VISITANTES

domingo, 14 de setembro de 2014

FESTAS E FEIRA DE VERÃO Sobral de Monte Agraço 2014


Aproxima-se a estação do Outono. O final do Verão oferece sempre à Vila do Sobral de
Monte Agraço as suas já tão tradicionais FESTAS E FEIRA DE VERÃO, que duram uma semana. Este ano começaram no dia 13.
Segundo me informaram, os habitantes foram convidados a enfeitar janelas, portas e outros recintos com flores verdes e brancas. Mas poucos aderiram a esta solicitação, quer por desconhecimento, quer por falta de interesse e motivação para festejar as festas com alegria. Todo o contexto em que se encontra o país, não é convidativo a festejos. Contudo, não podemos nem devemos alimentar tudo o que de mau existe, mas sim tirar o melhor partido do que temos e aproveitar as coisas e os momentos bons.
Está tudo a postos. Dei uma pequena volta ao centro da vila antes de tudo começar, e surpreendentemente encontrei uma casa no rés-do-chão, com as suas duas janelas enfeitadas com figuras de barro, trabalho artesanal da locatária, representando uma delas a Marcha de Alfama. Na outra janela uma pequena representação das vindimas e de uma banda. Achei curiosa e original esta ideia. Pude ainda observar que a Praceta 25 de Abril, onde estão montados expositores com vários artigos de artesanato, confeitos, bebidas e produtos regionais de fabrico caseiro, enfim, pequenas novidades de tudo um pouco que os seus proprietários tentam vender, se encontra de facto quase toda enfeitada com as ditas flores verdes e brancas, o que lhe proporciona um ar festivo, atraindo assim os residentes e muitos forasteiros que nesta altura nos visitam.
A rua principal, à semelhança de outros anos, continua a ser enfeitada com decorações luminosas que a atravessam de um lado ao outro, dando assim um aspecto nocturno de luz e cor a quem nos visita à noite. A Rua da Liberdade que dá acesso à Praça Dr. Eugénio Dias, vulgo Largo do Coreto, também ela e o próprio largo estão enfeitados, como é hábito. Embora o requinte já não seja o mesmo de outrora, a tradição continua.
Também os carroceis e entretenimentos para as crianças estão a funcionar. E não faltam as tradicionais barraquinhas de Pipocas, Xurros, Farturas, um sem fim de petiscos e gulodices que atraem os transeuntes. Esta é de facto uma das épocas mais fortes do comércio e movimento da vila.
As Festas já estão a decorrer. Apenas quero deixar um pequeno apontamento, pois apesar de não ser natural de cá, sou cá residente e gosto de sentir que as tradições de outrora não morreram. De forma bem diferente, é certo, mas as pessoas, os tempos e os hábitos mudam e nós temos que saber acompanhar essas mudanças para que os mais novos nos continuem a aceitar.
Lourdes Henriques
 


2 comentários:

  1. Olá minha boa amiga Lourdes,
    Obrigada por mais este seu belo texto, onde consta uma descrição muito pormenorizada das FESTAS e FEIRA de VERÂO de SOBRAL:
    Pessoalmente o que mais aprecio é sem dúvida o desfile do Cortejo Etnográfico. É para mim, um desfilar de memórias, um reviver de emoções, tradições da nossa Terra vividas no passado por quase todos os mais velhos.
    Tambem gostei muito do Espetáculo "RECORDAR É VIVER" interpretado por jovens de grande talento, isto na minha modesta opinião.
    ÁH, e como não podia faltar, tive que provar a bela da fartura, que por sinal estava muito boa.
    Beijinhos da amiga
    Rosa Santos

    ResponderEliminar
  2. Minha querida Milú
    Mais um texto seu que me deu muito prazer ler.
    Não sabia que faziam essas festas. Sobral ficou muito bonita assim enfeitada. Passei aí um dia com os nossos amigos, julgo que há três, e gostei imenso. Uma vila calma, tudo muito bem tratado e limpo. Gostei muito.
    Achei muito interessantes esses pormenores que a minha amiga observou com o seu olhar de artista e descreve tão bem.
    Beijinhos
    Landa

    ResponderEliminar