VISITANTES

sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

Destaque 11

Estamos a publicar neste espaço pequenos resumos biográficos de pessoas de qualquer idade que, nascidas ou residentes no Sobral, conseguiram que os seus nomes “saíssem” do Concelho, por algum feito realizado no domínio das letras, das artes, da ciência, do desporto. Se não fosse excesso de pretensiosismo, diria que estamos a cantar “aqueles que por obras valerosas se vão da lei da morte libertando”, citando Camões. Mas é isso que desejamos que venha a acontecer… Colabore connosco, escrevendo para sobral.senior@gmail.com indicando-nos o nome e contacto de alguém que julgue merecer integrar esta galeria ou, se for o caso e preferir, enviando-nos a própria biografia.


E o destaque de hoje vai para …

Fábio Silvestre, ciclista


Fábio And Tomás Silvestre nasceu em Janeiro de 1990, natural da Seramena, onde ainda reside. É filho de José Manuel Silvestre Soares e Isabel Maria Tomás Ferreira. Estudou no Sobral, tendo feito só o 9º ano de escolaridade, completado já com um curso profissional de Técnica Comercial.

E praticamente saiu da Escola para o ciclismo, embora ainda tivesse trabalhado, algum tempo, em duas empresas. Andava de bicicleta desde criança, como as outras, e começou a acompanhar os vizinhos nos passeios aos fins-de-semana. Um dia foi de bicicleta com um amigo à feira da Malveira e o Sr. Manuel Martins, conhecido desse amigo e director da equipa de ciclismo do Milharado, desafiou-o a integrar esta equipa. O Milharado é uma aldeia já do Concelho de Mafra, mas logo a seguir à Sapataria…Estávamos em 2002. Esteve cinco anos nessa equipa, com todas as despesas, bicicleta inclusive, à custa dos pais. Depois passou a integrar a equipa do Alcobaça, onde completou o seu último ano como Júnior. Já teve direito a bicicletas para treinar e para correr, além de uma pequena retribuição monetária. O treinador era de Cascais, levava-o para as provas, mas os treinos eram cá na terra, orientados por “e-mail”…

Até esta altura conseguiu ser, em dois anos seguidos, campeão nacional de cadetes (13/15 anos), ainda no Milharado. Ganhou também, mas representando a equipa algarvia de Estói, a Vuelta a Condado, perto de Huelva. Em Alcobaça fez o papel de “eterno segundo” durante um ano. O “carrasco” chamava-se Amaro Antunes, embora ainda tenha ganho a Volta a Esposende, e uma etapa na Volta a Portugal em Juniores, que acabou num honroso 3º lugar. Estávamos em 2008.

Passou, então, a representar a equipa de ciclismo de Santa Maria da Feira, e começou a fazer todo o calendário profissional de ciclismo, na categoria de sub-23, em Portugal e no estrangeiro, com realce para o Norte de Espanha: aqui fez a Vuelta á Galiza, a Vuelta à Corunha, entre outras provas. Com uma passagem breve por uma equipa da Lourinhã, este na Feira até 2011, embora numa equipa já com outro nome, a Liberty Seguros-Santa Maria da Feira. E foi neste ano de 2011 que foi campeão nacional de estrada de sub-23, com aquela equipa.

Os bons resultados permitiram-lhe realizar o que diz ser o sonho de qualquer ciclista: integrar uma equipa internacional, ser profissional e correr e treinar ao lado dos seus ídolos… Entrou na categoria ciclista de Elite, com a Leopard Trek, do Luxemburgo, uma equipa de formação da Radioshack Cycling, uma das mais importantes equipas de ciclismo a nível mundial. Foi campeão nacional de contra-relógio em 2012: veja em http://www.record.xl.pt/tag.aspx?tag=F%E1bio%20Silvestre. Fez parte, também, da selecção portuguesa que disputou o Campeonato da Europa de estrada, tendo ficado em 10º lugar. Ainda este ano, no dia 3 de Julho, bateu o record nacional em perseguição individual de sub-23, no Velódromo de Sangalhos.

E a partir da próxima época vamos vê-lo só em corridas internacionais, no estrangeiro, poucas serão as realizadas em Portugal. É o chamado calendário Europa Tour, que pontua para o ranking europeu de ciclistas. E vai ser esta a vida de Fábio Silvestre: vive e treina pelo Sobral, faz estágios e testes no estrangeiro e recebe por mail, desde o Luxemburgo, os bilhetes de avião para se deslocar pela Europa para as provas a realizar.

Um sobralense cidadão da Europa, portanto.

José Auzendo

2 comentários:

  1. Quero felicitar o jovem Fábio pelos êxitos obtidos no ciclismo. E é um orgulho viver num local que é terra natal de um português que anda pelo estrangeiro a divulgar o nome de PORTUGAL.
    Desejo-lhe toda a Felicidade do Mundo e que continue a realizar o seu sonho.
    Que continue a ser "Um sobralense cidadão da Europa" por muitos anos.
    Lourdes Henriques.

    ResponderEliminar
  2. Viva o Fábio Silvestre! Viva o ciclismo!
    O ciclismo é o meu desporto de eleição, por isso, já assisti a provas em que o Fábio participou. Sei do empenho e apoio dos pais à carreira do filho, as vitórias que têm sido alcançadas pelo Fábio são também as vitórias deles...
    Os meus votos de Bom Ano Novo,são para que o ano de 2013 seja para o Fábio o concretizar de alguns dos seus sonhos e a soma de muitos momentos de glória.
    Beijinhos para o Fábio e para os pais e desejo que ele passe de " Um Sobralense cidadão da Europa" para "um Sobralense cidadão do Mundo".
    Maria Alexandrina Reto

    ResponderEliminar