VISITANTES

terça-feira, 29 de maio de 2012

MONTE AGRAÇO FUTEBOL CLUBE


O Monte Agraço foi fundado em 1916 e reorganizado em 1921. Tem a sua sede na vila de Sobral, onde também se situa o campo de jogos, para a actividade de futebol, e o seu pavilhão gimnodesportivo, concebido para nele se praticarem todas as actividades desportivas possíveis em recinto coberto.

Teve o seu primeiro campo de futebol no denominado Campo da Feira, local onde hoje está instalado o edifício que alberga as Juntas de Freguesia de Sobral e S. Quintino.
Ao longo da sua história, a actividade desportiva predominante tem sido o futebol, mas, nalgumas ocasiões, praticou ciclismo, tendo atingido a sua maior notoriedade, nos anos 40 do século passado, com um seu ciclista, o sobralense Diamantino Marques, que venceu a volta ao Ribatejo, na qual enfrentou, e bateu, os campeoníssimos da época José Maria Nicolau, representado o Benfica e Alfredo Trindade, do Sporting.
Dispôs de equipas de atletismo e, nos anos 70 do século passado, tentou praticar Rugby, mas tal não teve continuidade.
Após a inauguração do pavilhão em 1991, passou a ter as classes de ginástica de manutenção e ginástica desportiva, e dispôs de uma secção de ginástica artística feminina, composta por meninas dos 13 aos 18 anos, que realizou saraus de Viana do Castelo a Elvas, Alcochete, Anadia, ou Estremoz.


Desenvolveu a prática de Taekondoo, tendo até recebido no seu pavilhão as grandes equipas ibéricas da época: aqui se disputaram os respectivos campeonatos, em 2 anos consecutivos. Praticou também Voleibol, tendo competido durante alguns anos sob a jurisdição do INATEL. Durante muitos anos colaborou com a Comissão de Festas, na organização de eventos desportivos a realizar durante as anuais festas de Setembro, sobressaindo a organização do circuito ciclista do Sobral, muito do agrado do povo Sobralense, bem com torneios de Tiro aos Pratos, Ralis, Gincanas de automóveis, gincanas de motos e de bicicletas.


Mas foi sempre o futebol a sua principal prática desportiva. O Monte Agraço pratica futebol oficial, organizado pela Associação de Futebol de Lisboa, desde o ano de 1964.Presentemente, oferece aos seus associados e simpatizantes, e aos Sobralenses em geral, futebol para todas as idades. Estão a competir oficialmente nos torneios inter-camarários dos concelhos de T.Vedras, Lourinhã, Alenquer, Cadaval, Mafra e Sobral do Monte Agraço as seguintes categorias: Petizes, para praticantes dos 5 aos 7 anos; Traquinas, para praticantes dos 8 e 9 anos; Escolinhas e Escolas, dos 10 e 11 anos; Infantis de 7, para praticantes de 11 e 12 anos.

O futebol de 11 pratica-se nas seguintes categorias: Infantis, para praticantes de 11 e 12 anos, no campeonato Distrital do distrito de Lisboa; Iniciados, para praticantes de 13 e 14 anos, competindo no Campeonato Distrital do distrito de Lisboa; Juvenis, para praticantes de 15 e 16 anos, competindo no Campeonato Distrital do distrito de Lisboa; Juniores, para praticantes de 17 e 18 anos, competindo no Campeonato Distrital do distrito de Lisboa. Seniores, para maiores de 18 anos, competindo no Campeonato Distrital do distrito de Lisboa. Veteranos, para todos os praticantes seniores, com idades acima dos 35 anos, competindo com equipas congéneres, quer em idades quer em vontades de participação, mas sem qualquer tutela organizativa superior.
 
Temos ainda futebol feminino, na categoria de futsal, ou seja futebol de 5, praticado em pavilhão, e disputado por raparigas de todas as idades, maiores de 17 anos, estando a equipa a competir no Campeonato Distrital da Associação de Futebol de Lisboa.

Pela discrição, verifica-se que todas as pessoas que se sintam com condições para praticar futebol, o podem fazer sob a bandeira do Monte Agraço.

Pelos seus quadros dirigentes passaram alguns dos principais vultos do orgulho sobralense, como Armindo Dinis, António Lopes, Joaquim Biencard Cruz, a cujo entusiasmo muito se deve o actual campo de futebol, Carlos Ribeiro, ou José Santos, ainda hoje reconhecido como o mais carismático e importante dirigente/carola de que oSobraldispôs.

Cada vez é mais difícil encontrar gente disposta a dirigir o Monte Agraço, assim como outras organizações da nossa Terra. É mais fácil sentarmo-nos no sofá e usufruir do comodismo que as novas tecnologias nos concedem. que alertar todos os que podem contribuir para uma melhor convivência humana. Se nada fizermos… um dia levantamo-nos do sofá, olharemos à nossa volta e encontraremos apenas deserto.

João Ferreira da Silva Coelho

4 comentários:

  1. Bem-haja João pela sua intervenção neste blogue, continuando assim a divulgação dos eventuais "segredos" desta terra. Mais um depoimento precioso no sentido de estimular e apelar à prática desportiva, tanto dos mais jovens como dos mais idosos.
    Gostei de saber a origem e evolução do Clube Monte Agraço. É preciso que mais participações se façam, pois esta terra merece-o.
    Lourdes.

    ResponderEliminar
  2. Através deste post, sentimos a evolução que o Monte Agraço Futebol Clube teve ao longo dos anos, graças ao empenho dos seus dirigentes e à boa vontade da autarquia, um trabalho de pesquisa muito bem elaborado pelo João, que me trouxe à lembrança outros desportos, como a gincana de automóveis e o ciclismo, que tantos forasteiros traziam à nossa festa de Setembro.

    Devem os Sobralenses estar atentos e não deixar que o "deserto" se apodere do nosso concelho, e pensem no que será do Clube se ninguém se preocupar. Com certeza que quem dirige tem que abdicar de alguns prazeres, mas urge que se façam alguns sacrifícios, honrando os "carolas" doutros tempos. Foram tempos também muito difíceis e, por isso, o que hoje se exige é que mantenhamos o Clube em actividade para bem dos nossos jovens. Para o bem de todos.
    Torne-se activo pelo Desporto e pela sua Terra, apetece gritar...
    Maria Alexandrina

    ResponderEliminar
  3. Tenho saudades do tempo em que jogava futebol - brincando com uma bola vivi momentos muito felizes da minha juventude. Acima de tudo, tenho saudades dos tempos em que podia jogar futebol...é a vida.Mas não é por isto que tenho menos pena de que o futebol no Sobral esteja tão "fora de jogo".

    Se ao "deserto" ainda não chegamos, começa a instalar-se a ideia, o receio, de que uns quantos andam por aí imitando outro "João", o Baptista, pregando no deserto...Como inverter isto não sei, sei que só há um caminho: continuar batalhando. O tempo se encarregará de mostrar os resultados.

    José Auzendo

    ResponderEliminar
  4. Bem-vindo, caro João Coelho; graças a alguns “carolas”, a pouco e pouco lá se vão desvendando e registando as actividades mais relevantes cá da Terra, mostrando-nos que ainda há gente que não se esqueceu de viver.

    Numa sociedade em que o “pronto a vestir” tomou conta das mentalidades, o deserto será em breve uma realidade se nada fizermos, com bem diz, e então todos recordaremos o tal poema: primeiro levaram os… mas não era nada comigo, depois levaram os… também não era nada comigo…

    As novas tecnologias não podem servir de desculpa para que o comodismo se instale; devem, isso sim, ser um meio de divulgação ao alcance de todos e este blogue é disso um exemplo. Aqui se têm contado histórias de vida e histórias da história cá da terra, para que perdurem na memória colectiva: se deixarmos que o deserto se instale… fica o registo para mais tarde recordar.
    Inês

    ResponderEliminar