VISITANTES

quinta-feira, 18 de abril de 2013

Caminhando pela Serra


A Serra do Olmeiro, vulgarmente conhecida por Serra dos Casais, com 439m de altitude, pertence numa parte à freguesia de Santo Quintino (concelho de Sobral do Monte Agraço), noutra parte à freguesia de Arranhó (concelho de Arruda dos Vinhos). Ao subirmos a encosta vindo do lado dos Casais de Santo Quintino - uma povoação edificada no sopé desta mesma serra, vamos encontrar já numa zona plana um
magnifico miradouro composto por: uma pérgula, duas mesas redondas e assentos em pedra. Aí, se assim o desejarmos, podemos descansar após uma caminhada, fazer um piquenique, encher os pulmões de ar puro e desfrutar de toda aquela deslumbrante vista panorâmica, onde as cores se misturam e o olhar quase se perde no infinito. Como se toda essa beleza não chegasse ainda temos um “cheirinho” a eucalipto que nos refresca a alma. Por tudo o que acabei de descrever apetece-me dizer: Obrigado meu DEUS.
Um pouco mais à frente e do outro lado da estrada, temos um Crossódromo com cerca de 1500m de extensão, onde nos domingos de Páscoa se realizavam provas nacionais de motocross. Presentemente encontra-se encerrado. Desta serra faz parte uma vasta área de plantação de eucaliptos que, para além de contribuírem para o enriquecimento da beleza natural, também são uma fonte de rendimento para os seus proprietários. É de lamentar que, devido à maldade existente no coração de algumas pessoas, ali deflagrem com frequência grandes incêndios, e para que a destruição não seja total, mais uma vez, lá estão os nossos SOLDADOS da PAZ com toda a sua bravura e mestria. BEM HAJAM. No ano seguinte, ali estão eles, prontos para renascer das cinzas e com o tempo prepararem-se, quem sabe, para uma nova destruição (ou talvez não)!
Fazem parte desta serra vários moinhos de vento tradicionais, onde os moleiros de então, após recolherem o milho e o trigo junto das pessoas, os transformavam em farinha, da qual era retirada a chamada “maquia“ para pagamento do seu trabalho, e depois era entregue às freguesas, como se dizia na época, com a qual era feita a “amassadura” e cozido o pão uma vez por semana. Hum! E que saboroso que ele era. Hoje, salvo raras excepções, encontram-se desactivados devido às novas tecnologias. Hoje, no alto dos montes, as pás dos velhos moinhos deram lugar a outras, às dos muitos moinhos eólicos .
Na vertente virada a sul podemos encontrar uma capelinha que tem como padroeiro São Geraldo, e de onde, todos os anos no princípio de Junho, sai à rua a procissão.
A nível histórico, esta Serra desempenhou um papel muito importante na época da 3ª invasão Francesa, hoje conhecida como Linhas de Torres Vedras. É por isso fundamental referir a existência de vários fortes, sendo o de maior relevo o forte Grande, também conhecido por forte do Alqueidão, supostamente por na encosta da Serra virada a nascente se encontrar uma povoação com esse mesmo nome. Nessa mesma encosta podemos usufruir de um excelente parque de merendas, onde estão reunidas todas as condições para quem o desejar passar uma tarde muito agradável. Ao visitarmos este forte vamos encontrar um novo miradouro que mais uma vez nos permite observar toda aquela fantástica paisagem, e de onde, nos dias de sol, nos é dado avistar em toda a sua periferia, por exemplo a Serra de Palmela, Sintra e tantos outros pontos longínquos.
Ao surgir a ideia de escrever sobre esta zona pensei: o que é que vou dizer, uma vez que é apenas uma serra?! Mas aprofundando os conhecimentos, as ideias foram surgindo e logo me apercebi que muito haveria para contar. Espero que suscite o interesse dos leitores do nosso blogue, principalmente aos que ainda não conhecem para fazerem uma visita a este belo local onde a natureza tanto se esmerou.

Rosa Santos


4 comentários:

  1. Amiga Rosa li como muito gosto o que escreveu sobre a Serra do Olmeiro e dou-lhe os meus parabéns, só uma "alma sobrelense" descreve assim as belezas do seu concelho.
    Conheço a Serra desde pequena, em que por caminhos pouco transitáveis onde se subia um passo e descia dois, escorregávamos nas folhas dos eucaliptos, muito a custo por meio de mato se chegava ao cimo. Lembro-me também de a ver coberta de neve, uma maravilha para a nossa vista, tão pouco habituada a cenários desta natureza no nosso concelho, e de tanta beleza.
    Últimamente em caminhadas organizados subi e desci agora por caminhos mais decentes,todas as vertentes da Serra e nas visitas no âmbito do bicentenário das Linhas de Torres apreciei toda a obra de recuperação que ali se operou, tem razão... é linda a nossa Serra.

    É muito bom que se deixe aqui retratado e da forma quase poética que o fez, as belezas da nossa terra.

    Obrigada
    Maria Alexandrina

    ResponderEliminar
  2. Olá Amiga Rosa
    Parabéns pelo seu tão exaustivo trabalho que me transmite ser feito com muito amor por uma pessoa de grande sensibilidade.
    Como sabe caí aqui "de pára-quedas" há 11 anos e é com muita curiosidade que acompanho todos estes trabalhos descritivos de usos, costumes e história do passado, que têm sido colocados aqui no blog, por pessoas que de uma ou outra forma, têm conhecimento e interesse por tudo o que fez e continua a fazer a história deste tranquilo cantinho do Oeste, como eu costumo apelidar.
    Obrigada amiga e continue. Adorei ler e espero por mais.
    Beijinho da
    Lourdes.

    ResponderEliminar
  3. Amiga Rosa:Eu que durante nove anos passei à sua porta diariamente para além de a conhecer há muitos anos não imaginava que a sua figura escondia tão grandes qualidades.Quando na escola começamos a comunicar, foi com agradável surpresa que percebi a pessoa que a Rosa é, assim como a boa comunicação entre o casal, que bastante me surpreendeu.Agora após ler este artigo devo dizer-lhe amiga Rosa que por vezes as oportunidades nos passam ao lado, porque se a Rosa tivesse tido oportunidade de estudar e atingir formação, eu pergunto aonde é que teria chegado, visto que tem apenas a instrução primária, para alem de escrever cartas ao marido quando da sua passagem pelo ultramar.Pois a Rosa tem um sentido de observação muito desenvolvido, o que é de louvar.Gostei muito

    ResponderEliminar
  4. Que bem minha querida amiga e prima Rosa.
    Gostei imenso tem muito jeito para a escrita...
    Bjs das suas meninas.

    Dina e Bruna

    ResponderEliminar