VISITANTES

domingo, 7 de março de 2010

Passeio por África... (parte V)

Os primos resolveram ir passar dois anos de férias ao Continente como se dizia Portugal.

Fomos viver para a machamba. O sítio chamava-se Marrace. Ficava mais ou menos a mil quilómetros de Mucubur. Aqui não havia animais selvagens nem caça, só cobras.No dia da partida deles para Lisboa, o meu marido foi ter com eles a Nampula para colocar tudo preto no branco, o contrato da sociedade da machamba.

Com a pressa o meu marido não reparou que no contrato só estava o dinheiro que ainda devia mas não a totalidade de dinheiro que já tínhamos entrado.Quando li o contrato disse, está aqui um lindo trabalho! Escreve ao teu primo e diz-lhe que isto está tudo mal! Nunca quis! Dizia, quando ele voltar nós falamos nisso. O certo é que se houvesse algum problema não tínhamos como provar!

Continuava com o meu passatempo de tiro ao alvo. Os negros viam e diziam, senhora da machamba com capuite (pistola) “não sou brincadeira”! A fama foi longe e estava descansada. Tinham respeito (ou medo) por mim!

Fiquei de bebé outra vez e aí pensei sair dali. A ideia foi tomando forma.

Disse ao meu marido, quando o Rodrigues vier de Portugal, nós vamos embora porque aqui não é sítio para criar filhos. Não há escolas. Não vou mandar o nosso filho a quatrocentos quilómetros de distância. O meu marido a princípio não achou muita graça à ideia mas depois convenceu-se.

Estava decidido, íamos embora, em princípio para Nampula. Estava farta de porcos, arroz, de machamba até à ponta dos cabelos, queria sair dali, fosse para onde fosse.

Passou algum tempo e o Sr. Moreira, um vizinho, ficou doente do fígado e teve que ir à África do Sul fazer uma operação.

Lá conheceu uma senhora que tratava de arranjar “permites” para uma permanência de seis meses. Perguntou ao meu marido se estava interessado em tentar, disse-lhe que sim...O Moreira escreveu à senhora e enviou os elementos de identificação do meu marido. O “permit” chegou, estávamos em Março de 1966...

Alice (Sobral - Espaço Net)

2 comentários:

  1. Parabéns pelo magnífico blog, cheio de relatos ricos e de experiências dignas de aprendizagens por parte de quem as lê.
    Um grande bem haja aos seus intervenientes!
    Continuem o excelente trabalho.Força!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Sr.ª D.ª Alice foi um prazer conhece-la na praia, e amanhã lá nos encontraremos, novamente!!! :-)
    Procurei o link que me deu para ler a sua história de vida. Fascinante, é a palavra que me ocorre depois de ler todos os textos!!!
    Só uma pessoa que vence as tormentas mantém um sorriso e uma elegância como a sua.
    Gostei muito!!!
    Paula.

    ResponderEliminar