VISITANTES

domingo, 10 de abril de 2016

Em meu entender...


No sábado passado às 16 horas no Cine Teatro do Sobral, houve uma manifestação cultural, uma actividade coral.
Não houve grande adesão de espectadores. Creio que os coralistas eram em maioria. Depois de meditar, ouso alvitrar alguns motivos para que tal se verificasse.
Quem em seu perfeito juízo organiza um evento destes para uma sala tão grande? Fizéssemos esta actividade no auditório e poderíamos dizer que a sala estava “à cunha”!
Quem ousa organizar uma actividade destas competindo em simultâneo com um faustoso funeral alindado com várias viaturas de corporações da periferia?
Quem organiza tal evento em dia de campeonato da 1ª liga onde o Benfica e Sporting jogam? Não à mesma hora? Pois não, mas como se podem comprar as cervejas e pevides se não na parte da tarde?
Será que se ponderou bem, quando se aceitou a participação de um coro que comemorou quarenta anos de actividade? Se calhar não conseguem audiências na sua zona e querem fazer figura aqui no Sobral...
Alguém pensou que ao usarem os velhos do coro do Sobral retiravam a possibilidade dos pais saírem de casa? Como poderiam ir ao Cine Teatro? Quem tomaria conta dos filhos?
Depois...16h! E o lanche? Se ao menos no fim do espectáculo facultassem uma bifana, uma sandes de courato, torresmos e um copo de vinho... Assim não!
Depois há coisas que me deixam com a “pulga” atrás da orelha... De borla? Hum, não deve valer nada, a malta já não cai nessa...É verdade que houve divulgação espalhada pelas ruas do Sobral. Não Chegou! Deveriam ir de porta em porta dando a possibilidade de quem fosse ao espectáculo... trocar o ingresso por um par de pastilhas elásticas...
Para além do mais, um dia de chuva, de frio...
Em meu entender, aquela sala merece melhor ocupação ao exemplo das grandes enchentes de Teatro, de Cinema ao longo do ano.
Não se deve esbanjar recurso com estas coisas de somenos importância. Em meu entender, e depois do que me contaram e após tanto esforço, conseguir ter o Cine Teatro em actividade deveria conduzir a uma preservação e poupança, fechando as portas para que não se estrague.
O Sobral merece isso!
AFaria

6 comentários:

  1. Fernando Garção12 de abril de 2016 às 15:28

    Um amigo avisou-me pelo facebook deste artigo no blog que eu não sabia que existia. Ou o senhor está de má fé e quer dar má imagem da nossa Câmara, ou não assistiu aos coros e foi mal informado por alguém mal intencionado. A organização desta festa foi feita por quem está no seu perfeito juízo, sabe muito bem o que faz, foi muito oportuna e na altura certa.
    Se quer saber como o espetáculo foi um êxito leia o que está escrito no site da Câmara, que lhe ponho a seguir, menos as lindas fotos que lá estão:

    No passado sábado, dia 9 de abril, dois coros encontraram-se: o Coro do Millennium BCP e o Coro do Clube Sobral Sénior Ativo.

    O Cine-Teatro de Sobral de Monte Agraço acolheu ambos para o que viria a ser uma tarde onde as vozes que subiram ao palco ecoaram de uma forma muito próxima, muito íntima, quase familiar.

    Estes dois coros encontraram-se para partilhar o seu gosto pela música, para mostrar o serviço que prestam à cultura, para conviverem e aprenderem em conjunto.

    E veja como os seus amigos o apoiam que ainda não fizeram nenhum comentário ao que você escreveu.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. APANHADO! Fui mal informado e estou de má fé. Para além disso há alguns anos que me preocupo em dar má imagem "da nossa Câmara"...fui descoberto!
      Para o futuro prometo escrever só do que tiver conhecimento,dos passarinhos de dois bicos em árvores de folhas azuis, dos peixes voadores nos beirais dos telhados roxos!
      Ah, quanto aos "meus amigos" que não me apoiam, há que concordar sou um ente só ou um antes só...
      AFaria

      Eliminar
  2. Olá Professor Afonso,
    Foi realmente pena haver um numero tão reduzido de espectadores neste evento. Pois tenho a certeza que o espectáculo teve qualidade e interesse e foi sem dúvida um êxito. Uma vez que os elementos dos coros se entregam de alma e coração ao que gostam e sabem fazer.
    Por motivos de força maior não estive presente, o que me deixou muita pena.
    Ao contrário do que aconteceu no dia 9 de Abril, no dia mundial da Poesia fiquei muito feliz e até orgulhosa ao ver aquela mesma sala com lotação esgotada, aplaudindo todos os que pelo palco passaram.
    Foi muito bonito.
    Bem-Haja Professor.
    Rosa

    ResponderEliminar
  3. Quem comentou a sua análise à pouca participação por parte do público,não o conhece, não sabe o que tem dado à gente sénior deste
    concelho, não sabe que faz parte integrante do coro, etc....
    Só por ignorância de todos estes pontos que refiro é que se pode desculpar o comentário.
    Manuela

    ResponderEliminar
  4. Maria Alexandrina Reto14 de abril de 2016 às 18:13

    O seu texto um "desfado", tem toda a razão de ser e não é por esta ou aquela razão que as pessoas ao participam... não participam porque não querem...Eu tinha uma reunião de Leitores nessa tarde, mas assim que a reunião acabou, fui logo para o Cine-Teatro e ainda assisti à actuação do coro visitante. Sou assídua frequentadora de todos os eventos que se realizam no nosso "Cinema"e raramente temos uma plateia recheada.

    ResponderEliminar
  5. Companheiro A.Faria não venho com frequência ao blog, mas faço-o com uma certa regularidade e hoje fiquei verdadeiramente chocado ao ver o comentário do senhor Fernando Garção àcerca do texto em que se debruçou sobre o que foi a adesão ao encontro de coros no dia 9 de Abril. Não estou aqui para falar sobre alguém que mostra uma profunda ignorância sobre o que são as actividades do Clube Sobral Sénior Activo ( pasme-se, pois nem sabe que o tal mal intencionado Sr. A Faria é um dos seus mais devotados animadores e que até é elemento do Coro????!!!!!), alguém que não só não prejudica a imagem da Câmara do Sobral, mas pelo contrário a ajuda a ter uma imagem de respeito pela cultura, que tenho a certeza, não só eu como o meu amigo bem aprecia, mas para aqui deixar inequivocamente registado que estou convicto de que se na população do Sobral, que maioritàriamente respeito, tivéssemos mais A. FARIA's por certo ainda mais faríamos e ajudaríamos do que agora é possível.
    Para o Senhor Fernando Garção um apelo, venha participar nas actividades do Clube Sénior e vai constactar que lá terá um lugar e muitos companheiros que seguramente querem dignificar a sua Terra e os seus representantes, colaborando activamente nas actividades dos Sobralenses e para os Sobralenses.
    Para o companheiro A. Faria o meu respeito e a certeza de que quem faz as coisas com prazer e dedicação não se preocupa senão com o seu sentimento de consciência tranquila.

    ResponderEliminar