VISITANTES

domingo, 21 de julho de 2013

V AUDIÇÃO EMES


Decorreu no passado dia 14, no Cine-Teatro do Sobral de Monte Agraço, a V AUDIÇÃO EMES (Escola de Música Emanuel Soares). Esta escola está situada situada em ALCAREIA, freguesia de Stº. Quintino.

Mariana e orquestra
É um projecto muito interessante em que o responsável pelo ensino do acordeão é o jovem professor Emanuel Soares.
Iniciou o espectáculo uma pequenina de nome Mariana Matias, que cantou duas canções infantis acompanhada pela orquestra EMES. Foi uma verdadeira gracinha e é uma demonstração de como a música é importante na vida das crianças. Desempenhou o seu papel na perfeição. Parabéns Mariana, desejo que continues a cantar e que a tua família saiba sempre compreender e acompanhar o teu sonho, não te impedindo assim de seres feliz.
Orquestra EMES
Seguiu-se o Sr. Manuel Veiga acompanhado pelo professor Emanuel, que nos ofereceu duas pequenas peças, demonstrando-nos assim que, apesar de já não ser um jovem, desde que haja vontade, é sempre tempo para começar. Parabéns e muita força para seguir em frente, Sr. Manuel. Não desista do seu sonho.
Também os jovens solistas Pedro Alexandre, Luís Valente, Rafael Brás, Rute Gomes e Joana Costa nos presentearam com duas peças cada um deles.
Estes cinco jovens alunos da escola formam a Orquestra EMES que é dirigida pelo professor Emanuel. Também contaram com a presença de dois grandes acordeonistas convidados, a Sofia Henriques já nossa conhecida e o Vitor Apolo da Lourinhã, que os acompanharam na interpretação de três peças, com grande êxito.
E o espectáculo musical terminou com Chave de Ouro: o Trio ad Lib composto pelo próprio Emanuel e os convidados Sofia e Vitor, que interpretaram três números musicais de uma forma tão magnífica, que de pé, por duas vezes, o público aplaudiu e pediu entusiasticamente que interpretassem mais músicas. E ofereceram-nos mais duas excelentes peças.
Obrigada aos três excelentes intérpretes. Formam um Trio Espectacular. Parabéns. Continuem e não desistam.
No final das actuações foram entregues flores a todos os participantes e ainda diplomas aos alunos.
Trio  AD LIB
O Sr. Presidente do Concelho foi chamado ao palco e disse algumas palavras de apreço e incentivo a todos estes jovens, tanto aos alunos como ao professor.
O público não foi muito, cerca de uma centena, mas os que participaram foram todos unânimes na sua intervenção e aplausos.
É caso para dizer: “Eram poucos mas bons”.
E para terminar esta minha “pequena Homenagem”, quero desejar a todo este projecto as Maiores Felicidades.
A música é o alimento da alma”. Continuen, professor e alunos, para que no futuro, pelo menos aqui no concelho, haja quem ainda possa sonhar e realizar os seus sonhos.
Parabéns a todos.
Lourdes Henriques

2 comentários:

  1. Amiga Lourdes náo estive presente neste V Audição EMES, por não estar na vila no dia do concerto, mas se já tinha tido pena de não puder assistir, mas triste fiquei ao ler o seu texto, devia ter sido muito bonito... paciêmcia, talvez para a VI Audição,já possa estar presente.
    Falou-nos que estava pouco público, perto de uma centena, para a assistência do costume até foi muito bom, eu já tenho assistido a filmes com, sómente,além de mim, seis ou sete pessoas.
    Temos que incentivar os Sobralense a usufruir de uma casa tão bonita e com tão boas condições como é o nosso Cine-Teatro, onde tenho assistido a boas peças de teatro, bons espectaculos de variedades e tão bons filmes. É só uma questão de hábito...habituem-se Sobralenses
    Maria Alexandrina

    ResponderEliminar
  2. Foi de facto um espectáculo muito agradável e interessante, mesmo para um leigo como eu, para mais duro de ouvido como não há outro. Surpreendeu-me a simplicidade com que todos os intervenientes se apresentaram e, noutro aspecto, a actuação conjunta sob o título de Orquestra EMES.

    Se bem entendi e recordo o que lá foi dito, só dois dos alunos são do Concelho do Sobral, Luis Valente e Rute Gomes, o que mostra a abrangência da Escola. E por falar em Rute Gomes: os alunos não só tocaram como apresentaram o espectáculo. (Até quase metade da Audição até pensei que o maestro era mudo, mas depois viu-se que não, e que até fala bem). Mas quero destacar o à-vontade com que a Rute Gomes se dirigia à assistência: tocou bem, pareceu-me, e apresentou “como gente grande”.

    Sobre o “Trio ad lib” já a Lourdes disse tudo; e se quem sabe da “poda” já disse tudo, que posso eu dizer? Parabéns aos intervenientes na Audição e … à repórter…

    Auzendo

    ResponderEliminar