VISITANTES

quinta-feira, 19 de março de 2015

DIA DO PAI


E mais um Dia D. Desta vez comemora-se o DIA DO PAI.
Se se fala do Dia da Mãe com tanta relevância, acho muito justo que igualmente se saliente o Dia do Pai.
Antigamente a figura paterna impunha autoridade, quantas vezes até medo camuflando-se com a ideia de respeito. O Pai era a pessoa que trabalhava para a casa, que sustentava a mulher e os filhos, enquanto esta era a “fada” – (quantas vezes escrava) – do lar.
Mas na sociedade moderna as coisas já não funcionam da mesma forma. Hoje em dia, numa grande maioria dos casos, o homem desempenha em casa um papel paralelo ao da mulher, quer na participação das tarefas caseiras, quer no tratamento dos filhos. E porquê? Pois também a mulher deixou de ser o que era antigamente e passou a ter uma ocupação fora de casa, o que lhe permite contribuir monetariamente para o orçamento da casa e realização pessoal.
Ambos trabalham fora de casa, por isso será muito justo que ambos participem nas tarefas do lar.
E tudo isto para dizer o quê?
Nos tempos modernos (claro que não é a generalidade, mas numa grande maioria), qualquer pai trata tão bem ou melhor dos filhos do que a própria mãe. Substitui-a sem complexos nas tarefas que antigamente só a ela diziam respeito. Não se amedrontam por ter que dar banho a uma criança, dar-lhe o beberão ou mudar-lhe a fralda...
Por isso acho muito certo que se comemore o DIA DO PAI com o mesmo carinho e entusiasmo com que se comemora do DIA DA MÃE. Cada um à sua maneira, mas ambos amam os filhos.
Mas para mim, todos os dias são DIA DO PAI. Quantos pais velhinhos estão esquecidamente solitários em casa ou “depositados” em lares, sem que os filhos se lembrem que eles existem?
Que este dia seja realmente vivido com muito Amor e Carinho por quem ainda tem a ventura de ter um Pai neste mundo, mas que o mesmo se repita por todos os dias do ano.
Deixo o meu grande abraço a TODOS OS PAIS que visitarem este blogue. 

Lourdes Henriques
 

Sem comentários:

Enviar um comentário