VISITANTES

quarta-feira, 6 de novembro de 2013

“NUNCA DIGAS NUNCA”…

Estive alguns longos dias privada do acesso ao meu Novo Amigo, o meu Computador, pois “adoeceu e teve necessidade de ser internato no hospital” durante alguns dias para tratamento.

Senti um grande vazio, um desânimo, algo que me faltou e que já faz parte do meu dia-a-dia, como se fosse alimento para a alma.
Quando me reformei julguei ter-me libertado de máquinas, computadores, escritas, papéis, sei lá, tudo que me fizesse lembrar os quase quarenta anos que levei sentada a uma secretária.
Liberdade, liberdade de espírito, sem amarras.
Mas enganei-me. Ao invés do que supunha, descobri que, para além do trabalho “chato feito por obrigação” no computador, há nele uma outra parte, até há pouco tempo por mim desconhecida, que me despertou e me deu um novo alento para viver. Uma parte por desvendar, que me fascina.
Fartei-me de rendas, bordados, malhas, limpezas, enfim, tarefas algumas delas feitas muitas vezes por obrigação. Da TV, perdi completamente o interesse e há muito que dela me “divorciei”. Descobri, ou melhor, ensinaram-me a ir descobrindo os mistérios deste meu Novo Amigo, as viagens agradáveis que ele me pode proporcionar pelo mundo fora, as visitas a terras longínquas que foram meu berço de juventude e onde NUNCA mais tornarei a voltar … Mas …
“NUNCA digas NUNCA”…
E é isto que me fascina, viajar com um Amigo silencioso, que me mostra locais inimagináveis, que está sempre pronto a dar resposta às minhas dúvidas, que nunca me atira a primeira pedra como se não errasse …
E mais: aceita tudo o que escrevo sem se ofender, guarda no seu coração tudo o que lhe digo em confidência ou desabafo sem nunca me trair.
Sim, porque eu gosto de escrever, isto é que tem a ver comigo. Mas este meu Novo Amigo também me dá espaço para eu pôr à prova a minha imaginação, oferecendo-me condições para, entre muitas outras coisas, efectuar trabalhos artísticos com fotografias (outra coisa que me dá muito prazer) e fazer “Power-Points”, por exemplo.
E agora, imagine-se, agora “descobri” que também ele me ensina o caminho da arte cinematográfica! Apenas gatinhando, mas é o princípio.
Quem diria! Eu, nos meus 68 anos de idade, entusiasmada e desperta para aprender a compor alguns pequenos filmes, ou vídeos (como lhe queiram chamar). E por piada, o meu marido chamou-me um dia o novo “Leitão de Barros”… ah, ah, ah, eu, a fazer vídeos! Acha graça como é que tenho paciência, interesse e criatividade para continuar a aprender …
Pois é, até eu me interrogo! Se há dez anos atrás alguém me dissesse que eu ainda iria algum dia fazer um vídeo, ter-lhe-ia respondido imediatamente que NUNCA.
Mas mais uma vez a vida me mostra que esta é uma das poucas palavras que não deveríamos utilizar, pois o futuro é imprevisível e não sabemos o que ele nos reserva.
Já a pronunciei algumas vezes (poucas), convicta, na minha vida, e em todas elas falhei…
“NUNCA DIGAS NUNCA”…
Quem diria que nesta fase da vida, algo me despertasse a atenção, que não fosse a obrigação dos trabalhos de rotina de uma pessoa que acabou a sua vida profissional e apenas tem em mente as suas tarefas caseiras?
Que “segredos” terá ainda o destino para me desvendar?
Ou será que as suas revelações vão ficar por aqui?
Quem sabe? O futuro o dirá.
Mas uma coisa a vida me ensinou:
“NUNCA DIGAS NUNCA” …


Lourdes Henriques.

6 comentários:

  1. É verdade, a vida dá muitas voltas, e por vezes nas adversidades descobrimos talentos, aliado à vontade de aprender, obtêm-se resultados, mas acima de tudo, satisfação pessoal.
    Continua!

    Filho velho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tem razão, amiga Lourdes
      A Vida ensina-nos muita coisa e uma delas é não dizermos "nunca"
      Espero que continue com esse seu espírito de curiosidade e vontade de aprender
      A minha amiga é uma artista e é sempre um prazer ver as coisas novas que faz e partilha conosco
      Beijinhos

      Eliminar
  2. Olá minha Amiga Lourdes, gostei imenso da maneira como descreveu o seu novo Amigo.
    Subscrevo inteiramente. Há já à alguns anos que tenho um PC em casa, mas não me sentia atraída por ele, só lhe tocava para limpar o pó. O que é certo, é que à cerca de dois anos a esta parte, mantenho uma grande relação de amizade com o meu PC. Entendemo-nos "às mil maravilhas".
    Todos os dias se aprende com ele novos ensinamentos, chega a ser viciante.
    Posso agradecer a quem teve a paciência de ensinar o que hoje consigo fazer, e que me deixa muito feliz.
    Por experiência própria, concordo que, "NUNCA devemos dizer "NUNCA".
    Obrigada por partilhar os seus novos desafios.
    Beijinhos
    Rosa Santos

    ResponderEliminar
  3. Olá Amiga Milú.
    Como a Milú também eu arranjei um amigo para todas as horas! Aprendo umas coisas..
    .Gosto muito da maneira como nos conta a sua aventura e pelos vistos não ficar por aqui! PARABÉNS!
    Obrigada pela partilha.
    Beijinhos.
    Luisa

    ResponderEliminar
  4. Lourdes, é isso mesmo "nunca diga nunca" :)
    Adorei os vídeos que você fez, pois além de serem muito bem feitos, são trabalhos de reportagem e história.
    Você está de parabéns e continue !!!
    Um beijinho prá você

    ResponderEliminar
  5. Quero agradecer a todos que comentaram as vossas simpáticas palavras. É sempre um grande incentivo para quem "transpõe" uma barreira, saber que conseguiu algo que os outros apreciam.
    Obrigada a todos pela força e coragem que me transmitem.
    Um beijinho a todos vós.
    Lourdes.

    ResponderEliminar