VISITANTES

domingo, 30 de junho de 2013

Uma Associação ao Serviço do Povo

No próximo dia 7 de Julho, a Associação dos Bombeiros Voluntários de Sobral de Monte Agraço comemora cem anos! É precisa muita persistência, muito esforço e muita vontade para sobreviver 100 anos. Houve e naturalmente há momentos conturbados e também outros de grande alegria, estes quando se tem a certeza do dever cumprido. Mas o importante é que resistiu…apesar das diversas mudanças por que o nosso País passou ao longo de todos estes anos.
A Associação dos Bombeiros foi, além do serviço de apoio a doentes e a fogos, quem dispôs da primeira biblioteca pública no Sobral: um director, o Senhor Aníbal Neves, pessoa muito culta e um bom Sobralense, doou alguns livros da sua longa colecção aos Bombeiros para tornar a população mais culta, apreciadora da leitura e para que adquirisse novos conhecimentos. Houve com certeza quem lhe seguisse a peugada e assim se construiu uma pequena biblioteca.
Dispunha de uma mesa de “ping-pong” onde os jovens praticavam nas tardes de domingo. Os grandiosos bailes dos Bombeiros,  de Carnaval,  da Pinhata, e o mais importante de todos, no dia 7 de Julho, comemorativo do seu aniversário, eram um divertimento para os sobralenses e forasteiros. Muitos rapazes se deslocavam de Arruda dos Vinhos, Merceana e Torres Vedras para um pé de dança e na busca de um namorico; ali se catrapiscavam as moças da vila e dos arredores, e as mães estavam atentas, sentadas na segunda fila de cadeiras, alerta para qualquer deslize de um par mais atrevido …
A Associação disponibilizou instalações para um consultório médico na década de quarenta  e mais tarde para um dentista, na década de sessenta do século passado, profissões raras no Sobral nessas épocas.  Quando surgiu em Portugal a televisão, a maior parte das pessoas não tinha condições para comprar um aparelho: a Associação comprou um televisor e pô-lo à disposição de toda a população. Foi nos Bombeiros que funcionou o primeiro liceu a título experimental. Foi através dos anos aquilo a que se chama uma Associação ao serviço do Povo.
Dos soldados da Paz recordo-me daquilo que fizeram, durante muitos e muitos anos, com poucos meios. É importante notar que, quando eram chamados para atacar um fogo, os bombeiros largavam os seus trabalhos e corriam para o quartel sem olhar a quem iam socorrer. Ao fim da semana ou do mês a féria era mais curta, era-lhe cortado no ordenado o tempo perdido (alguns patrões não o faziam). O lema “Vida por Vida” ia muito para além do que se fazia no terreno.
Vou contar uma história que se passou no início dos anos cinquenta, que foi tabu muito anos, e depois acabou por se perder no tempo. A imagem de Nossa Senhora de Fátima viria em peregrinação ao Sobral; e quem mandava no Concelho e na Corporação dos Bombeiros logo decidiu, sem consultar quem tinha o direito de saber, que o Corpo Activo devia transportar aos ombros o andor pelo concelho. Bem perto da chegada da imagem ao Sobral foi o “2º. Comandante” ou “Chefe do Corpo Activo”, não sei bem a designação que teria nessa altura, informado da decisão que tinha sido tomada. O referido senhor reuniu com todo o pessoal e transmitiu-lhe as ordens que tinha recebido, não sem antes dizer que eles
eram Bombeiros Voluntários e que não eram obrigados a nada. Como uma grande parte dos bombeiros não eram católicos recusaram-se a cumprir as ordens. O “ 2º. Comandante” foi demitido por não saber disciplinar os seus homens, a que se seguiu uma demissão massiva: mais de metade da Corporação demitiu-se, solidária com o seu superior.
Hoje, passados tantos anos, ainda me lembro dos olhos arrasados de água de muitos dos homens que tiveram que tomar uma atitude tão drástica, eles que tinham uma vida de entrega total à sua Corporação, quase todos com mais de vinte anos de actividade. Todos os que se viram “obrigados” a desistir não deixaram de ter amor à sua Corporação e que prazer teriam em vê-la fazer 100 anos. Também por mim e por eles os meus parabéns à Associação dos Bombeiros Voluntários de Sobral de Monte Agraço.


Maria Alexandrina

4 comentários:

  1. A oportunidade deste texto não precisa de ser salientada, tão evidente se torna. Tal como no ano passado - ver texto de Rosa Santos, de 28.7 - esperemos que este ano alguém nos descreva também um pouco o que foram as comemorações deste aniversário ... muito especial.

    Comemorações estas que vêm já desde 3 de Fevereiro e se vão prolongar até 1 de Dezembro, com a publicação do Livro "100 ANOS". E que têm o seu ponto alto já nos dias 6 e 7 de Julho. Dia 6: Quartel Aberto à População e Missa em Memória dos Bombeiros falecidos. Dia 7: Romagem ao Cemitério; Desfile de Veículos na Vila; Inauguração do Veículo de Combate a Incêndios Urbanos e Sessão Solene.

    Auzendo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sr. Auzendo:
      Fiquei bastante satisfeita de ter dado, com o meu texto,a oportunidade de ser divulgado o programa das comemorações dos 100 anos da Associação dos Bombeiros Voluntários do Sobral de Monte Agraço, que muito prezo, aliás como tudo o que diga respeito à minha Terra.
      Maria Alexandrina

      Eliminar
  2. Mais um trexo a juntar a muitos outros já publicados aqui no blogue, que nos (refiro-me aos "forasteiros" como eu) ajuda a perceber e acompanhar a evolução desta terra. Quem sempre cá viveu e teve curiosidade em acompanhar a sua evolução ao longo dos tempos, saberá de certo muitas passagens, que ficariam para sempre enterradas nos "baús", não fosse a boa vontade e persistência de pessoas que, com todo o empenho se dispõem a investigar e divulgar pequenos episódios, que todos reunidos, ajudam a formar o património cultural desta terra.
    Bem-haja amiga Alexandrina por se dispôr a colaborar, de alma e coração, sem complexos, com o nosso blogue, pois de certo muitas pessoas que a ele têm acesso, não terão conhecimento de algumas passagens que nos tem facultado e ficarão felizes ao saber estas "histórias".
    Parabéns à Associação dos Bombeiros Voluntários do Sobral de Monte Agraço pelo seu 100º. Aniversário.
    Uma vez mais obrigada pela sua disponibilidade. Assim houvesse mais colaboração de outras pessoas que de certo também terão muitas "histórias" para contar, mas que nem sempre conseguem atingir a finalidade e a grandeza deste blogue...
    Parabéns à Associação dos Bombeiros Voluntários do Sobral de Monte Agraço pelo seu 100º. Aniversário. Oxalá os seus conterrâneos lhes saibam dar o merecido e devido valor.
    Para TODOS ELES o meu Maior Respeito e Gratidão.
    Lourdes Henriques

    ResponderEliminar
  3. Aproveito a oportunidade para enviar os meus parabéns e um bem hajam à Associação dos Bombeiros desta vila por toda a doação com que têm servido o nosso concelho e não só.
    Não me vai ser possível associar-me ao evento no dia 7 de Julho porque não estou no Sobral e para o qual fui convidada expressamente.
    Tu Alexandrina és uma caixinha de surpresas. Lembro-me da saída massiva de muitos bombeiros da corporação, mas não sabia o motivo que a ocasionou.
    Nossa Senhora de Fátima não teve a culpa mas o assunto não foi de facto bem gerido numa terra de anti católicos e anti clericais.
    A democracia ainda hoje não é um facto adquirido e naquela época era apenas um sonho dos mais esclarecidos.
    Manuela

    ResponderEliminar