VISITANTES

domingo, 22 de abril de 2012

Ginástica na melhor idade


Hoje vou falar sobre as minhas aulas de ginástica do Clube Sénior Ativo. O Município de Sobral de Monte Agraço, e suponho que as juntas de freguesia, colaboraram para que os utentes mais velhos do concelho pudessem ter aulas de ginástica, aqui na vila, e também nas aldeias. Aqui no Sobral o município cedeu o espaço, foi improvisado um ginásio, contrataram um professor, e assim começaram as aulas. No início, as aulas eram de 15 em 15 dias, havia poucos alunos, homens era só o senhor António. A meio do ano de 2011 as aulas passaram a ser um dia por semana, ou seja todas as quintas – feiras. Então iniciaram- se neste desporto já um numero razoável de pessoas talvez 15, ou 16. Este ano de 2012 já somos perto de 30 e já temos 6 homens a fazer companhia às mulheres. Eu frequento as aulas desde o começo.
Mais ou menos há dois meses deram-nos a possibilidade de fazermos a nossa aula no ginásio das piscinas: foi excelente, é pena não poder ser sempre lá, mas também não podemos ser exigentes: termos aulas gratuitas e ao pé da porta já é muito bom.
  • Todos nós sabemos dos inúmeros benefícios que a atividade física traz para a nossa saúde. Por isso é necessário praticarmos regularmente. Praticar exercício físico traz efeitos psicológicos muito positivos. Falo por experiência própria, as pessoas da nossa idade são propensas a depressões, eu antes de principiar com a ginástica estava doente e melhorei muito, descobri outro prazer de viver. Os exercícios previnem doenças e melhoram a qualidade de vida. A Ginástica que nós fazemos é adaptada às capacidades físicas da nossa faixa etária. As idades dos alunos vão dos 50 e muitos até aos 80. Se algum dos participantes tiver alguma dificuldade física, que o impeça de praticar algum dos exercícios, não há problema, ninguém é forçado a ultrapassar as suas limitações físicas. O professor é porreiro, sempre preocupado com os seus discípulos, principalmente quando começam a dar os primeiros passos na ginástica. As aulas são fantásticas, o ambiente é muito agradável: é pena ser só um dia por semana, mas mesmo assim é bom. Daqui faço o convite a mais alguém que se queira juntar a nós.
A prática de atividade física foi sempre muito importante para todas as faixas etárias mas é especialmente importante para os mais idosos, pois assim fortalecem os músculos e o equilíbrio evitando as quedas, diminuí o risco das doenças cardiovasculares e evita muito outros males que aparecem na velhice. Quanto mais cedo começarmos a praticar desporto melhor, temos de preparar o nosso corpo para os desafios do futuro. A importância de uma atividade física na terceira idade traz muitos benefícios. Retarda o envelhecimento, além de queimar calorias, protege a mobilidade e a autonomia das pessoas mais velhas dando-lhes melhor qualidade de vida temos de aprender a viver com a passagem do tempo. Ser idoso sem nunca chegar a velho seria fantástico.

Mariana Luís

4 comentários:

  1. Perante este texto, deveria bastar dizer “bravo, D. Mariana” para que tudo ficasse dito. Se mais escrevo é só para realçar que este é o primeiro artigo em que um(a) aluno(a) toma a iniciativa de falar sobre uma das Aulas do Clube Senior. Quando o professor não escreve… a aluna substitui-o! E sem essa substituição, provavelmente nunca os leitores do Blogue que não frequentam a Ginástica saberiam como são (e têm sido) as coisas por lá…

    Para ficarmos todos a saber “tudo” sobre o Clube Sénior faltam, creio, História, Espanhol e Artes Decorativas…Já era mais que tempo de alguém escrever sobre elas. Professor ou aluno(a), que os bons exemplos devem seguir-se.

    Mas a D. Mariana não se limita a escrever sobre a aula de ginástica: ela dá-nos uma autêntica lição do que é aquilo que começou a chamar-se de envelhecimento activo. Mais: ela ilustra o que diz com a própria experiência pessoal: “estava doente e melhorei muito”. Só para ”ouvir” isto já vale a pena estar envolvido no Clube Sénior Activo do Sobral.

    José Auzendo

    ResponderEliminar
  2. Boa noite colega Mariana
    É com muita satisfação que vejo o seu testemunho aqui no site. Realmente a ginástica é uma actividade muito aconselhada aos séniores e ainda bem que é uma das "cadeiras" que fazem parte do nosso Clube Sénior.
    Pessoalmente não a pratico porque no meu caso é mais indicado a Hidroginástica, que apesar de tudo, reconheço que tenho tido uma atitude bastante negligente. Mas vou tentar no futuro estar mais atenta, pois na realidade os exercícios físicos ajudam também a ter uma mente mais saudável. Espero que continue a disfrutar dessa sua participação e que se consiga cativar mais colegas do Clube à prática do exercício físico.
    Um abraço da
    Lourdes.

    ResponderEliminar
  3. No seu artigo, a Mariana, faz um apelo à participação de todos os Séniores à prática do exercício físico. Espero que as inscrições aumentem. Eu só não me inscrevo porque um problema num pé, ao qual não quero ser operada, me impede.

    De facto, como diz, só experimentando se conhecem os benefícios.
    Com algumas interrupções temporárias, sempre pratiquei alguma actividade física – até judo, e já era mãe: só desisti porque chegava a casa com tanta fome que devorava tudo o que me aparecia à frente e a balança começou a não ser compreensível com esta “actividade” pós-judo.

    Caminhadas, grandes e pequenas, sempre fiz com muita regularidade, agora mais limitada por via também do tal problema: faço-as só quando os meus cães me levam a passear… aí uma hora de vez enquando, quando o pé me deixa.

    Faço, então, hidroginástica e yoga, que não dispenso e aconselho vivamente.

    Isto tudo para dizer, também, que não devemos tentar acrescentar anos à vida, mas vida aos anos.
    Inês

    ResponderEliminar
  4. Parabéns, pelos textos sempre interessantes e pertinentes!!

    "Na procura de conhecimentos, o primeiro passo é o silêncio, o segundo ouvir, o terceiro relembrar, o quarto praticar e o quinto ensinar aos outros."

    Beijinhos
    Joana

    ResponderEliminar