VISITANTES

segunda-feira, 14 de maio de 2012

A Obesidade

Celebra-se em 2012 o Ano Europeu do Envelhecimento Activo e da Solidariedade entre Gerações. Por isso, mas não por isso, vou publicar neste espaço, regularmente, espero que semanalmente, um artigo sobre a problemática do envelhecimento. Não serão, no essencial, textos da minha autoria, mas antes transcrições, resumos e adaptações de artigos de outras publicações, que serão claramente identificadas. Seguirei também oManual de Envelhecimento Activo, da Lidel- Edições Técnicas, Ldª. (que referirei como MEA-Lidel). Não mencionarei, em princípio, nem os nomes dos autores dos artigos, nem a bibliografia citada ou utilizada. Sempre que tenha encontrado as minhasfontesna net, escrevê-lo-ei com as palavrasver net. Convido o leitor a seguir-me nesta busca e divulgação de temas ligados ao envelhecimento: o Blogue é nosso, logo seu. Escreva para sobral.senior@gmail.com, ou faça umcomentáriono próprio Blogue.
José Auzendo

Texto 5
A obesidade



No texto anterior falámos na obesidade, retratando-a como uma doença que constitui um importante factor de risco para o aparecimento, desenvolvimento e agravamento de outras doenças. E dissemos também que se pode prevenir…através de uma dieta alimentar equilibrada, de actividade física regular e de um modo de vida saudável…Vamos hoje, seguindo o Portal da Saúde, em www.dgs.pt, caracterizar a noção de obesidade e as doenças a que mais directamente está associada.

Sabe se é obeso/a? Para uma pessoa saber se é obesa tem de conhecer o seu IMC – Índice de Massa Corporal, definido pela Organização Mundial de Saúde, e que se calcula da seguinte forma: pese-se e meça-se; imagine, para simplificar, que pesa 74Kg e mede 1,68m; multiplique 1,68x1,68 o que dá 2,8224. Divida, então, 74 por 2,8224 e obtém 26,22. Este valor, 26,22, seria o seu IMC. Agora compare-o na tabela seguinte: se o seu IMC for inferior a 18…está magro/a, tem que se alimentar melhor; se se situar entre 18 e 24,9 está óptimo/a, ou seja, saudável; entre 25 e 29,9 está o que se chama pré-obeso/a, tem que começar a ter cuidado; acima de 30…nada a fazer, mentira, tudo a fazer, está mesmo obeso/a, é considerado/a doente…

Vou transcrever duas frases da minha Enciclopédia Verbo/Público. – Obeso, adj. – “Muito gordo, rotundo, pançudo. As estatísticas mostram que a duração de vida dos obesos é inferior à dos não obesos”…Uma desgraça, esta enciclopédia. E, atenção, as frases estão no masculino mas são extensivas ao feminino… Permita-se-me, entretanto, um testemunho pessoal: os números acima correspondem aos meus peso e altura no dia em que escrevi; estou pre-obeso. Para estar “saudável”, deveria pesar menos de 70 kg; a OMS e a DGS que me desculpem mas, se pesar menos de 71 kg, passo a não me sentir bem fisicamente, começo a não gostar de me ver. Ou seja, devemos relativizar tudo, tudo menos a autoestima. Faça sua esta máxima: se eu não gostar de mim…quem há- de gostar?

Considera-se que a “massa corporal” se compõe de massa gorda e de massa muscular, devendo ter-se em atenção que, na idade adulta, mais ainda na idade sénior, a quantidade de massa gorda também conta para a existência de obesidade: é-se obeso se a massa gorda for superior a 25% nos homens e a 32% nas mulheres. Há aparelhos nos ginásios, nas farmácias que, num minuto, determinam estes valores. Para a obesidade podem contribuir factores genéticos, isto é, de origem familiar, mas contribuem também, seguramente, outros que já conhecemos: a alimentação, o álcool, a vida sedentária, a ausência de exercício físico.

Entre as principais consequências da obesidade na saúde devem destacar-se a hipertensão arterial, a arteriosclerose, a insuficiência cardíaca, as dificuldades respiratórias, a incontinência urinária de esforço, o carcinoma (cancro) da mama e da próstata, osteoartroses, hérnias e propensão para quedas. É também causadora de isolamento social, de depressões e de perda de autoestima (ver Google – obesidade).

A diminuição do tecido muscular é uma das características do envelhecimento. Combate-se com exercício físico regular e adequado, e traduz-se na maior facilidade em ganhar peso, em ganhos de energia e na redução da fadiga corporal.


?? ?


Para combater a obesidade, há que fazer exercício físico, certo? Exercite-se então: numa prova de atletismo, o Pedro ultrapassou o João que ia em 2º lugar. Em que lugar ficou o Pedro? O Benfica e o Sporting fizeram 5 (cinco) jogos de futebol; cada um ganhou 3 (três) jogos. Onde está o erro? Quantos animais de cada espécie conduziu Moisés à sua Arca? Em que circunstâncias não pode um homem casar com a irmã de uma viúva? E no parágrafo anterior, atrás (“a diminuição do tecido muscular…”): quantos erros descobriu? Nenhum? Ai essa atenção na leitura, como ela anda…Assim é fácil venderem-lhe gato por lebre…Então quantos erros há?

10 comentários:

  1. Já sabia que era pré obessa, mas não vou deixar de ser às vezes um pouco gulosa temos de ter também alguns prazeres.Contudo os meus ossos vão-se queixando muito do meu peso e vou dizer ao meu cão que tem de me levar a dar uns passeios mais longos.
    Relativamente ao desafio proposto vou dar algumas dicas: O exercício físico não provoca ganho de peso mas perda .O facto do Pedro ter ultrapassado o João não sei se ganhou a prova porque o João pode ter recuperado.
    Quanto ao Benfica e ao Sporting não sei porque
    me resta saber se não haviam outras equipes porque não me parece viável o resultado se tivessem jogado entre si.
    A arca de Moisés não conheço. Sei da arca de Noé
    conforme nos relata o livro do Génesis.
    Se a viúva não tiver irmã não há casamento, mas aqui há gato.
    Conclusão: Só sei que nada sei e tenho dito.
    Manuela

    ResponderEliminar
  2. É a principal maneira "não comer"!!!!!!coisas gordas!!!uma alimentação cuidada!!!!uma dia por semana, comer o que lhe apetece, só um dia pode abusar!!!!Caminhar, fazer exercicio, no ginazio é bom!!!mas é mais economico fazé-lo em casa, só é preciso ter FORÇA, certo??eu tenho tudo "mal" mas o peso está bem, tenho 55k.
    Por isso não façam como eu, mas na comida podem fazer!!!!

    ResponderEliminar
  3. A obesidade é um flagelo para a nossa população mais idosa, que foi habituada a uma alimentação muito calórica, carnes vermelhas e enchidos, e principalmente abusava-se no pão, era e é tão saborosa a nossa gastronomia. Pior são as consequências, e as maleitas , que conforme se vai envelhecendo vão aparecendo. Será que ainda se podem corrigir alguns excessos? Não há nada melhor do que tentar, vamos apreender a comer bem e melhor e principalmente não descuidar o exercício físico.
    O Senhor Auzendo bem que vem alertando para que cuidemos da nossa saúde, mas será que não cai em " saco roto "o que escreve? Só temos uma forma de lhe agradecer o trabalho que tem tido: é gostarmos um bocadinho mais de nós e cumprir à risca com tudo para que nos tem alertado.
    Maria Alexandrina
    Se é obeso/a consulte o médico, pela sua saúde.

    ResponderEliminar
  4. Boa noite Professor Auzendo
    Finalmente consegui a prova dos nove de que sou na realidade obesa! Os conselhos são óptimos, mas segui-los ... é que é pior!
    Vamos lá ver o que consigo fazer para tentar melhorar a minha saúde! Mas o pão, é uma desgraça, já para não falar em mais nada!
    Quanto à auto-estima, apesar de não ter corpo de misse não me importo de ser gorducha, pois sempre ouvi dizer que os gordos são mais bem dispostos que os magros, e eu adoro dar as minhas gargalhadas.
    Quanto ao exercício físico que nos ofereceu, vou tentar puxar um pouco pela memória e ver se consigo acertar nalgumas respostas:
    - Se o João ia em 2º. lugar e foi ultrapassado pelo Pedro, logo o Pedro, ficou em 2º. lugar;
    - Para o Benfica e Sporting terem jogado cinco jogos e cada um ganhar 3, tinham que existir mais 4 equipas;
    - Moisés não conduziu animal nenhum para a arca porque quem fez a Arca e levou os animais, foi Noé;
    - Quando a viúva for a sua mulher, ou seja, será ele o morto;
    - Esta é mais bicuda! Perde-se peso; ganha-se energia e aumenta a fadiga corporal. Será???
    Obrigada por estar a zelar pela nossa vidinha e vou aguardar curiosa, a correcção.
    Um abraço
    Lourdes.

    ResponderEliminar
  5. Boa noite professor Auzendo

    Relativamente há obesidade não tenho muito mais a dizer acho que já foi tudo dito. A massa corporal é o conjunto de seguementos do corpo humano. O corpo humano é dividido em dois componentes que são a massa corporal magra e a massa corporal gorda. Valores acima de 30 % é obesidade. O professor quer então testar as nossas capacidades prepondo-nos mais um desafio vou tentar responder mas com pouca convicção.
    Na prova de atletismo, o Pedro ultrapassou o João que ia em 2ª lugar. Portanto o Pedro ficou em 2ª lugar.
    O Benfica e o Sporting fizeram 6 (seis) jogos de futebol
    Não foi o Moisés que levou os animais. Mas sim Noé, a quem deus pediu que levasse um casal de animais de cada espécie, e toda a sua família, portanto é a arca de Noé
    Em que circunstancias não pode um homem casar com a irmã de uma viúva? O marido da viúva já não pode casar com mais ninguém porque está Morto.
    Já agora o professor sabe por que razão a matemática se matou?
    Mariana

    ResponderEliminar
  6. Sobre os enigmas da "Obesidade", parece-me altura de dizer que estará a "ler-se mal", ou a não atentar-se bem em, a frase do texto. Está escrito "... a irmã de uma viúva", frase que tem significado e implicações substancialmente diferentes de "... a irmã da viúva". Há diferenças entre de uma e da...

    E, claro, vamos acrescentar este ponto: por que razão se matou a matemática? Quem se atreve a responder? Eu não me atrevo...

    José Auzendo

    ResponderEliminar
  7. Será que a viúva é filha única? Benfica e Sporting empataram em golos nos 5 jogos.
    A minha inteligência está muito desafinada.
    E fazer comentários Ás 2 horas da noite depois de um dia de trabalho, não é muito fácil. JÁ AGORA PORQUE É QUE AS GALINHAS CHOCAM?
    Boa tarde a todos tenho que ir trabalhar
    Mariana

    ResponderEliminar
  8. Olá Prof.Auzendo!!!

    Gostava mesmo de entrar nos vossos jogos!!!
    Mas não sei! Por mais que pense...
    "Por que razão se matou a matemática?"

    Então ouve suisidio? Não ouvi nada!!!
    Nunguèm a matou!!

    Com o meu AVC aterrador, a minha mente retalhada...
    não consigo descobrir a razão de se matar a matemática!!!
    Fica sem resposta!!!

    Um abraço
    avoluisa

    ResponderEliminar
  9. Estou aqui novamente, com ideias "tontas" para ver se assim acerto alguma....
    1ºO Pedro ficou em segundo lugar!!
    2ºÉ a Arca de Noé, na arca entraram um casal de cada especie!!
    3ºPerde peso, fazendo exercicio!!
    4ºSão cinco jogos, não podem ganhar seis!!
    5ºO homem não pode casar porque é casado!!

    Está menos mal Prof.Auzendo??
    Esforcei-me para chegar a esta conclusão!!
    A ordem, nem por isso...mas dá para perceber!!!

    Um abraço.
    Luisa

    ResponderEliminar
  10. São as seguintes as respostas para os "enigmas": 1.- O Pedro, ao ultrapassar o que ia em 2º lugar, ficou no mesmo 2º lugar. 2.- O Benfica e o Sporting jogaram 5 jogos cada, mas contra cinco outras e diferentes equipas, sendo possível que cada um (Benfica e Sporting) tenha ganho 3 jogos: não havia erro, pois. 3.- A Arca de que se fala é de Noé e não de Moisés. 4.- Um homem não pode casar com a irmã de uma viuva se aquela, a irmã da viúva, for, simultaneamente, irmã, mãe ou filha do homem; se a mesma irmã da viuva for casada, ou se o homem também já for casado; e se o homem for o próprio "defunto" da viúva...

    Os erros do parágrafo "vermelho" são: a diminuição do tecido muscular provoca, de facto, perda de energia e aumento da fadiga corporal (e não o contrário, como constava do texto).

    Os "enigmas" vindos dos leitores: a matemática suicidou-se porque era só ... problemas, e, pior, ninguém gostava dela e todos diziam odiá-la. E as galinhas chocam...porque não têm travões.

    Foi uma experiência interessante. Agradeço a colaboração...

    José Auzendo

    ResponderEliminar