VISITANTES

quinta-feira, 11 de março de 2010

Passeio por África... (parte VI)

A machamba estava semeada quando o primo Rodrigues regressou. Procurámos fazer encontro de contas e dissemos não querer nada de porcos ou mesmo do que estava semeado. Só queríamos metade dos lucros dos dois anos e o dinheiro que lhe tínhamos adiantado. Que sim, que não tinha o dinheiro ali mas quando fossemos para Nampula, levantaria o dinheiro e pagar-nos-ia.
Estávamos sem dinheiro, o que havia estava semeado!
Quando falamos ao Sr. Moreira das deficiências do contrato ele dizia ao meu marido, oh homem, pague-se por suas mãos, o Rodrigues vai ficar furioso da vossa partida, não vai querer pagar, não têm prova do dinheiro que adiantaram...
Que não, ele não me vai fazer uma coisa dessas, afinal ainda é meu primo...
O Sr. Moreira foi transferido para uma distância de cerca de 1000 Kms. Ao se despedir disse, Deus queira que não precisem de mim, mas se precisarem, fica o contacto.
Esqueci-me de dizer que o Rodrigues e a mulher eram os padrinhos do meu filho mais velho...
Tinham chegado há uns dias, pediram-me para os ajudar na loja até ir embora.
Então prima, vai para a África do Sul? Sim, se conseguir, vou!
Pode ficar descansada que eu vou fazer do meu afilhado um doutor! O quê? Não vais fazer coisa nenhuma, enquanto eu tiver dois braços e o pai outros dois não lhe vai faltar que comer. Depois, se não for doutor, pode ser carpinteiro, o pai é, o avô foi, não desonra a família...
Que lhe fui dizer! O homem ficou pior que estragado, parecia um tigre enjaulado. Meteu na cabeça que como eu estava para ter outro filho, lhe dava o afilhado...
Chegou o dia 10 de Abril. Fomos embora para casa do nosso amigo hidrometrista em Nampula.
No dia 25 de Abril nasceu o meu filho, baptizamo-lo logo a seguir. Este casal amigo onde estávamos alojados, os padrinhos.
Decorria o mês de Maio, e as contas ainda não estavam saldadas...

Alice (Sobral -Espaço Net)

3 comentários:

  1. Alice a sua vida foi bem preenchida mas tenho de lhe dar os parabéns pela forma bonita como escreve.
    Elvira

    ResponderEliminar
  2. Aliçe sei que fostes uma mulher de coragem, sei a vida não te foi facil, mas nunca deixas-te cair os braços.um abraço da amiga Ana Martinho.

    ResponderEliminar
  3. O vosso blog éstá muito interessante.A minha amiga Alice tem muita facilidade em narrar a passagem por África,mas ainda não chegou á África do Sul.Força vá em frente.
    Um abraço para sobralsenior,um beijinho para a amiga Alice. julieta

    ResponderEliminar