VISITANTES

segunda-feira, 1 de abril de 2013

Páscoa - Procissão das velas


E mais um ano passou, mais uma Semana Santa nos fez meditar na Vida e Paixão de Jesus Cristo.
Apesar de um tanto ou quanto distanciada da igreja, a minha Fé e educação cristãs nunca foram abaladas. Como tal, respeito e continuo a creditar no Homem que há 2000 anos veio ensinar-nos que todos somos irmãos, veio pregar o Amor, Paz e Harmonia entre os homens, e por eles deu a Sua Vida deixando-se crucificar numa Cruz.

E da minha varanda assisti, uma vez mais, à passagem da Procissão das Velas.
Muitas dezenas de crentes iluminaram com velas acesas o caminho percorrido por Cristo Crucificado, Rezando a Via Sacra. Também as varandas estavam iluminadas, uma tradição de quem acredita na passagem do Filho de Deus pela terra.
Fiquei emocionada, e pedi a Deus que fizesse com que a Morte do Seu Filho tivesse valido a pena. Tocou-me fundo pois recordei os tempos de jovem adolescente em que também eu fazia parte desse público acompanhante e acreditava piamente que o mundo ia ser melhor…
Que tenham tido uma Santa Páscoa, Renascimento!
Lourdes Henriques

6 comentários:

  1. Minha boa amiga Milu
    Afinal tinha uma postagem tão interessante ! A procissão é sempre comovente e a Via Sacra em especial, faz-me lembrar sempre a nossa própria "via sacra!" O nosso dia a dia é a nossa "via" sacra...
    Beijinhos
    Luisa

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tem razão Amiga Luisa.
      A nossa vida é a nossa "Via Sacra". Uns com mais, ou com menos espinhos, mas todos a temos que carregar até ao Calvário. Os "nossos espinhos" são diferentes dos da Coroa que Cristo carregou, mas metaforicamente falando, não deixa de ser a nossa cruz, os nossos espinhos ...
      Beijinhos da
      Milú.

      Eliminar
  2. A mim, a "tradição", já com 20 anos, faz-me passar esta quadra no Alentejo, eu que sou minhoto...Por isso, nunca tive oportunidade de assistir a esta tradição sobralense. De resto, não me lembro de no Minho se fazer algo do género; e se se fez, nunca participei.

    Um mundo melhor, Lourdes? Como hoje é dia das mentiras, melhor , melhor é ficar por aqui...

    Auzendo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Amigo Auzendo
      Quanto a tradições, "cada terra com seu uso, cada roca com seu fuso", já dizia a minha avó. Por isso é natural que no Minho as festas, sejam religiosas ou não, sejam festejadas de outra forma.
      Quanto a "um mundo melhor", apesar de hoje ser o dia das petas, eu ainda sou daquelas que vai acreditando em qualquer coisa ...
      "A Esperança é a última a morrer", e como boa romântica que sempre fui, não é agora que vou deixar de o ser!
      Talvez não no nosso tempo, mas pode ser que, apesar do (?), tudo se modifique para melhor. Temos cá os nossos filhos, os netos e possivelmente bisnetos, e quanto mais não seja por eles, temos obrigação de não deixar extinguir a chama da Esperança ... mesmo que muito ténue, mantenha-mo-la acesa!
      Um abraço
      Lourdes.

      Eliminar
  3. Amiga Lourdes leio sempre com prazer o que escreve e acho que escreve com muito sentimento, a minha opinião em alguns casos pode ser diferente, no entanto respeito,assim fui educada.
    Mas quero esclarecer que esta tradição no Sobral é recente...
    Noutros tempos, não me lembro de ter havido procissões no Sobral.
    Se Cristo veio ao Mundo para um "Mundo melhor",muita coisa de ser mudada, começando como disse o Papa Francisco, pela sua Igreja.
    Maria Alexandrina

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Amiga Alexandrina
      Quero agradecer a sua intervenção, pois como sabe, sou "caloira-veterana" nesta terra. Sei que o Sobral é uma terra onde, em tempos já remotos, teve contestatários à religião Cristã. Mas sempre houve e haverá quem não respeite as ideias dos outros. Mas eu acho que, desde que não se prejudique ninguém, somos livres de pensar e agir de acordo com as nossas convicções. Quem quer ser respeitado, tem que dar o exemplo e ser o primeiro a respeitar os outros.
      Mas quando me referi à procissão e me lembrei da minha juventude, nessa época, e estava eu em Macau, era a Procissão do Senhor dos Passos, em que o andor levava a imagem de Cristo vestindo uma túnica roxa, carregando a cruz às costas. Esta Procissão das Velas julgo que é uma prática mais recente, pois a Via Sacra era praticada dentro da igreja nessa época.
      Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades.
      E tal como disse, e muito bem, oxalá que este novo Papa Francisco, consiga dar a volta que a Igreja tanto precisa.
      Vamos ver se a corrupção, a pedofilia e tantas outras práticas condenáveis instaladas no seu seio lhe deixarão "espaço de manobra" para essa "limpeza" ...
      Um abraço
      Lourdes.

      Eliminar