VISITANTES

sábado, 12 de novembro de 2016

Os vários ciclos de trabalho na vinha



O texto anterior fez-me pensar no ciclo do trabalho da vinha.
Do primeiro ciclo de trabalhos na vinha, fazem parte a poda, juntar as cepas e destruir as vides espalhadas pelo chão, trabalho este feito por uma alfaia própria. Entretanto, é necessário eliminar as ervas daninhas.
Com o desabrochar e crescimento das parras e cachos de uva, outro ciclo de várias etapas se inicia. A dada altura é tempo de começar os tratamentos de prevenção, ou seja a aplicação do enxofre e das sulfatações, que ocorrem com intervalos de duas semanas e prolongam-se até por volta do mês de Julho. Também há que fazer a manutenção do terreno. Todos estes trabalhos são executados com a ajuda de máquinas agrícolas, felizmente. Durante este ciclo é preciso estar muito atento às doenças que possam surgir, como por exemplo, o míldio e o oídio, normalmente provocadas pelas más condições atmosféricas. Quando o problema surge é preciso tratá-lo de imediato.
Por tudo isto, a presença na vinha neste período é quase constante, e durante as muitas passagens por lá, é frequente encontrar nas cepas algo que me deixa encantada, de coração cheio ou seja, os ninhos dos passarinhos lá bem escondidos por entre as parras. São pequenas obras d´arte construídas com muito amor para ali poderem criar os seus filhotes. Quando lá volto a passar, não resisto e vou espreitar, e lá estão aqueles seres tão pequeninos ainda, quase despidos, de pescoços levantados, biquinhos abertos, esperando que os pais lhes tragam comida para saciar o seu apetite. Um cenário maravilhoso, verdadeira maravilha da Natureza.
Com a aproximação da chegada do Outono, chega também o 3º e último ciclo do ano, ou seja a vindima. Nessa altura para efectuar essa tarefa, lá está ao que antigamente as pessoas chamavam o “rancho”, que é nada mais, nada menos, do que um grupo de homens e mulheres, que naqueles dias esquecendo um pouco os seus problemas pessoais, trabalham com muita alegria e boa vontade.
A uva é cortada para os baldes de plástico, e depois despejada na tina transportada pelo tractor que vai acompanhando as pessoas pelas carreiras da vinha. Entretanto, a uva é transportada para a Adega da Cooporativa, onde é transformada naquele néctar de grande qualidade produzido na nossa região, ou seja o vinho branco e tinto, tão apreciados por muitas pessoas. É muito interessante poder acompanhar de perto o desenvolver desta produção que é a uva. E já na fase final, ver aquelas cepas carregadas de uvas brancas doiradas pelo Sol, tão belas e apetecíveis, mas as tintas também não lhes ficam nada atrás, deixam-nos muito felizes.
Assim, termina mais um ano de trabalho intenso, que poderia ser mais gratificante se a conjuntura actual permitisse que esta actividade fosse mais remunerada. 
AH! Resta-me agradecer ao S. Pedro, por normalmente nos brindar com dias de vindima maravilhosos, e também à Mãe Natureza por ser tão generosa.
Passado algum tempo ninguém pode ficar indiferente à cor do Outono, às pinceladas
magistrais do acaso!
Rosa Santos


1 comentário:

  1. Querida amiga Rosa
    Mais um texto espectacular que só quem participa activamente nesta tarefa poderá descrevê-lo com tanto rigor e sabedoria.
    Muitos parabéns pelo seu belo texto e pela sua atenção para com a beleza da mãe natureza.
    Agradeço esta sua partilha de uma actividade que para mim é completamente desconhecida, pois nunca fez parte da minha vida. Mas gosto de saber e adoro ver as vinhas quando vão mudando as cores das folhas à medida que o tempo passa, as uvas se vão transformando e os verdes das parras vão dando lugar aos amarelos e vermelhos, característica da estação do Outono.
    Mas isto é como tudo na vida: nem todos podemos saber tudo de tudo e a minha amiga nesta matéria (e não só) é exímia. Muitos Parabéns e uma vez mais obrigada.
    Beijinhos da sua amiga
    Lourdes.

    ResponderEliminar