VISITANTES

sexta-feira, 8 de agosto de 2014

AMIGOS DE QUATRO PATAS


Fala-se muito em solidariedade, voluntariado, partilha, três palavras muito na moda. E quando assim falamos referimo-nos a seres humanos: velhos carenciados, crianças desprotegidas, pessoas sem-abrigo, enfim, um grupo de seres humanos a quem a sorte não bafejou. Certo é que todos nós, pelo menos os que têm sensibilidade mais apurada, devemos colaborar, dentro do que nos é permitido face à nossa própria vida, para minorar o sofrimento dos nossos semelhantes. E felizmente que existem algumas instituições, entidades e uma enorme quantidade de Voluntários, que trabalham e colaboram nesse sentido.
No entanto, não devemos esquecer que existem outros seres que também nos merecem a nossa atenção, carinho e respeito. Seres que, salvo raras excepções, reconhecem o bem que lhes fazemos e nunca nos traem. Até mesmo que sejam negligenciados e maltratados, são sempre fiéis, nunca nos abandonam. Estou a falar dos Cães, os nossos amigos de quatro patas.
Fui convidada a visitar a APA-Associação de Protecção dos Animais Abandonados, em Torres Vedras, e confesso que fiquei deveras impressionada com o número de cães lá recolhidos, com as mais tristes e variadas histórias de vida. Muitos velhinhos, outros pequenos e até mesmo bebés, de tudo lá se podem encontrar, das mais variadas raças, tamanhos e idades. Excepcionalmente, também alguns gatos. Quem gostar de animais e quiser ajudar, terá muita forma de o fazer.
A melhor forma será adoptando um destes amigos. Mas também se poderá ajudar doando bens alimentícios, medicamentos, produtos de limpeza e higiene, ou de qualquer outra forma que possa contribuir para a manutenção e alargamento deste espaço que dá apoio aos nossos Amigos de Quatro Patas que a sociedade tão indiferentemente negligencia e abandona, tantas vezes de uma maneira muito cruel…
Outra forma de se poder colaborar é ir lá com algum tempo disponível para tirar dos seus cativeiros um ou mais destes animais e ir passear com eles. É indescritível a alegria e até reconhecimento, que demonstram…
Ouço por vezes criticar que os canis não têm condições, falta isto e aquilo, que os animais estão a ser maltratados, etc, etc…
Tive curiosidade e quis ver com os meus próprios olhos. Em boa hora aceitei o convite. Não costumo criticar falando pela opinião dos outros. Sei que é uma instituição civil de voluntariado e não um Canil Municipal pelo que terá de certo melhores condições. Mas posso dizer que vim “surpreendentemente satisfeita” com o que pude observar. Os animais agrupados em vários recintos possivelmente devido às suas características e condições. Tudo muito limpo. Vários voluntários a oferecerem algum do seu tempo colaborando na limpeza dos espaços, no tratamento dos animais, carinhosamente
tratando dos mais débeis e deficientes, dando-lhes comida, atenção e carinho. Vi pessoas de grande sensibilidade protegerem e ajudarem a recuperar animais que, devido aos seus maus-tratos e deficiências com que foram encontrados abandonados, teriam sido abatidos se aqui não tivessem sido recolhidos, ou teriam tido um sofrimento horrível até acabarem por morrer à beira da estrada!
Sei que nem todos os locais de abrigo destes animais terão as mesmas possibilidades e condições. Existem muitos canis municipais que lutam com enormes dificuldades e que se torna muito difícil conseguir apoiar todos os animais abandonados, pois se não existem apoios para os seres humanos, muito menos existem para os animais…
Mas também sei que muita coisa só é conseguida devido à boa vontade de pessoas de bem que encaram esta causa de alma e coração, pois também eles são seres vivos que não pediram para nascer e que nos acompanham incondicionalmente, com todo o carinho e amor, e tantas vezes são “recompensados” com tanta ingratidão! Quantas vezes um dono maltrata o seu cão e ele volta atrás a lambê-lo…
Será que algum ser humano será capaz de assim proceder?
A propósito deste assunto, também no Sobral de Monte Agraço existe a preocupação de ajudar os animais abandonados, errantes muitas vezes em estado deplorável de maus tratos. São recolhidos e enviados para o Canil Municipal. No entanto, a Câmara luta com
dificuldades à semelhança de tantas outras que existem pelo país fora. Quem quiser adoptar um destes animais será portanto bem-vindo. Todos os meses (à excepção do mês de Setembro),  todos os 1ºs. sábados de cada mês,tal como a Feira,existe uma campanha para adopção destes animais, que conta com a participação de Voluntários. É uma campanha de sensibilização à população não só para adoptar, como também para chamar a atenção de que não se devem abandonar os animais. Eles são seres vivos que nos dão tudo e confiam em nós. Temos o dever moral de cuidar deles.
Mas quem não tiver hipóteses de adoptar poderá sempre ajudar de uma forma prática doando alimentos ou medicamentos. Pode ainda “apadrinhar” um animal doando mensalmente a sua ração e enquanto este animal for apadrinhado não será abatido até ser adoptado. É que por lei, os animais recolhidos terão apenas 8 dias para permanecer no canil, após os quais terão que ser abatidos. No entanto, a Câmara e a Veterinária Locais, Drª. Cristina Abreu, tudo têm feito para lhes poupar a vida, e já muitos têm sido salvos pela adopção.
Existem alguns beneméritos do Canil do Sobral. Mas muito bom seria se solidariamente alguma instituição ou instituições pudessem e quisessem participar nesta obra de caridade, pois é disso que se trata, patrocinando dentro das possibilidades de cada uma, algo que pudesse ajudar a ultrapassar as dificuldades locais para que estes seres vivos pudessem viver com um pouco de dignidade. Também eles têm direito a ela.
Bem-hajam todos os Voluntários que de qualquer forma participam nestas Acções de Sensibilização, Associações e Canis Municipais.
A todos eles quero prestar a minha Homenagem.
Lourdes Henriques

4 comentários:

  1. Parabéns!
    Gostei muito desta publicação, relata muita coisa que se passa, ignorada por muita gente.
    Ao contrário de que pensam alguns "humanistas", se calhar demasiados, é possível preocuparmo-nos com os humanos e animais que sofrem e têm carências!
    Não é exclusivo de quem se julga acima dos outros, demonstrado por vezes algum desprezo ou ridicularizando aqueles que amam os animais e se preocupam com eles...
    É ingrato para aqueles que se dedicam de forma altruísta aos animais, abdicando tantas vezes do seu bem estar e dos seus momentos de lazer, tantas vezes recebendo em troca a ignorância..
    São verdadeiros heróis e heroínas!

    Filho velho

    ResponderEliminar
  2. PARABÊNS minha boa amiga Lourdes pelo seu excelente texto. pois foca um assunto extremamente interessante e delicado.
    É sem dúvida de "LOUVAR" o esforço de todas aquelas pessoas que de alguma forma tentam minimizar os efeitos causados pelo abandono dos animais. Os animais são nossos amigos e fiéis companheiros. Falo pela experiência porque tambem os tenho.
    No mês passado, estava eu com a minha amiga de quatro patas no consultório do veterinário, eis senão quando aparece uma Senhora com uma caixa de papelão. Lá dentro estavam quatro lindos gatinhos ainda bébés.
    Tinham sido abandonados junto ao contentor do lixo, ali bem perto do consultório.
    Entre as pessoas presentes gerou-se uma onda de solidariedade e todos arranjaram um novo lar. Felizmente estes tiveram um final feliz.
    Porquê maltratar e abandonar os animais? quando afinal eles dão-nos tanto sem nada pedir em troca! Merecem toda a nossa atenção e carinho.
    Um beijinho
    Rosa Santos

    ResponderEliminar
  3. Querida Milú
    Gostei muito deste seu artigo e das fotos que o acompanham.
    Como sempre pertinente e muito bem escrito.
    Já o tinha dito quando o li mas, não sei porquê, parece que o meu comentário se perdeu.
    Beijinhos
    Landa

    ResponderEliminar