VISITANTES

sábado, 16 de agosto de 2014

Noite no Sobral de Monte Agraço


Já passa da meia-noite. Terminou o feriado de 15 de Agosto.

Da minha secretária onde estou sentada a escrever no computador, junto à varanda do 7º. andar onde moro, vejo uma parte da Vida adormecida e iluminada pelas luzes dos candeeiros públicos. Vejo ainda o piscar das duas luzes encarnadas da antena instalada mesmo aqui muito perto. Impera o silêncio absoluto.

A curiosidade levou-me a debruçar na varanda, apesar do vento frio.

A Vila dorme, mas eu observo a tranquilidade da noite e dou comigo a pensar no mistério que criou tudo isto.

Aqui em baixo, obras do homem: prédios (uns mais altos do que outros), candeeiros iluminados (a inteligência do homem desde os primórdios, levou-o até à descoberta da luz eléctrica), estradas alcatroadas, passeios empedrados, árvores a embelezar os jardins, enfim, um sem número de “obras” em que a mão e inteligência do homem interferiram. Sem elas, nada disto existiria.

Mas “outro valor mais alto se levanta” em que a mão do homem nada tem a ver. Fascina-me a luz da Lua no seu quarto-minguante. E todo o firmamento salpicado de
pontos luminosos, uns de luz fixa outros a piscar, conforme serão planetas ou estrelas. O que se passará para lá de tudo o que me é permitido visionar?
Toda esta criação maravilhosa não foi o homem que lhe deu origem.

Há diversas teorias, umas religiosas, outras filosóficas. Na minha mente já um tanto ou quanto confusa, instala-se a dúvida: Afinal quem criou o Mundo? Como surgiu do nada esta Bola de terra e água, no meio de um firmamento imenso, sem fim, que nem a nossa vista consegue alcançar? Que verdadeiro Mistério estará por detrás de toda esta criação?

Cresci a acreditar que Foi Deus que criou o Mundo e colocou cá na Terra Adão e Eva para o povoarem. Com o passar dos anos, a aprendizagem da “Escola da Vida”, o conhecimento de outras teorias diferentes mas que devidamente explicadas, também elas têm lógica, em quem devo acreditar?

Acredito em Deus e respeito as ideias de toda a gente, sejam elas coincidentes ou não com as minhas. Mas como ser humano e cabeça pensante que sou, assiste-me o direito à dúvida.

Porém, numa coisa eu creio: Algo ou alguém muito poderoso está por detrás de toda esta obra maravilhosa, a criação do que se chama Mundo. 
Lourdes Henriques
 

3 comentários:

  1. Minha amiga
    Também acredito nesse algo a que eu chamo Deus e outros apelidarão de outro nome conforme seu credo pessoal.
    Mas também muitas vezes me interrogo sobre o que me ensinaram em pequena e o que a ciência tem vindo a demonstrar
    Um dia havemos de ter a certeza.
    Gosto sempre muito dos seus textos e gostei das fotos também
    Beijinho e bom fim de semana
    Landa

    ResponderEliminar
  2. Minha boa amiga Lourdes,
    Falar de DEUS e da SUA grandiosa obra, a criação do Mundo, é algo maravilhoso, sobre o qual devemos meditar.
    Algumas pessoas se questionam sobre a existência de DEUS, uma vez que ELE é invisível. Não tenhamos dúvidas, ELE existe mesmo!
    De contrário qual a explicação para tudo o que foi criado e posto à nossa disposição?
    Acreditar num DEUS ÚNICO que não vemos, isso é ter FÉ.
    PARABÊNS amiga, e que DEUS lhe conceda a inspiração necessária para continuar a fazer belos trabalhos.
    Tenha uma boa semana
    beijinho
    Rosa Santos

    ResponderEliminar
  3. Parabéns pela escolha do tema. Este é um paradigma filosófico sempre muito polémico, mas muito interessante. Independentemente das crenças religiosas ou científicas, gostei mesmo do texto.
    Beijinhos,
    MH

    ResponderEliminar