VISITANTES

quinta-feira, 24 de maio de 2012

O Sono

Celebra-se em 2012 o Ano Europeu do Envelhecimento Activo e da Solidariedade entre Gerações. Por isso, mas não só por isso, vou publicar neste espaço, regularmente, espero que semanalmente, um artigo sobre a problemática do envelhecimento. Não serão, no essencial, textos da minha autoria, mas antes transcrições, resumos e adaptações de artigos de outras publicações, que serão claramente identificadas. Seguirei também o “Manual de Envelhecimento Activo”, da Lidel- Edições Técnicas, Ldª. (que referirei como MEA-Lidel). Não mencionarei, em princípio, nem os nomes dos autores dos artigos, nem a bibliografia citada ou utilizada. Sempre que tenha encontrado as minhas “fontes” na net, escrevê-lo-ei com as palavras “ver net”. Convido o leitor a seguir-me nesta busca e divulgação de temas ligados ao envelhecimento: o Blogue é nosso, logo seu. Escreva para sobral.senior@gmail.com, ou faça um “comentário” no próprio Blogue.
José Auzendo

Texto 6
O sono

Conhece a experiência do ovo saltitão? Se não conhece, também não é aqui que vai ficar a conhecê-la. Mas olhe que é bem interessante. Sim…que isto de pôr um ovo cru, acabado de sair do…dito da galinha, a saltar como se fosse uma bola de râguebi (leia réiguebi), até parece mentira do 1º de Abril…Mas não é. Se não me esquecer eu digo adiante.

Lembrei-me do ovo saltitão porque estou a transformar estes textos numa espécie de salta-pocinhas…Conhece o significado desta expressão? Olhe que não é o que parece. Mas, de salto em salto, vamos hoje aterrar nos domínios do sono, seguindo o livrinho O sono, também da Lidel, de Ângelo Soares – ver http://www.ginasio-de-memoria.com/. Ainda havemos de chegar, se lá chegarmos, aos sonhos, aos pesadelos e aos sonhos cor-de-rosa …E por que não aos sonhos cor de alfazema? Responda quem souber…

A falta de sono e a persistência de noites sucessivas sem um sono reparador conduzem a situações clínicas potencialmente graves. Poucas horas na cama, ou horas e horas na cama mas às voltas sem um sono profundo e tranquilo, fazem com que se acorde mais cansado do que quando nos deitámos. Se uma noite sem um bom sono não tem significado, já a continuação daquelas situações é desagradável, reflecte-se na vida diária, e acaba por provocar problemas de saúde.

Estudos recentes confirmam que é mais fácil recordar e evocar um tema ou assunto, aprendido na véspera, depois de uma noite bem dormida, do que em privação de sono. Significa isto que os diferentes passos necessários a uma boa memória exigem um sono reparador. Só assim poderemos mostrar, em pleno, todas as nossas qualidades. Além do mais, uma noite bem dormida tem efeitos benéficos para o coração e para todo o sistema vascular, proporcionando-lhes o repouso de que precisam.

Com a idade, as pessoas começam a ter um sono superficial, diurno e nocturno, do tipo sonolência, havendo uma acentuada redução das fases de sono profundo, do que resulta a fadiga física e mental progressiva, de que frequentemente nos queixamos. Para se usufruir de um sono profundo e reparador, é fundamental ter um tipo de alimentação cuidada, leve e saudável: uma refeição ligeira, confeccionada com alimentos de fácil digestão e quase sem condimentos, seguida de um pequeno passeio, é o ideal para um bom sono; o deitar deve ocorrer, no mínimo, só duas horas depois da refeição. Lá diz o ditado: “pequeno- almoço de rei, almoço de príncipe, jantar de mendigo”…

Aliás, o regime alimentar correcto deve incluir pequenas refeições, aproximadamente de três em três horas, respeitando o intervalo nocturno de sete a oito horas, sempre com pouco álcool e não abusando do café. À medida que a idade avança, a absorção dos alimentos torna-se progressivamente mais lenta, impondo-se por isso que se dê mais tempo à digestão, convindo não ir para a cama com a digestão ainda a meio. Por outro lado, o nosso estado de espírito e a boa disposição têm efeitos benéficos na absorção dos alimentos. E os líquidos, muitos mas não alcoólicos, também ajudam.
 
No livrinho que segui para elaborar este texto, livrinho a que, saltitando, voltaremos, enumeram-se 22 conselhos úteis para melhorar a qualidade do sono. São duas páginas inteiras, que aos saltinhos vos penso trazer. Para já…Dormir sete a oito horas, de preferência entre as 23 e as 8…( Bem prega Frei Tomás…); criar rituais para a hora de adormecer, como um duche morno, música, leitura; não ficar “a olhar para as horas” se acordar durante a noite; a prática de exercício físico regular facilita o adormecimento e propicia um sono mais descansado; um colchão confortável e boas almofadas ajudam… Ah! Quase me esquecia…”Ovo saltitão”? Google com ele…Também lá encontra o “ovo nu”: cru, sem casca, transparente. Divirta-se. E durma bem.

10 comentários:

  1. " A Melhor cura para a insónia é obter uma grande quantidade de sono."
    " Vida repensada noite de insónia manhã cansada"

    ResponderEliminar
  2. O sono é repouso, é um estado de inércia e inactividade que ajuda a que o ser humano se relaxe e acorde pronto para enfrentar um novo dia.
    É difícil, para um idoso, adormecer logo chega à cama. E porque, com o avanço da idade, há um encurtamento das horas de sono nocturno,
    há quem recorra a comprimidos para dormir... É contra isso que devemos lutar, temos que nos esforçar para que sejamos transportados para os braços de Morfeu naturalmente, e evitar que os fármacos tomem conta de nós.

    As voltas na cama, e as voltas que o cérebro dá transportando-nos para tantas memórias, num desfiar de recordações, a maior parte das vezes pouco felizes, são situações que temos de evitar, seguindo o que o texto nos aconselha.
    Para que "durma com os anjos" experimente a deitar-se só quando tiver sono e, assim, talvez beneficie dos "sono dos justos".
    Maria Alexandrina

    ResponderEliminar
  3. Boa noite Professor Auzendo
    Desta vez o senhor quer mesmo pôr-nos à nora com esta do ovo saltitão. É um ovo cru (cuja casca é carbonato de cálcio) que em contacto com o vinagre (ácido acético) faz reacção e torna a casca mole e que permite obervar para o seu interior. Isto é demais ...
    O salta-pocinhas é um indivíduo que anda de um lado para o outro sem grandes pressas.
    Já agora, os sonhos de cor alfazema, são os sonhos calmos, tranquilos ...
    Veja lá se não nos põe maluquinhos de vez! Até já me esquecia falar do essencial: O Sono.
    Pois é, o sono é na realidade muito importante para manter o nosso equilíbrio. E os conselhos que deixou são na realidade muito importantes, se seguidos à recta. O pior é que as pessoas por vezes não seguem as regras certas, e daí um certo tipo de problemas de saúde que resultam exactamente pelo incumprimento de todas as normas.
    Obrigada por mais este trabalho que sempre vai deixando qualquer coisa a seguir, na nossa mente.
    Um abraço
    Lourdes.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Errou em tudo, desta vez, D. Lourdes e ainda bem, se não não tinha que escrever... Errou ao descrever a (e só uma, há mais outra) experiência do ovo...Não é descrevê-la que vale, é fazê-la; "la" não, las...Fico à espera que nos diga quantos saltos deu um dos ovos e que aspecto tinha o outro... (Entre parêntesis, a D. Lourdes e não só).

      E o "salta-pocinhas" não é tal, é mais complicado, menos lisonjeiro; se fosse o que diz era fácil, eu não tinha perguntado...Ou não será?

      Também não deixei conselhos, conselheiro Acácio houve um e chega, paz à sua alma. Só quis descrever coisas que toda a gente já conhecia, foi só para lembrar, que a memória, nestas idades, começa a pregar partidas...

      Acha que os sonhos cor de alfazema são o que diz? Não conhecia, eu, e eu que sonho tanto, que sei tanto de sonhos, a senhora só pode ter errado... Também errou ao agradecer, não havia - é assim que se diz? - necessidade. Nem de quê: só escrevo porque me dá prazer "chatear" quem tem o azar de me ler...

      Já agora, D. Lourdes, pergunte por mim à D. Alexandrina, se faz favor, se ela sabia que a expressão "o sono dos justos" parece ter surgido a propósito de Luis XVI, de França, o tal que foi guilhotinado no final do sec. XVIII, "juntamente" com a mulher, a tal Maria Antonieta dos "brioches"...Não é lá muito boa companhia para um bom sonho...

      José Auzendo

      Eliminar
  4. Boa noite Prof.Auzendo

    E bons sonhos!!!
    Pôs todos os "leitores" a dormir!
    Com esses conselhos e ensinamentos, só pode....
    Certo? Agora o salta pocinhas foi o "cognome"com que batizou o Mario Soares os membros do governo...
    O ovo cru...se fosse estrelado era boa ideia...
    O sono...só depois da 1h da noite...a acordar, ás 11...não é mau!!!é a unica coisa boa da minha vida!!!é só as horas trocadas..
    "O sono dos justos" É A MORTE!!
    que acha??

    ResponderEliminar
  5. Olá Professor Auzendo
    Eu já não ando lá grande coisa da "caximónia" e o senhor parece que me quer pôr tontinha de todo. Juro que isto é demais!!!
    Ainda vai conseguir pôr os Séniores todos a falarem sozinhos!!!
    Desta vez não vou seguir com o "desafio" pois estou com os meus neurónios muito cansados ...
    Continue bem disposto e a pregar-nos mais partidas ... abençoada memória a sua!
    Um abraço
    Lourdes.

    ResponderEliminar
  6. Olá professor
    Já não tenho peneiras de achar solução para os seus enigmas.
    Nunca fiz a experiencia mas parece que um ovo metido em vinagre fica descalcificado, mole e que salta sem se partir.Não vou experimentar mas talvez seja uma boa experiencia para fazer nalguma daquelas noites de insónia que eu tenho muitas vezes e não é por me deitar com o estômago cheio.
    Sonhar é que eu sei que é bom, pelo menos quando não são pesadelos. Podem ser cor de rosa, amarelos ás riscas de todas as
    cores... Dormir é necessário sonhar é melhor e é sinal que estamos
    vivos e de boa saúde.Até á próxima. Vou ver se dormo e se sonho.
    Manuela

    ResponderEliminar
  7. Parece que agora é o sono que comanda a vida.
    Temo que, com tantas regras para tentar dormir bem, só me reste tempo para sonhar acordada... o que até nem me desagrada. Fico a aguardar instruções :-))
    Quanto aos ovos, entre o saltitão e o ovo nú, prefiro o estrelado.
    Inês

    ResponderEliminar
  8. Professor como esse tema me e caro...ha uns bons quinze anos que o sono me prega a suas partidas.Nem o saltitão me vale , só um LORENIN,já não passo sem ele.
    Quanto aos sonhos, espero, ao menos esses me sejam fiés...não me abandonem.É muito bom sonhar.
    São horas de dormir,de sonhar.
    boa noite e bons sonhos para si professor Auzendo
    suzete

    ResponderEliminar
  9. Se é verdade que o comentário da Suzete foi escrito às 23,20... eu, Auzendo (pofessor é "perigoso" escrever que o seja), já não poderia lê-lo no dia porque, a essa hora, já estou dormindo. Mentira,não estou dormindo, estou tomando o meu Lorenin, que é cerca de 30 a 60 minutos de leitura, já estirado "debaixo de lençóis", antes de fechar a luz, os olhos e...a consciência.

    Azar é que nem sempre os sonhos são bons; por isso agradeço com especial ênfase os votos de bons sonhos da Suzete, da Avó Luisa e de outras...

    E já que estou com a mão na massa, protesto contra a publicação neste Blogue do comentário da senhora Inês, devia ter sido censurado e atirado ao lixo: é deseducativo, etc. Não lhe liguem, toda a gente sabe que o ovo estrelado é mau para o colesterol...

    José Auzendo

    ResponderEliminar