VISITANTES

segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

EU E A POESIA – 2ª Parte




Nesta altura, em 2006, após o 3º Álbum, comecei a pensar numa forma de fazer uma separação dos poemas mais pessoais, filtrando os que achei mais bem construídos e menos pessoais para um álbum a que dei o nome de SONHO E REALIDADE. Todos os outros reuni-os num outro álbum a que chamei O MEU ARCO-IRIS.

Este último é pois um álbum com características mais personalizadas, com poemas dirigidos a familiares e amigos e também com algumas brincadeiras. Vou abaixo reproduzir um excerto de um poema que dediquei a meu marido, no dia em que completámos 18 anos de casamento:

Olho p’ra trás e que vejo?
Que procuro recordar?
Uma noiva radiante
Rezando aos pés do Altar.
………………………………………….
………………………………………….
Mas agora, como então,
Ela continua a sonhar!
E se ao passado voltasse
Torná-lo-ia a amar! 
8/12/1983 
SONHO E REALIDADE, é afinal o esboço de um livro que eu gostaria de ver publicado mas que não vai passar de isso mesmo: de um SONHO.

Vou a seguir descrever um excerto de um soneto que dediquei à minha terra natal quando me reformei e vim morar definitivamente para o Sobral, o meu ADEUS A LISBOA:


Adeus Lisboa, minha terra natal,
Chegou a hora de adeus te dizer!
E ao partir de cá apetece-me escrever,
Escrever para ti, terra sem igual. 
………………………………………….
………………………………………….
Digo adeus ao Tejo, que irei recordar!
E enquanto viver, esta tua imagem
Viverá comigo, como uma miragem! 
31 de Agosto de 2004

Na elaboração destes dois últimos álbuns já empreguei bases de informática, e consegui ilustrar os poemas com figuras da Internet e algumas fotos pessoais, o que não aconteceu nos trabalhos anteriores.

Por questão de feitio não gosto de ler em público aquilo que escrevo. Mas alguma vez teria que ser a primeira.

Pouco tempo após ter surgido no Sobral o Clube Sénior de que faço parte, mais propriamente em Fevereiro de 2011, ocorreu no Auditório Municipal da Vila uma sessão de poesia denominada POESIA QUE ADOÇA AGRAÇO.

Tendo sido desafiada para participar, com bastante hesitação lá me inscrevi e pela primeira vez li publicamente três poemas da minha autoria. O balanço foi positivo e no final do encontro fui convidada pelo criador do site HORIZONTES DA POESIA, a fazer parte do mesmo. Este senhor que é um grande poeta e já tem vários livros editados, inclusivamente uma ODE AO SOBRAL, dirigiu-se directamente a mim dizendo que tinha gostado muito da maneira como escrevo e que gostaria que eu fizesse parte do site que ele criara, apenas para poetas. Fiquei relutante, pensei bastante, mas depois de alguns dias aceitei o convite e passei a ser um dos membros do grupo. Este é um site particular que dá apenas acesso aos seus membros inscritos e a quem participar com alguns trabalhos. Em boa hora aderi a esta “família de poetas” pois é um grupo extraordinário, em que uma grande parte dos participantes já se conhece pessoalmente, existindo inclusivamente algumas grandes amizades nascidas no grupo.

Já enviei para lá quarenta e tal poemas meus, sendo que alguns já foram passados na rádio. Sim, porque este site também possui uma rádio, HORIZONTES DA POESIA. A seguir vai o link de um poema meu que pode ser ouvido na voz do criador do site:


Também a Gerente do mesmo site no Brasil já formatou dois vídeos com poemas meus, o que para mim é uma honra. Ver trabalhos meus reconhecidos por pessoas que nem sequer me conhecem pessoalmente, é muito gratificante.

Este são os links dos vídeos formatados no Brasil:



No ano em que entrei para este site, foi lançada a 3ª. Antologia, tendo eu participado também com dois poemas. E neste ano de 2012 também foi lançada outra Antologia, a 4ª., em Novembro. E mais uma vez participei com dois poemas. Junto excerto de um deles:
O que é o sonho?
É algo de irreal que se não vê,
É tudo aquilo em que se crê
Que algum dia alcançaremos …
É tudo aquilo que não temos
Mas poderemos vir a ter,
Se para isso lutarmos,
Sem nunca a esperança perder! 
…………………………………

Lourdes Henriques

7 comentários:

  1. Minha amiga Lourdes
    O que é o sonho? Sonhou e realizou o seu sonho, não importa que tenha sido tarde, poderia ter sido mais cedo, o certo é que nunca desistiu.
    Agora só falta mesmo é a publicação de um livro. É assim tão difícil acontecer? Vou torcer para que aconteça, porque a amiga merece. A minha definição de sonho é a saguinte:
    O sonho é um adormecer, estando acordado, é a busca de algo que imaginamos e não se pode alcançar,é desejar e não ter... é ser e não ser...Mas bom se concretizar.
    Gostei muito dos seus poemas, são lindos!
    Muitos beijinhos e votos de um Bom Ano Novo, extensivo a todos os que colaboram no blogue Sobral Sénior - Gente Gira.
    Maria Alexandrina

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Amiga Alexandrina
      Quero agradecer as suas amáveis palavras e obrigada pela força.
      Na verdade temos muitos sonhos a "hibernar" dentro de nós e muitas vezes nem sabemos que ainda os temos. Mas na primeira ocasião, podem renascer das cinzas e tornar-se realidade!
      Quem sabe se algum dia realizarei mais algum? O Destino é uma "carta fechada" que só nas horas próprias nos vai desvendando os seus parágrafos ...
      E eu ainda espero ter mais alguns para desvendar ...
      Também eu lhe quero desejar um Feliz Ano de 2013, extensivo aos seus familiares e igualmente a todos os intervenientes no blogue Sobral Sénior Gente-Gira.

      Eliminar
  2. O Sonho?
    É Acreditar, não perder a esperança,que dias melhores virão,
    É continuar a "sonhar" e a lutar pelos nossos ideiais!
    Velhos?
    São os que se resignam, que ficam indiferentes às injustiças!!!
    Ainda bem que és uma sonhadora, porque o "sonho comanda a vida",
    e a história está feita de "pequenos sonhos" que se tornaram realidade!
    Podemos não mudar o mundo, mas se conseguirmos influenciar positivamente os que estão à nossa volta , nem que seja arrancando-lhes um sorriso...
    Tenho Muito Orgulho de Ti
    Filho Velho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Meu Querido pelo teu Carinho e Amor.
      Beijinho da mãe que te adora
      Lourdes.

      Eliminar
  3. Querida amiga Milú
    Tinha aqui um trabalho ENORME e LINDO!!! PARABÉNS!
    São uns sonhos,são a realidade!É Poetiza!!!
    Mostre ou não os poemas tem muito valor!!!
    Beijos e Abraços da amiga
    Luisa

    ResponderEliminar
  4. Terminei o ano velho e comecei o ano novo em regime de quase trabalhos forçados, que verdadeiramente ainda não acabaram. Daí que, só agora (e mal) tenha tempo e disposição para escrever algo sobre esta nova exposição dos trabalhos poéticos da nossa Lourdes Henriques. E, agora sim, ficamos a conhecer algo do que ela em concreto faz, não só pelo "sonho" que nos ensina a alcançar, mas também pelos poemas em vídeo com que somos presenteados, dois deles artisticamente "desenhados" pelo Afonso Faria expressamente para nós.

    Fico à espera de mais, pois depreende-se do final daquele texto que a saga ainda não terminou...

    Se em termos de Blogue, o ano não podia ter terminado melhor, faço votos de que melhor ainda continue no novo ano. E ... Bom Ano a todos.

    José Auzendo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Venho corrigir um ponto do meu comentário: só um dos três vídeos citados - "Fado Calado" - foi "desenhado" pelo Afonso Faria: os outros dois foram-no no Brasil, como de resto consta do próprio texto da Lourdes...

      José Auzendo

      Eliminar