de 2012
    Mimi

    ResponderEliminar
  7. Nunca é tarde, Mimi, para se falar do 25 de Abril. Nunca é tarde para, e nunca é demais, repetir que falta cumprir Abril. E logo este comentário (o da Mimi) que nos traz notícias de um poema, de Ary dos Santos e de uma aula que está dando brado. Não assisti, mas já ouvi e li (!...) referências a essa lição.

    Nunca é tarde, Manuel Augusto, para juntar às palavras orais ( em que bem sei que é um às, pela convicção que põe na defesa das causas que discute)as palavras escritas... e trazer-nos, através deste Blogue, um resumo que seja dessa manuelaugustiana lição...Não é só a Mimi que lhe vai agradecer...

    E, claro, traga-nos também o poema.

    Jose Auzendo

    ResponderEliminar