VISITANTES

domingo, 8 de março de 2015

Dia Internacional da mulher


 8 de março

Um grupo de trabalho da Organização das Nações Unidas (ONU), especializado em discriminação contra a mulher alertou, nesta sexta-feira (06), que as conquistas alcançadas nos últimos cem anos na luta pelos direitos das mulheres está sob ameaça. 
Temos visto sinais de retrocesso, frequentemente em nome de culturas, religiões e tradições, que colocam em perigo o suado progresso em alcançar a igualdade das mulheres”, informou o Grupo de Trabalho sobre discriminação contra as mulheres, antecipando discurso do Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de Março. 
Os especialistas em direitos humanos apontam que “a discriminação contra a mulher persiste tanto na esfera pública quanto na privada, em tempo de paz ou de conflito, em todas as regiões do mundo. Nenhum país no mundo conseguiu alcançar ainda uma igualdade significativa para as mulheres.” A média de participação feminina global na vida pública e política continua muito baixa – cerca de 20% do parlamento e 17% dos chefes de governo. As mulheres continuam recebendo salários menores sendo pouco representadas em cargos de liderança em empresas, instituições internacionais e sindicatos. 
Continuamos a testemunhar estarrecedoras formas de violência em nome da honra, beleza, pureza, religião e tradição”, disse o grupo. “Muitas mulheres têm sido privadas de sua saúde e direitos sexuais e reprodutivos.” 
A cada ano, cerca de 50 mil mulheres morrem como resultado de abortos clandestinos e outras 5 milhões sofrem de complicações devido à falta – ou negligência – de serviços de saúde reprodutiva, de acordo com recente estudo da Organização Mundial de Saúde (OMS). Completamente evitáveis, as mortes maternas continuam altíssimas em muitos países.
Fonte:
http://noticias.portalbraganca.com.br/internacional/dia-internacional-da-mulher-2015-onu-alerta-que-os-direitos-alcancados-pelas-mulheres-nos-ultimos-cem-anos-estao-sob-ameca.php

4 comentários:

  1. De facto de há muitos anos a esta data. muito se tem lutado pelos direitos da mulher. Muitos movimentos a favor da igualdade de direitos, muitas petições, etc, etc, etc, mas apesar de bastante sucesso em relação ao passado, o que é certo é que me parece que as coisas estão com tendência a retroceder. A violência doméstica a aumentar de uma forma drástica, em nome de "falsos puritanismos" ditos religiosos, tantos fanatismos cruéis e tanta mente deturpada, a mulher continua a ser alvo das mais bárbaras e primitivas práticas e torturas. Continua em muitos países a ser considerada um objecto sem vontade própria, para ser usada, abusada e deitada fora. É triste, mas é a realidade.
    Quanto a festejar o DIA INTERNACIONAL DA MULHER, estou solidária com quem luta por esta causa tão justa e humana, mas para mim todos os dias são DIA INTERNACIONAL DA MULHER. Um afago ou uma flor num dia (só para inglês ver) e a indiferença ou até desprezo nos outros 364, de nada interessa.
    Deixo um abraço solidário a quem luta por esta causa e a quem se preocupa em denunciar.
    Obrigada pelo texto.
    Lourdes Henriques.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Dia da Mulher, sim ! Pode pelo menos servir para que se fale,escreva,se dê a conhecer o quanto ainda está longe, essa igualdade entre homens e mulheres.Nós mulheres somos diferente, sim,apenas queremos ter os mesmos direitos

      Eliminar
  2. Dia do Pai- Dia da Mãe- Dia da Mulher....
    Não ligo nada a estas coisas, problema meu...
    Contudo não me passa ao lado e isso interessa-me denunciar e repudiar que só desde o príncipio do corrente ano´já tenham sido assassinadas oito mulheres.
    Nada posso fazer senão indignar-me .
    A violência é uma questão de falta de educação e de valores e nalguns casos, patologias que não são devidamente tratadas
    Se todos fizermos a nossa parte a sociedade vai mudar
    Manuela.

    ResponderEliminar
  3. É bom saber que muito se tem feito e continua a fazer em prol da defesa das mulheres.
    Contudo, elas continuam a ser humilhadas, exploradas, descriminadas e até bárbaramente assassinadas no seio da própria Família.
    É lamentável a falta de valores humanos que fazem com que esta tragédia aconteça cada vez mais. Os números são assustadores.
    É altura de dizer: "BASTA" de maltratar e violentar fisica e psicológicamente quem desempenha um papel tão importante na nossa Sociedade."MULHERES".
    Rosa Santos

    ResponderEliminar