VISITANTES

quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Destaque 9

Estamos a publicar neste espaço pequenos resumos biográficos de pessoas de qualquer idade que, nascidas ou residentes no Sobral, conseguiram que os seus nomes “saíssem” do Concelho, por algum feito realizado no domínio das letras, das artes, da ciência, do desporto. Se não fosse excesso de pretensiosismo, diria que estamos a cantar “aqueles que por obras valerosas se vão da lei da morte libertando”, citando Camões. Mas é isso que desejamos que venha a acontecer… Colabore connosco, escrevendo para sobral.senior@gmail.com indicando-nos o nome e contacto de alguém que julgue merecer integrar esta galeria ou, se for o caso e preferir, enviando-nos a própria biografia.

E o destaque de hoje vai para …

 
Vanessa Dias, também Lara Life, cantora

Vanessa Dias, filha de José Francisco Avelar Dias e de Lúcia Maria da Piedade Filipe, nasceu em Lisboa, em Outubro de 1987, e veio viver com cinco anos de idade para a Sapataria, onde ainda reside. Estudou sempre no Sobral, e aqui fez o 12º ano. Não prosseguiu os estudos por alguma indecisão sobre a escolha do curso a seguir, mas também porque lhe pareceu importante tornar-se autónoma economicamente. Em Torres Vedras começou a trabalhar no ramo da óptica, no qual ainda se mantém, agora no Sobral, noutra empresa. Gosta do emprego e está a frequentar, em Torres, um curso técnico de dois anos, nocturno, de Óptica Ocular.
Vanessa foi o seu nome de baptismo. Mas a mãe contou-lhe, já ela era adolescente, que antes pensaram pôr-lhe o nome de Lara, nome de que ela gostava muito. Quando decidiu levar as suas canções para as redes sociais, achou por bem dar vida à Lara, e escolheu Lara Life como nome artístico. E é por este nome que a podemos encontrar no youtube, no facebook…
Sempre gostou muito de cantar. Começou imitando a mãe, que ouvia a cantar o fado em casa: andava sempre atrás dela, procurando aprender as canções que ouvia. E sempre cantou, especialmente o fado, em festas de família, de Escola, em encontros de amigos, em Karaokes… em 2008 lhe surgiu a oportunidade de integrar uma banda e foi que subiu pela primeira vez a um palco para cantar em público e recebeu a sua primeira remuneração por cantar.
Depois mudou de grupo e agora é vocalista da “Banda Raska”, que fez há pouco três anos de vida…Além disso integra, com alguns elementos da mesma banda, um projecto diferente a que dão o nome de Old Stock, uma banda de rock dos anos 80, que foi durante algum tempo a banda residente do Vila Café, em Torres. Actuou também nas Noites na Praça, no Sobral e natenda jovemda UNIR nas FestasNa Banda Raska canta de tudo um pouco que para dançar, nas festas e nos bailes que se dão pelos arredores de Torres. Quase todos os restantes membros de ambas as bandas são dos concelhos de Torres e Mafra.
Entretanto, foi aparecendo em alguns programas televisivos: a “Operação Triunfo” da RTP, em 2007; no “Atreve-te a cantar”, da SIC, em 2009; e em três edições dos “Ídolos”, também da SIC, a última já este ano. E respondeu, como Lara Life, a um “casting” lançado por David Carreira: foi escolhida para, com ele, fazerem uma nova versão de uma música dele: gravaram, e osingle está à venda. Esta canção, que pode ver em http://www.youtube.com/watch?v=FM4KbXzRQco, foi por eles interpretada em directo, na TVI, no dia 31 de Outubro, no programa Você na TV. Tem colaborado com David Carreira noutros projectos, e espera que isso continue.
O tipo de música que mais gosta de cantar é, todavia, o chamado fado-canção, a balada, música mais romântica, mas as condições não lhe permitem para já enveredar por esse tipo de reportório. Porém, no youtube encontramos algumas interpretações dela nesta área. Destaco a bem conseguidaCanção do Mar, de Dulce Pontes, http://www.youtube.com/watch?v=PGJDd7lmjpU, com a qual, aliás, concorreu ao citadocasting, e que interpretou este ano na Praça Eugénio Dias, nas Festas do Sobral.
A Vanessa é uma jovem com uma bela voz, uma óptima presença em palco, confiante e segura de si, sabe o que quer, merece alcançar os seus objectivos.
José Auzendo


 


3 comentários:


  1. Vi e ouvi a Vanessa a actuar nas Noites da Praça e por altura das Festas do Sobral, e podem crer que a sua voz me encantou, fez a diferença, e pensei para mim, esta miúda merecia uma oportunidade de ser ouvida noutros contextos. Não sabia quem era… não sabia que trabalhava aqui na vila, e muito menos sabia que atuava com um grupo.

    Mas afinal eu não estava tão enganada assim, porque outros com mais conhecimentos musicais do que eu a escolheram, e pode ser esta a oportunidade de ela alcançar os seus objectivos, que espero que se concretizem.

    Felicidades para a Vanessa e muito obrigada ao professor Auzendo que nos trouxe a Vanessa de corpo inteiro, e nos deu a oportunidade de saber que, neste pequeno cantinho, que não chega a 60 Km quadrados, temos jovens com os mais diversos talentos, precisamos de os conhecer e é pena que nem todos, e são mais, não se achem grandes o suficiente para serem alvo de destaque.

    Maria Alexandrina

    ResponderEliminar
  2. Parabéns Vanessa/Lara.
    Tem uma voz lindíssima com grande potencial. Nunca desista dos seus sonhos. Siga em frente com toda a garra.
    Conheço-a pessoalmente. Quem diria que já fui muito bem atendida por si!
    Obrigada Professor Auzendo por nos dar a conhecer mais um verdadeiro talento.
    Lourdes Henriques.

    ResponderEliminar
  3. Gostei muito de conhecer a Lara Life! Já a tinha visto em youtube!
    Tem uma voz linda,uma presença cativante...tem tudo para triunfar!!
    Parabéns!Muitas felicidades!!

    Ao José Auzendo vão também os meus parabéns,tem trazido muitas e belos talentos!

    Um abraço
    Avoluisa

    ResponderEliminar