VISITANTES

domingo, 3 de abril de 2016

A importância do amanhã


"sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

O começo... 

Eles são Seniores, uns mais que outros. São 25. Da Sapataria, do Sobral. Todas as semanas encontram-se tendo como objectivo a conquista das novas tecnologias. Sem pressas, sem pressão, a seu ritmo. Neste blog, vamos procurar registar testemunhos de vida, todos únicos, todos ricos!Gente gira, esta!!!"

Era assim que escrevia há sete anos.

Neste registo muitas emoções foram partilhadas, muita entrega, muita descoberta, outras formas de estar.
Não faltarão as vozes pregões de "inconseguimento", vozes certamente abalizadas, umas mais que outras, vozes de gente que não se fica pela crítica e também faz, e vozes de quem nada faz ou melhor, somente  faz crítica.
Quando estava no activo num organismo que iniciava os primeiros passos na informatização de procedimentos e dados, marcou-me uma opinião de alguém responsável que perante tantos Velhos do Restelo, impôs-se e afirmou peremptório... "antes uma má decisão que uma eterna não decisão". E o processo , burilando aqui e ali as arestas de dificuldade que surgiam, avançou, concretizou-se.
Tanta gente que me tem acompanhado nesta caminhada ao longo destes anos...
Voltariam a fazer o mesmo se pudessem voltar atrás?
Pergunta demasiado banal para meu gosto. Não faríamos da mesma forma, procuraríamos fazer mais e melhor, estou convicto.
Há dias, a propósito de a comemoração do octogésimo aniversário de um "aluno" e companheiro desta minha caminhada, escrevia-se: "não estou mais velho um ano que o ano passado, estou mais novo um ano que o ano que vem".
É uma frase simples que sintetiza a vida, uma perspectiva...

De uma forma menos elaborada costumo dizer aos meus "meninos" que têm duas hipóteses à escolha, "ou morrem ou ficam velhos". ESCOLHA ÓBVIA, não?
Saber envelhecer em compromisso permanente com a Vida purifica-nos, liberta-nos. Dar, dar sempre sem soberba, receber com humildade.
Difícil? Talvez, mas não impossível.
Sete anos...poucos em comparação com os que virão!
AFaria

4 comentários:

  1. Olá Professor Afonso
    Desde que para a Informática entrei, (dois meses antes de existir o Clube Sénior), que participo neste blogue, e desde o começo que abracei este projecto com grande entusiasmo e entrega.
    Nessa época, e já la vão mais de cinco anos, havia muita participação dos alunos e de outras pessoas alheias ao projecto e que por vezes gostavam de comentar.
    Mas de há algum tempo a esta data, as coisas têm-se alteado e a sensação que me deixa é de um vazio, de que o blogue já não lhes interessa. Por outro lado, vejo a numeração dos visitantes e chego à conclusão de que vem muita gente espreitar, espiolhar, talvez para criticar e pôr defeitos.
    Mas se sabem fazer melhor, porque não se aproximam e expõem as suas ideias, dão sugestões, trocam impressões, pois julgo que o blogue tem abertura para isso.
    Este não é nenhum lugar destinado a escritores, antes é um "cantinho" onde podemos trocar experiências de vida e também criar amizades. E até posso falar por mim, que através deste blogue já encontrei pessoas verdadeiramente amigas que jamais pensaria encontrar nesta altura da minha vida.
    Bem-haja professor pela sua persistência, pois só faz falta quem aparece.
    Um abraço.
    Lourdes Henriques.

    ResponderEliminar
  2. Olá Professor Afonso,
    Estou inteiramente de acordo com o que a amiga Lourdes escreveu. Por isso não vou falar sobre o assunto.
    Fico muito feliz por fazer parte ,tal como diz, dos seus "meninos", pois desde 2012 que o acompanho nesta caminhada da Informática.
    Ficar-lhe-ei eternamente grata por tudo o que graças ao Professor tenho conseguido aprender.
    Obrigada também por tudo o que de uma forma gratuita tem feito por todos os que o têm acompanhado durante esta já longa caminhada. Sete anos, poucos em comparação com os que virão!
    Um abraço
    Rosa Santos

    ResponderEliminar
  3. É sem duvida um prazer e mesmo um privilégio, fazer parte dos meninos do professor. Agradeço poder ir aprendendo devagar, devagarinho, pois é óptimo reconhecer a minha própria dificuldade, mas também a evolução e crescimento que toda a aprendizagem me tem proporcionado.
    Quanto a este blogue, eu gosto e pronto, não tenho o dom da escrita, mas com humildade e sinceridade, estou disposta a colaborar e aprender, sou velha e nova nestas andanças e confesso estou adorando. Quanto a não lhes interessar o blogue que pena, quem perde é mesmo quem tem possibilidade de o fazer e não o
    faz, eu por mim estou muito agradecida pelo convívio, as aulas, as amizades e mais, Bem-haja a todos os que de uma maneira ou outra me teen porposionado momentos de reflexão, sentimentos de alegria e paz. Obrigada

    ResponderEliminar
  4. Quero sobretudo felicitá-lo pelo empenhamento, de que sou testemunha presencial, na conquista de mais e melhores resultados ,nesta saudável aventura que é o Clube Sobral Sénior Activo.

    ResponderEliminar