VISITANTES

domingo, 24 de abril de 2016

DIA MUNDIAL DO LIVRO (Um pequeno apontamento)

Fernando Pessoa

Luís de Camões
No passado dia 23 comemorou-se o convencionado DIA MUNDIAL DO LIVRO.
Em parceria com a juventude estudantil deste concelho, alguns participantes do Clube SobralSénior Gente Gira tiveram a sua intervenção num encontro em que se evocaram grandes figuras da literatura portuguesa.
Padre António Vieira
Florbela Espanca
Saramago
Almeida Garrett
FERNANDO PESSOA, LUÍS DE CAMÕES, PADRE ANTÓNIO VIEIRA, ALMEIDA GARRETT, EÇA DE QUEIROZ, FLORBELA ESPANCA, SOPHIA DE MELLO BREYNER ANDRESEN e JOSÉ SARAMAGO foram os ilustres literários escolhidos para intervir neste acontecimento. Jovens e Seniores “encarnaram” estes personagens de vulto do passado, tendo cada um feito a sua breve apresentação de uma forma autobiográfica.
Eça de Queiroz
Também outros participantes intervieram questionando os autores presentes ou lendo pequenos excertos das suas obras literárias, quer em prosa ou poesia.
Este evento decorreu na Biblioteca Municipal do Sobral, após o que os Ilustres Personagens percorreram algumas ruas da vila e fizeram uma pequena abordagem nalguns cafés, deixando ficar livros para apreciação de quem quisesse, com o intuito de estimular o interesse pela leitura e conhecimento dos nossos escritores.
Sophia de Mello Breyner


Como espectadora deste pequeno “encontro histórico”
Os personagens
agradeço à câmara e a todos os intervenientes deste evento a oportunidade de ter podido conviver NA 1ª. PESSOA (assim se chamou o mesmo), com figuras tão ilustres do nosso passado que nos deixaram um património literário que perdurará pelos séculos.

Lourdes Henriques

1 comentário:

  1. Querida amiga Lourdes,
    Mais um interessante texto ilustrado por bonitas fotos, bem elucidativas do que aconteceu neste evento.
    É de louvar iniciativas desta natureza, são sem dúvida uma forma bonita de homenagear grandes vultos da literatura Portuguesa e a riqueza dos seus legados.
    É também um incentivo à leitura, pois uma pessoa que goste de ler, é forçosamente uma pessoa bem informada e mais culta. Através de um bom livro é possível sonhar, viajar pelo mundo, e alargar nossos conhecimentos.
    Um livro é um amigo que devemos "preservar".
    Obrigada pelo minucioso trabalho.
    Beijinhos da sua amiga
    Rosa Santos

    ResponderEliminar