VISITANTES

domingo, 7 de abril de 2013

AMIZADE

O amigo faz a ponte...
Hoje lembrei-me de escrever algo sobre a AMIZADE, a VERDADEIRA AMIZADE.
Afinal o que é a AMIZADE?
Na minha opinião, é um sentimento que brota e se cultiva com a convivência. Quantas vezes encontramos pessoas que não nos inspiram grande confiança e após as conhecermos bem, chegamos à conclusão que estamos enganados. E outras vezes, tantas vezes … julgamos encontrar alguém a quem se pode chamar de Amigo, em quem se pode confiar, mas que algum tempo depois acaba nos desiludir, por nos falsear e muitas vezes até, trair!
Normalmente as pessoas sãs não vêem maldade nos outros e por vezes são as que são mais enganadas e mais sofrem pelas Falsas Amizades.
dá-nos suporte...
Amizade é um sentimento que não se explica, é algo que brota naturalmente, instintivo, sente-se e transmite-se sem hipocrisias. Julgo que é uma das formas puras de Amar o próximo, sem qualquer interesse que não seja a reciprocidade.
E quando se encontra essa Verdadeira Amizade há que tentar preservá-la e conservá-la para o resto da vida, pois enquanto andamos por cá, neste mundo, embora muitos julguem que por terem poder económico ou posição social de destaque não precisam de ninguém, estão redondamente enganados, pois todos fazemos falta uns aos outros e ninguém consegue ser feliz isoladamente, solitário. Um Verdadeiro Amigo faz-nos sempre falta.

A propósito escrevi há alguns anos um poema  que  transcrevo um excerto:
UM AMIGO
É alguém que nos quer bem,
Alguém de quem gostamos,
Alguém que ‘stá sempre pronto a ouvir-nos
Quando reclamamos,
E que ao sentir-nos vacilar
Tem sempre um carinho p’ra nos dar!
a Amizade tem que ser trabalhada...
Mas ser Amigo,
Também é dizer não ...
É chamar-nos à realidade,
À atenção,
Quando a nossa verdade
Está fora da razão!
………………………
………………………
Ser Amigo,
É abdicar de si próprio em prol de alguém,
É dar o que de melhor a alma tem,
………………………
………………………
Felizes os que conseguem encontrar na vida VERDADEIROS AMIGOS, pois essa é a maior riqueza que o ser humano pode ambicionar. Há membros da mesma família que por vezes não nos dizem nada, enquanto que um VERDADEIRO AMIGO, está sempre ALI, quando precisamos de um ombro para nos apoiar, de uma palavra de conforto.

Um amigo, é sempre amigo,
Mesmo quando nos diz “não”!
O que conta é o que se sente
Cá dentro do coração …
amizade é abraço...
Na gíria há muito o hábito de por tudo e por nada dizer que “é meu amigo”. Nada de ilusões nem confusões. Ser AMIGO é algo que vem do coração, os outros, apenas são conhecidos. E mesmo desses, há uns melhores, mas outros, nem tanto… e desses, o melhor será afastarmo-nos… pois nada de bom terão para nos transmitir.
Há que haver sensibilidade para saber separar o TRIGO do JOIO…
E pessoalmente, numa fase da vida em que já não esperava encontrar mais AMIGOS, em que pensava que tudo estava a terminar pouco a pouco, que já nada tinha para descobrir na minha vida monótona, congratulo-me de ter, em boa hora, entrado para o Clube Sénior Gente Gira do Sobral, pois aqui vim encontrar algumas PESSOAS que conseguiram ocupar no meu coração o lugar de tantas outras que já perdi ao longo da vida…
Bem hajam pela vossa AMIZADE. Sei que não estou SÓ.
Um abraço a quem se considerar meu AMIGO.



Lourdes Henriques 

11 comentários:

  1. A minha madrinha cantava esta quadra, do cancioneiro popular:

    Rapariga a tua vida,
    Não a contes a ninguém
    Uma amiga tem amiga,
    Outra amiga...amiga tem.

    Acho eu que na amizade verdadeira, esta quadra não faz sentido. Tive e tenho diversas amigas, mas amiga,em quem pudesse confiar e fomos amigas a vida inteira, brigávamos em crianças, mas em adultas fomos muito unidas,a distancia não quebrou a nossa amizade, partiu há um ano, ficou a saudade e amizade é eterna.
    Amiga Loudes acho que consigo é fácil fazer amizade é tão simpática e prestável, por isso
    tenho o atrevimento de lhe dizer, que sou sua amiga.
    Um abraço,
    Maria Alexandrina

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Amiga Alexandrina pelo seu "atrevimento"! É muito bem vindo.
      Julgo mão ser uma pessoa muito difícil de "aturar" mas por vezes tenho fama de "mau feitio". Sabe porquê? Porque muitas vezes, quando é preciso, sei dizer "NÃO". Aí "lá está o mau feitio". Mas se "estou-me nas tintas", é muito boazinha.
      Infelizmente na vida temos muitas vezes que fazer teatro e isso prejudica-nos muito. Ao sermos sinceros corremos o risco de perder alguns "amigos". Mas será que esses são mesmo os verdadeiros "amigos"? Não me parece ...
      Mas quem me conhecer bem, sabe que pode contar comigo como uma VERDADEIRA AMIGA.
      Obrigada pela sua Amizade e pode considerá-la recíproca.
      Beijinho da
      Lourdes.

      Eliminar
  2. É verdade, a Amizade Verdadeira, é dos sentimentos mais genuínos, não se compra, não se vende, quando está construida nessa base, está condenada pelo tempo...
    A vida, encarrega-se de afastar aqueles que, se desapareceram, muitas vezes é porque não faziam falta, ou não fizeram um esforço para consolidar os pilares dessa Amizade, ou nós próprios não fizemos.
    É triste e estranho, ver partir pessoas que em tempos nos diziam tanto e hoje, tal como uma imagem ténue, uma fumaça, um miragem, apenas surgem algures, na imensa "biblioteca" que armazenamos mentalmente...
    Nunca é tarde, para reconquistar aquelas que valem a pena, nem para que surjam novas, mesmo quando não esperamos.
    Desilusões? Fazem parte da nossa existência...


    Beijinhos Filho Velho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu querido
      Obrigada pela paciência que me dedicas e pelas tuas palavras.
      Sinto-me orgulhosa por ter conseguido transmitir a ti e aos teus irmãos, o que é o valor da Verdadeira Amizade. E o vosso Amor Fraterno e Entendimento entre todos, é a maior recompensa que poderia ter nesta vida.
      Obrigada meu Amor.
      Beijinhos da tua
      Melga.

      Eliminar
    2. Quem Semeia Amor, Amor Recebe...
      Gostaria que fosse sempre assim, infelizmente nem toda a gente dá valor a isso!

      Beijinhos

      Eliminar
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  4. Que as palavras nascem, evoluem e morrem é um facto. Quem sabe hoje o significado de soga ou fueiro? E os que o conhecem, quando as usam? Duas palavras que eu repetia “todos os dias”, vezes sem conta, na minha adolescência, são hoje palavras mortas … Estou em crer que, com os conceitos, acontece a mesma coisa, talvez mais lentamente. Dizia-me há dias um jovem de 20 anos, universitário, que se se pusesse a ler todas as mensagens que recebe dos seus amigos no facebook, não faria outra coisa … 24 horas por dia. Então quantos amigos tens, perguntei. Aí uns dois mil … E respondeu assim, seriamente, sem se rir…

    O que é, hoje, um amigo? Mas não é só hoje. Há décadas que ouço os governantes norte americanos incluírem entre os “países amigos dos Estados Unidos” … Israel e a Arábia Saudita. Que conceito de amizade é este que junta à mesma “mesa” dois países tão antagónicos entre si e … inimigos potenciais?

    Estou em crer que a noção de amizade que a Lourdes tão bem pretende descrever será em breve, se o não é já, uma coisa fora de moda ou em vias de extinção…Uma recordação sem uso, como aquelas minhas duas palavras mortas. E não será por isso que a vida vai parar. Que “Viva la vida” e, enquanto for possível, “Gracias a la vida”: delicie-se … http://letras.mus.br/coldplay/1253930/traducao.html
    http://letras.mus.br/mercedes-sosa/37544/traducao.html

    Auzendo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá amigo Auzendo
      Agradeço o seu comentário e concordo consigo quando diz que as palavras nascem, evoluem e morrem. Há a transformação, a evolução dos tempos. É normal.
      Quanto à Amizade, aquela que eu prezo, é um Sentimento que quando é uma das nossas qualidades, não sai de nós por querermos ou por passar de moda. Sente-se sem existir explicação alguma. Tal como o Amor, sente-se e pronto. Não se ama por querer. E julgo que esses sentimentos, apesar de actualmente muito banalizados, nunca deixarão de existir.
      Por mais que queiramos simpatizar com alguém por quem sentimos repulsa, não há querer que consiga mudar o nosso sentir.
      Acredita que é por querer que há quem AME (a sério) assassinos? Julgo que só um louco/a quereria para seu Amor um/a assassino/a, e no entanto isso existe, isso acontece.
      Sei que a sociedade actual ridiculariza muitas vezes os sentimentos nobres, mas eu sou daquelas persistentes que não muda por "dá cá aquela palha".
      "Quem nasce torto, tarde ou nunca se endireita"... e deixem-me sonhar! Enquanto sonhamos somos felizes.
      Obrigada pelas músicas.
      Um abraço da amiga
      Lourdes.

      Eliminar
    2. Lourdes

      Eu estou completamente de acordo consigo quando defende e “canta”, à Camões, as virtudes e a necessidade da amizade, tal como nos habituámos a cultivá-la. E também concordo que não é por “passar de moda” que vamos passar, nós, a desprezar os sentimentos que cultivamos e se instalaram em nós ao longo de décadas. Mas isso é válido para nós, e até para os nossos filhos, que ainda puderam integrar-se no ambiente em que nos formámos. Do que eu falei, e disso sim estou convencido, é que as gerações futuras, com as condições económicas e sociais que já vemos implantar-se, vão ser arrastadas para um modo de vida que as afastará do intenso e aberto relacionamento com os outros – com alguns dos outros – que a nós nos levou a cimentar esse sentimento profundo, sincero e duradouro a que chamamos Amizade.

      Auzendo

      Eliminar
  5. Amiga Milu
    Primeiro Amiga virtual e agora Amiga do peito !!
    Não sei se disse todas" as maneiras de ser amiga"!!!Diz umas palavras muito bonitas, doces, queridas..Parabéns!!
    . Posso lhe dizer que à dias e dias é a única amiga que "vejo e ouço"!
    Para mim é uma GRANDE AMIGA!
    Um abraço beijinhos
    Luisa

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Amiga Luisa
      É bem verdade que foi através da net, mais concretamente do Clube Sénior, que nasceu o nosso conhecimento Virtual.
      Algo me disse no meu subconsciente estar aqui alguém especial e acertei.
      Também para mim é uma GRANDE AMIGA REAL.
      Obrigada pela sua Amizade.
      Beijinhos
      Milú.

      Eliminar