VISITANTES

quinta-feira, 27 de junho de 2013

Escola de Música da Sapataria


Tudo começou … quando dois jovens licenciados em música, Paulo Assunção e Edgar Cantante, membros da Banda da Força Aérea Portuguesa, passaram a viver na Sapataria. Vieram como que “atraídos” pela amizade com o sobralense Luís Martins, também membro daquela Banda, já “biografado” neste Blogue – ver Destaque 2. Começaram a ouvir relatos de vizinhos referindo as velhas tradições musicais da Sapataria, onde já “tinha havido uma Escola de Música com oitenta a noventa alunos”, alguns instrumentos ainda por lá andariam …

E os três decidiram, já em finais de 2012, retomar a tradição. Apresentaram o projeto à Câmara Municipal, tiveram mesmo uma reunião, o projeto foi considerado muito interessante, mas não foi dada mais nenhuma resposta. Como a Escola de Música de que fala a tradição estava ligada ao Clube da Sapataria, e na falta de resposta da Câmara, apresentaram a ideia à Direção do Clube e foram-lhe logo “abertas todas as portas, receberam-nos de braços abertos”. Fazem questão de salientar o especial apoio e entusiasmo, no arranque e mesmo agora, dos diretores Júlio Pereira, Isidoro Trojeira, Dulce Dinis e Luís Marquês.
E assim fizeram uma parceria, em que a Escola de Música funciona nas instalações do Clube, é uma Secção do Clube, com a vantagem de os sócios deste beneficiarem de um preço mais baixo. Começaram por fazer algumas demonstrações nas Escolas do Concelho, no que tiveram todo o apoio da direção do Agrupamento de Escolas Joaquim Inácio da Cruz Sobral. Iniciaram as aulas de música em Março de 2013, com oito alunos, neste momento estão com vinte, distribuídos pelos vários instrumentos, e abrangendo as idades dos quatro aos 35 anos. Têm a esperança de aumentar esse número no início do próximo ano letivo - o ideal seria terem aí uns 60 alunos e de receber alunos de outras faixas etárias. Curioso é que alguns dos alunos atuais são filhos de antigos alunos da Escola anterior…

Ensinam um grande leque de instrumentos, a saber: flauta transversal, saxofone, clarinete, trompete, trombone, acordeão, piano, guitarra acústica e elétrica, baixo elétrico e bateria, além de canto/voz. Cada instrumento é ensinado por um professor especializado em cada instrumento, recrutados estes, entre alguns colegas da Banda da Força Aérea e outros do concelho do Sobral: ao todo são, neste momento, oito professores, cada qual com a sua especialidade. Além das aulas práticas de instrumento, individuais, têm também aulas de “iniciação musical” e aulas de “formação musical”. As aulas práticas de instrumento duram meia hora, uma vez por semana, geralmente às quintas-feiras; as aulas de formação musical, em turma, duram uma hora e ocorrem às terças-feiras, dia em que também são dadas aulas individuais de um ou dois instrumentos. No próximo ano letivo podem ser diferentes a distribuição e o horário.
Está previsto que, no próximo dia 12 de Julho, no próprio Clube, façam a primeira audição com todos os alunos e professores, aberta ao público, é a primeira mostra pública daquilo que os alunos aprenderam e são capazes. O grande objetivo dos responsáveis da Escola é, a prazo, criarem uma pequena Orquestra ligeira, um Conjunto musical, um “Ensemble”, que “contribua para divulgar e dar nome à Escola, ao Clube da Sapataria e ao próprio Concelho do Sobral”… E retomar, no fundo, as tradições sobralenses nesta área da Música, com Bandas, grupos musicais e … escolas de música locais.


José Auzendo




7 comentários:

  1. Dou os meus parabéns a estes três jovens pela sua iniciativa em "recriar" a tradição da terra.
    Todos sabemos que as Câmaras nem sempre podem "chegar" a tudo, mas julgo que por enquanto, ainda não se paga imposto para dar uma resposta definitiva... Bem-haja quem correspondeu ao apelo destes jovens, pois a música é uma forma de cultura que por vezes ajuda a ultrapassar muitos traumas e problemas que surgem na vida das crianças. Já para não falar nos adultos.
    O leque de instrumentos mencionados é bastante vasto e oxalá o número de alunos venha a corresponder à expectativa destes três empreendedores.
    Não era só antigamente (como muitos dizem) que haviam "coisas boas". Hoje há muita gente habilitada a transmitir os seus conhecimentos. Por vezes não há é apoio nem interesse das entidades competentes...
    Desejo a todos, professores e alunos, um caminho de grande sucesso. Força, e não desistam.
    Lourdes Henriques.

    ResponderEliminar
  2. Convivo todos os dias com um caso de luta contra a adversidade e sei como é difícil os jovens conseguirem manter uma vida estável, aprecio quem “navega num mar sem esperança” e que “remando contra a maré”, mas que vai sobrevivendo no seu País .
    Que venham mais quarenta alunos, para que esta escola seja um sucesso, para bem dos professores e especialmente de quem aprende.
    A música é quase tão necessária como o pão para a boca, a nossa vida seria muito mais triste, sem o chilrear dos pássaros esvoaçando sob o seu azul, sem o rumor das folhas das árvores numa cálida noite de verão, a baloiçarem movidas pela força de um vento ameno, ou sem o borbulhar de água a cair em cascata, e sem o murmurar magoado das ondas de um mar revolto é lindo e música para os nossos ouvidos, quem pode viver sem música?
    Um músico têm que ser sensível a tudo o que o rodeia, então continuem ensinando as nossas crianças e que elas através da música sejam jovens preparados para a vida, mais atentos e preocupados com os outros.
    Obrigada ao Sr. Auzendo por trazer ao nosso conhecimento esta gente jovem, disposta a trabalhar, que arregaçou as mangas e partiu para a luta e parabéns ao Clube da Sapataria por lhes ter dado o apoio necessário.
    Maria Alexandrina

    ResponderEliminar
  3. Felizmente que ainda há gente inteligente no meu Concelho… E como diz o ditado, quando uns não querem, outros estão desertos. A vila do Sobral, que já teve uma banda e um teatro que funcionava não só para espectáculos, mas era lá que se ensaiavam as nossas peças o tempo todo que fosse preciso … agora nada tem que se veja. Força Sapataria, é bom ver que ainda há pessoas com força de vontade.

    Lisete

    ResponderEliminar
  4. Quero agradecer ao Amigo Auzendo por se ter deslocado à Sapataria,uma vez que tambem ela faz parte do nosso Concelho, para obter as informações necessárias, e fazer este excelente Apontamento, dando assim a conhecer um assunto tão importante relacionado com a cultura do nosso Povo, a música! Sabia da existência da escola, no entanto desconhecia o numero de alunos já existentes. Oxalá consigam atingir o número desejado, e alcançar todos os seus objectivos. Fiquei deveras emocionada ao ver o "meu querido Rafael", um menino de apenas seis aninhos, agarrado ao acordeão como gente grande. Parabêns, um dia hás-de ser um acordeonista como o teu avô. Força. Beijinhos.
    Parabêns a todos os Professores, alunos, a todas as pessoas que com eles colaboram e tambem ao autor deste belo trabalho.
    Para bem da Sapataria, e dos seus habitantes, Força! Não desistam! "Dos fracos não reza a História"
    Rosa Santos.

    ResponderEliminar
  5. Registo as palavras de apreço e, especialmente para a Rosa, digo-lhe que isto de “apontamentos” é como as omeletes: sem ovos não se fazem, e com ovos do campo ficam muito melhores do que com ovos de aviário… É isso mesmo: o meu texto é, acima de tudo, obra dos autores do trabalho que ele relata.

    E sim, por sinal fui à Sapataria para falar com os responsáveis da Escola de Música. Mas acho um pouco estranho que eu esteja sempre a ouvir e a ler que a Sapataria também faz parte Concelho do Sobral, como se fosse necessário recordar isso, e não me lembro de alguma vez ter lido ou ouvido dizer que os Sabugos … também são Sobral. E são-no. E que “longe” estão do Sobral…

    Mas por agora estamos todos de acordo; força Sapataria, força Escola de Música, força Clube da Sapataria. Força jovens e todos os que frequentam e virão a frequentar a Escola de Música.

    Auzendo

    ResponderEliminar
  6. Amigo Auzendo,
    Sim de facto fiz referência a "tambem ela faz parte do nosso Concelho mas, muito sinceramente não com o intúito de criticar alguém por não o ter feito antes, ou achar que está esquecida, e a prova disso é saber que já algum tempo que o Amigo Auzendo tencionava escrever sobre assuntos relacionados com a Sapataria. Tambem sei que por sua vontade mais Apontamentos sobre ela teriam sido publicados. Quando escrevi "por se ter deslocado à Sapataria" era nem mais nem menos um elogio, um agradecimento,
    uma vez que o admiro pela sua boa vontade, disponibilidade e persistência em trazer a este blogue, assuntos de grande interesse para os leitores do mesmo, e de uma maneira geral de todas as zonas do nosso Concelho. Se o que escrevi, não o deveria ter escrito! peço desculpa mas, foi sem segunda intensão.
    Um abraço
    Rosa santos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nada disso, Rosa, claro que devia ter escrito o que escreveu, claro que deve sempre escrever aquilo que lhe apetecer...e como lhe apetecer. Eu é que me apeteceu - cá está, também escrevo o que me apetece e só quando me apetece - apeteceu-me, dizia, aproveitar a sua frase sobre a Sapataria ... para falar dos Sabugos ... que bem esquecidos me parecem...

      Ou como diz o ditado, cada um puxa a brasa à sua sardinha...Assim é que deve ser, não acha?

      Auzendo

      Eliminar