VISITANTES

sábado, 6 de julho de 2013

Encerramento do ano lectivo das Escolas de Música Pantomima


Foi assim, com este cartaz sugestivo, que o Projecto Pantomima, do Grupo Crisalis, anunciou a festa de encerramento do ano lectivo das escolas de Música do Sobral e do Milharado. E, mais uma vez, da crisálida surgiu aos nossos olhos uma borboleta enternecedora e alegremente sonhadora. Quando esperávamos que nos fossem apresentando pequenos trechos musicais, alguns ilustrados com umas danças a propósito e tudo intercalado por uma ou outra curta representação teatral, eis que… 
Duas “manas ursas” nos aparecem maquilhadas e adequadamente travestidas, e começam acontar-nos a história de uma das suas noites, dos seus medos, dos seus fantasmas e da luta que travam para enfrentarem a vida tal como ela se apresenta.Da entreajuda a que se entregam para que ambas superem as dificuldades.
 E não estão sós, claro: a cada episódio, grupos de familiares e amigos, cantam, dançam e tocam à medida que a história avança, sempre com o mesmo fio condutor, numa encenação segura do princípio ao fim, durante cerca de uma hora.
As fotos mostram que os mais destacados intervenientes na ilustração das cenas sugeridas pelas “manas” foram os mais jovens elementos da família, sobralenses e milharadenses … enquanto à volta todos ou outros, do mais velho à mais jovem violinista, compenetradamente acompanhavam com os seus instrumentos musicais.
Para conseguirem este bonito espectáculo, as duas escolas juntaram-se e ensaiaram freneticamente nos dois dias que antecederam o concerto, sempre sob a orientação de Miriam Araújo e Ana Rita Carreira. As dezenas de pessoas, pais e outros familiares dos intervenientes, que emolduraram a sala da Associação de Melhoramentos da Tituaria, deram por bem empregue o tempo que ali estiveram, e alegraram-se certamente com os resultados obtidos pelos familiares ao frequentarem as escolas.
Não estivemos em presença, claro, das manas von Trapp. Mas também ali havia muita “Música no coração”, a Maria estava ali bem representada; não nos foi mostrada naturalmente nenhuma das “Mil e uma noites” de que fala a história; mas foi um regalo assistir ao desenrolar daquela noite
diante de nós … feita dia: Xerazade bem pode sentir-se orgulhosa das suas sucessoras.

José Auzendo

2 comentários:

  1. Festas e... festas, de todas as escolas, crianças e adulto em franca confraternização. Como tenho três filhas, também participei em diversas festas de fim de ano, e sei da alegria das crianças em ver os pais a colaborarem com elas.
    Percebo, que foi interessante até para os adultos que assistiram à festa do fim ano lectivo das Escolas de Música Pantomina pelo que descreve o Professor Auzendo, e o que importa mesmo é que as crianças tenham ficado felizes...
    Maria Alexandrina
    Maria Alexandrin

    ResponderEliminar
  2. Quero felicitar os criadores do Projecto Pantomima pelo trabalho espectacular que estão a prestar às crianças.
    Tenho filhos e netos e sei que uma das coisas que mais alegria e orgilho dá às crianças, é ver os pais participare, activamente nas suas festas. Estas, serão as festas que marcarão a história das suas vidas e que nunca mais vão esquecer.
    Parabéns aos pais que compreendem e se disponibilizam para participar nas actividades dos filhos, pois tudo este trabalho será sempre uma mais valia para a formação dos seus filhos, como seres humanos com carácter e sentimentos de solidariedade.
    Bem-hajam a todos os intervenientes no Projecto.
    Obrigada Auzendo por nos dar a conhecer mais este trabalho tão valioso que infelizmente está ainda tão pouco divuldado.
    Lourdes Henriques.v

    ResponderEliminar