VISITANTES

terça-feira, 8 de novembro de 2016

EM CONTACTO COM A NATUREZA


Estávamos em meados do mês de Abril. O dia amanhecera bastante nublado, e o vento que se fazia sentir parecia anunciar chuva. Mas o Astro Rei lá bem no alto do firmamento ao espreitar por entre as nuvens não se deixou intimidar, e pouco a pouco impôs a sua presença, acabando por estar um lindo dia de Primavera. Nesse dia, ali andava eu na minha vinha, sozinha, entregue aos meus pensamentos, e juntando as cepas que os homens ao podar deixaram cair. De vez em quando parava para descansar um pouco, e ao mesmo tempo contemplar aquele deslumbrante “Vale Encantado” que é toda aquela zona envolvente de Arruda.
Também não fiquei indiferente às pequenas parras, e aos primeiros cachinhos de uva que das cepas começavam a desabrochar. A dada altura, despertei também para algo maravilhoso que ao meu redor estava a acontecer, os passarinhos... Ali andavam
eles, alheios à crise, e por isso felizes e contentes, e com o seu chilrear ecoando lindas melodias. Ora cantavam uns de um lado e logo outros de outro lado respondiam, como se de uma desgarrada se tratasse. Achei o espetáculo fantástico. Então tentei visualizá-los, o que não foi nada fácil, dado o seu tamanho minúsculo. No entanto, lá fui conseguindo ver, uns pousados nos fios do telefone, outros pousados no telhado da casa da vizinha Isabel. Os melros vestidos de preto com o seu bico amarelo pousados nos troncos das cerejeiras. Os melros, aqueles marotos que descaradamente, e a seu tempo comem-nos as cerejas todas. É verdade que ao constatar tal facto, fico bastante zangada com eles, mas como não sou de reserva depressa fazemos as pazes. 
E assim, no final de mais um dia de trabalho, cansativo é certo, dei por mim a pensar! Meu DEUS como eu me sinto feliz ao poder viver em liberdade, e em contacto com as maravilhas que a Mãe Natureza nos oferece. Afinal, se pensarmos bem, é preciso tão pouco para nos sentirmos felizes. Basta para isso, estarmos atentos ao que se passa à nossa volta, e saber apreciar.
Rosa Santos

2 comentários:

  1. Minha querida amiga Rosa
    Antes de mais quero dar-lhe as boas-vindas e felicitá-la por finalmente alguém quebrar o silêncio deste blogue. Fico muito feliz.
    Li atentamente o seu texto que adorei. É de facto um privilégio podermos apreciar a natureza em completa liberdade. Quantas vezes temos a felicidade a nosso lado e na nossa cegueira nem damos por ela. E é preciso tão pouco para sermos felizes...
    Obrigada querida amiga por partilhar connosco um dia de liberdade da sua vida. Bem-haja.
    Beijinhos.
    Lourdes Henriques.

    ResponderEliminar
  2. Minha querida amiga
    Gostei muito dos textos que amiga escreveu no blogue gente gira. É preciso ter a noção do ciclo da vinha para descrever tudo tão Bem. Eu também já fiz essas tarefas todas, agora é que já não faço nada, porque infelizmente já nem vinhas tenho, as minhas terras estão todas de campo. Trabalhar no campo é duro, no verão há muito calor, no inverno são as chuvas as geadas mas, de facto, é saudável trabalhar ao ar livre poder apreciar a natureza, e descobrir que a vida é extremamente simples, e a verdadeira felicidade não está no tamanho da riqueza mas sim dentro de nós.Amiga Rosa muito obrigado pelos seus textos fez-me recordar as minhas origens
    Mariana Luis

    ResponderEliminar