VISITANTES

sexta-feira, 22 de novembro de 2013

REGRESSO ÀS ARTES CÉNICAS

Eis-nos de novo reunidos na aula das Artes Cénicas.
É com alegria que voltámos ao “nosso espaço” para podermos dar largas à imaginação, confraternizando e tentando absorver o que o Manuel Augusto tem para nos ensinar, relativo às Artes de Representar e de dizer Poesia.
Foi com muito entusiasmo, alegria até, que de uma forma muito interessante nos foi demonstrado como, por exemplo, uma mesma notícia pode ser interpretada de várias formas, transmitindo assim um sentido diferente, consoante o ênfase na leitura e expressão de quem a transmite.
Surgiram algumas dificuldades, pois trata-se de pessoas que na sua vida, de uma forma geral, não tiveram contacto com este tipo de actividade. Mas se pensarmos no passado e nos lembrarmos do que se fazia há um ano atrás, altura em que começaram estas aulas, podemos considerar-nos uns Vencedores. Alguns de nós nunca tinham lido um poema, por exemplo. Hoje são capazes de o fazer sem grande dificuldade.
Há até quem, com uma idade já avançada, consiga dizer de cor um poema ou até contar uma história. E para quem dizia que não era capaz de nada … Uma verdadeira surpresa, pelo menos foi a apreciação do professor e cuja evolução todos nós acompanhámos.
Foi com bastante expectativa e interesse que recebemos a notícia de que, se não nos dispersarmos, colaborarmos e esforçarmo-nos um pouco, talvez seja possível fazermos um pequeno espectáculo até ao fim do ano lectivo, nem que seja só para nossa própria apreciação e divertimento. Sim, porque esta aula não é uma aula rígida, de carácter individual e matéria cansativa. Há uma interacção salutar entre as pessoas, que nos oferece por vezes momentos hilariantes, de boa disposição, e que nos faz despertar o interesse pela descoberta desta arte.
Obrigado Manuel Augusto por ter voltado a participar numa aula que nos estimula e desperta para a intercomunicação como pessoas, ajudando-nos a sair do nosso individualismo e egocentrismo.


Com a sua entrega e ajuda sei que chegaremos todos a bom porto. Bem-haja.
Lourdes Henriques 

1 comentário:

  1. Olá minha boa amiga Lourdes
    Gostei muito de ler o seu texto sobre as artes cénicas. Fico contente por saber que as aulas vão continuar. Ainda retenho na memória aquela bonita tarde de Poesia a que tive o prazer de assistir, da qual gostei muito. Onde, na minha modesta opinião todos os participantes tiveram um excelente desempenho. Força, continuem! O céu é o limite!
    Um beijinho da sempre amiga
    Rosa Santos

    ResponderEliminar