VISITANTES

domingo, 21 de abril de 2013

Destaque 14

Estamos a publicar neste espaço pequenos resumos biográficos de pessoas de qualquer idade que, nascidas ou residentes no Sobral, conseguiram que os seus nomes “saíssem” do Concelho, por algum feito realizado no domínio das letras, das artes, da ciência, do desporto. Se não fosse excesso de pretensiosismo, diria que estamos a cantar “aqueles que por obras valerosas se vão da lei da morte libertando”, citando Camões. Mas é isso que desejamos que venha a acontecer… Colabore connosco, escrevendo para sobral.senior@gmail.com indicando-nos o nome e contacto de alguém que julgue merecer integrar esta galeria ou, se for o caso e preferir, enviando-nos a própria biografia.

E o destaque de hoje vai para … 


Rosália Saldanha

e Matilde Reis



Campeãs em Atletismo




Rosália Cristina Mateus Saldanha, mãe de Matilde Reis, nasceu em Março de 1973, em Lisboa, mas foi criada e sempre viveu, e vive, em Sobral de Monte Agraço, onde estudou até ao 9º ano de escolaridade. É filha de Rogério Saldanha e Cidália Mateus Saldanha, ligados ao ensino de condução automóvel, no Sobral. Prosseguiu os seus estudos em Torres Vedras, e tirou o Curso de Farmácia na Universidade Clássica de Lisboa, concluído em 1996.
Começou então o seu percurso profissional, tendo trabalhado em Torres Vedras e em Lisboa, primeiro em farmácias de terceiros, mais tarde por conta própria, situação que se mantém: é proprietária da Farmácia Madragoa, na Póvoa de Santa Iria. Madragoa porque foi na Madragoa que a farmácia existiu inicialmente, sendo entretanto transferida para a Póvoa. Casou e tem dois filhos, a Matilde Reis, agora com 11 anos e o Martim Reis, de 8, este também já desportista: pratica hóquei em Patins na Física de Torres.
Rosália sempre fez muito desporto: basquetebol na Escola e na Faculdade; futebol - uma das suas paixões - no Monte Agraço F.C. Continua adepta do futebol, sendo benfiquista assumida. Depois de casar, abrandou essa atividade competitiva em equipa, mas continuou a correr, em corta-matos, corridas, trail-runnings (corridas nos montes … subindo e descendo) e a fazer caminhadas – já fez caminhadas um pouco por todo o País, entre elas três Marchas dos Fortes de 43 km. Considera-se mais “fundista” que velocista, gosta mais de corridas com 10 km ou mais…Também gosta de trails citadinos, subindo e descendo, por exemplo, as ruas da Lisboa antiga.

Entenderam, ela e o marido, que deviam inscrever a filha, Matilde Reis, no Sport Clube União Torriense, para praticar atletismo, de que ela gostava. E lá continua sob a orientação de José Manuel Francisco, com resultados muito interessantes: ganhou o Corta-Mato do Oeste, o Mega-Kilómetro do Oeste e foi escolhida para representar o Agrupamento de Escolas do Oeste em prova realizada em Gaia, onde obteve um 5º lugar a nível nacional. E no dia 14 de Abril ganhou, na categoria de “Benjamins”, em Torres Vedras, a “Milha SCUT 96 anos”, à frente de muitos outros colegas … rapazes. Além de atletismo, a Matilde pratica basquetebol na Física de Torres Vedras.
Foi a partir da prática da Matilde no Torriense que o treinador desta desafiou a Rosália a inscrever-se também na equipa. Ela aceitou e tem gostado. Ganhou um corta-mato em Santo António dos Cavaleiros, fez um segundo lugar nos Olivais. Foi desafiada a participar no Campeonato Nacional de Veteranos de Pista Coberta, já em 2013, em Pombal. Uma estreia nas corridas em pista, que não podia ter corrido melhor: venceu a prova dos 3 000 metros, sagrando-se Campeã Nacional de Veteranos 1. Mais recentemente, ficou em 2º na mesma prova da Milha que a Matilde ganhou…
Sente-se bem neste novo desafio, onde participa, compete, procura superar-se em cada prova e, também muito importante, acompanha a Matilde. Está grata ao acompanhamento que a Rádio Oásis tem feito da participação delas nas competições em que têm participado; sente que é importante essa divulgação, que a Rádio aliás faz do desporto do Oeste em geral.

José Auzendo

5 comentários:

  1. Se a minha memória não me atraiçoa, a Rosália nasceu a 28 de Março de 1973 e eu, pobre mortal, fiz exame de condução no dia l6 de Abril de 1973. O grande receio do meu instrutor era que eu tivesse que fazer exame na parte alta de Santarém, conhecida nesse tempo pelo nome de “aldeia dos macacos”, pelas suas ruas estreitas e muito ingremes…Pois é… como não podia deixar de ser, lá fui eu parar à “aldeia dos macacos” e o Senhor Rogério (Saldanha) acompanhou-me ao longo de todo o exame de condução, e tinha como missão entreter o examinador para ele não se aperceber dos eventuais erros que eu ia fazendo…E então, o tema de conversa, entre eles, mas em voz alta, desde o princípio ao fim, foi a Rosália: “o orgulho de ser pai” e depois as dúvidas que tinha sobre o nome da criança, “a mãe é Cidália e que tal pôr “Rosália” à filha”, que acha?
    Aqui nasceu em mim uma afinidade com a garota, e tudo o que lhe dizia respeito me interessava… Conversei muitas vezes com o pai sobre a sua evolução escolar, e a Rosália era falada nas nossas conversas em casa, como um exemplo. Depois ela ligou-se por matrimónio a uma família de que muito gosto e estimo, motivo pelo qual eu conheço, mais ou menos bem, esta “bela” família.
    Tive muito prazer em ler o que o Senhor Auzendo escreveu sobre mãe e filha, e a Rosália é um bom exemplo de que a vontade e o empenho ultrapassam obstáculos e que a tenacidade foi sempre seu apanágio.
    Por tudo à Rosália e à Matilde, um beijinho muito grande de parabéns e também para o pequeno Martim
    Maria Alexandrina

    ResponderEliminar
  2. Quero dar os meus parabéns à Rosália e à Matilde, mãe e filha, pelos seus êxitos desportivos. Embora não tenha grande convívio com elas, conheço-as e dou-me muito bem com os pais da Rosália, a Cidália e o Rogério. Estão mesmo de parabéns pela filha e neta lutadoras desportistas.
    Mas não posso esquecer o Martim que, há 4 anos atrás frequentava a piscina do Sobral e nadava lindamente. Era um menino que eu admirava muito, pois era ainda tão pequeno e nadava lindamente numa piscina com 2 metros de altura. Parabéns também ao Martim e que continue a percorrer o seu caminho desportivo sempre com êxito, tal como a mãe e a irmã.
    Um beijinho para os 3.
    Lourdes Henriques.

    ResponderEliminar
  3. As minhas amigas já disseram tudo sobre a Rosália, a filha e mesmo o filho. Eu apenas quero dar também os meus parabéns, e desejar muitos mais êxitos.Só lamento que na época da minha mocidade não tivesse as oportunidades que hoje existem, pois adoro desporto; mesmo assim ainda consegui andar de bicicleta e andar de patins e era uma festa.
    Lisete

    ResponderEliminar
  4. Bom dia Prof.Auzendo,
    Obrigada por nos trazer mais este apontamento de grande interesse,pois só assim pessoas como eu que, não tendo conhecimento dos factos passamos a ter.Não conheço a Rosália nem a filha mas, conheço bem os Pais e o irmão Pedro. De todo o coração desejo às duas que DEUS lhes dê muita saúde para poderem prosseguir a sua ambição, e também os meus sinceros parabêns pelos êxitos alcançados até aqui.
    Professor se me permite, gostaria de aproveitar esta oportunidade para dizer o seguinte: não é, ou pelo menos não tem sido meu hábito fazer comentários neste blogue mas, hoje decidi fazê-lo por dois motivos. O primeiro: fazer este comentário, até porque há sempre uma primeira vez para tudo. O segundo: quero agradecer às minhas amigas/os uns virtuais outros não, a maneira sempre tão simpática e até carinhosa com que têm comentado os meus modestos apontamentos. Estou muito feliz por fazer parte deste cantinho, ou seja o Sobral Sénior,onde tenho conhecido pessoas fantásticas e até já fiz algumas amizades.
    Bem Hajam
    Um grande abraço para todos.
    Rosa Santos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Rosa

      É bom vê-la em "jogo", seja nos apontamentos que nos tem trazido, seja agora nesta "pequena área" dos comentários. Espero que os amigos que refere tomem conhecimento do agradecimento que lhes dirige, embora eu tenha a certeza de que eles não comentam, não escrevem, para que se lhes agradeça. Mas é sempre bom ver que o que tentamos transmitir tem algum eco nos outros.

      Continue a escrever-nos. Faço minhas as últimas palavras do nosso amigo Carlos Santos no comentário de hoje ao seu texto sobre a Serra do Olmeiro...

      Auzendo

      Eliminar