VISITANTES

segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Miniaturas...um passatempo





José Manuel Vieira nasceu há 54 anos. Bombeiro de profissão, morador em Folgados, Sobral de Monte Agraço, tem uma paixão que há muito deixou de ser secreta: as viaturas dos bombeiros em miniatura – cisternas, carros ligeiros, ambulâncias, helicópteros, enfim, tudo o que motorizado se relaciona com os bombeiros. Em Sacavém, onde trabalha, é conhecido - para o distinguirem de outros homónimos - por “Sobral”.



Nutre este interesse há cerca de 28 anos. Uma após outra (a primeira foi adquirida na feira de Vila Franca, evoca), as miniaturas foram sendo adquiridas. Hoje, totalizam cerca de cinco centenas. De folha, madeira, lego, plástico, porcelana e até reciclagem de porcas e molas, perfilam-se em prateleiras cada vez mais curtas para tanta ocupação.



É com carinho que fala dos “seus carros”, sempre com um pormenor circunstancial à volta da peça, uma sirene, uma escada que se solta, uma mangueira que se estende... 
Propus-lhe divulgar, anuiu simplesmente sem grandes vaidades. Riu-se...
Estou convencido que, como o José Manuel Vieira, muitos Sobralenses têm interesses curiosos, secretos, interessantes que não se importariam de partilhar. Será?







































Afonso Faria

2 comentários:

  1. Olá Sr. Afonso.
    Obrigada pela sua fantástica descoberta, que deu origem a este excelente texto.
    Este SENHOR, como BOMBEIRO que é, demonstra bem a sua dedicação e amor à causa dentro e fora do quartel.
    Não sou colecionadora, mas admiro bastante quem tem essa paciência e
    gosto para o fazer.
    PARABÊNS pelo seu óptimo trabalho.
    Um abraço
    Rosa Santos

    ResponderEliminar
  2. Parabéns Sr. José Manuel pela excelente colecção que durante tantos anos tem conseguido manter e aumentar, com tanto carinho e dedicação.
    Não foi por acaso que seguiu a profissão de Bombeiro. Julgo que só pessoas com grande sensibilidade não se importam de arriscar a vida pelos outros. E isso nota-se na forma e carinho com que tem coleccionado todos estes brinquedos, apenas referentes aos bombeiros.
    Parabéns pela linda colecção, pela sensibilidade e pela generosidade ao escolher esta profissão.
    Que o Destino sempre o proteja.
    Lourdes Henriques.

    ResponderEliminar