VISITANTES

sábado, 27 de outubro de 2012

Destaque 5


Estamos a publicar neste espaço pequenos resumos biográficos de pessoas de qualquer idade que, nascidas ou residentes no Sobral, conseguiram que os seus nomes “saíssem” do Concelho, por algum feito realizado no domínio das letras, das artes, da ciência, do desporto. Se não fosse excesso de pretensiosismo, diria que estamos a cantar “aqueles que por obras valerosas se vão da lei da morte libertando”, citando Camões. Mas é isso que desejamos que venha a acontecer… Colabore connosco, escrevendo para sobral.senior@gmail.com indicando-nos o nome e contacto de alguém que julgue merecer integrar esta galeria ou, se for o caso e preferir, enviando-nos a própria biografia.
E o destaque de hoje vai para …

Vitorino Elói – artista plástico, pintor

Vitorino Elói nasceu em Odivelas em Novembro de 1967, no dia a seguir às cheias desse ano, que na Grande Lisboa e especialmente em Odivelas mataram dezenas de pessoas. Filho de Vitorino Elói e Maria Soledade, foi levado pelos pais para França, primeiro para o País Basco francês, com 3 meses de idade e depois para Paris, aos 3 anos. E foi na capital francesa que fez todos os seus estudos, do ensino primário ao 12º ano de escolaridade. Lembra-se que desde os 4 anos de idade se começou a entusiasmar e viver as cores e as formas, e a “fazer riscos” como diz.
E Paris, com os seus museus, com as suas “exposições” de pintura e desenho ao ar livre nas margens do Sena e não só, impulsionou esse seu gosto que, em determinados momentos, se tornou obsessivo. Tirou um Curso de Desenho e Teoria da Arte e começou a pintar. Fez a sua primeira exposição em Santa Cruz. Sempre se sentiu mais atraído pela pintura abstracta que pela figurativa.
Os pais tinham emigrado para França como milhares de outros portugueses na altura, a mãe só por razões económicas, o pai também por razões políticas e económicas. O pai foi “a salto”, como era frequente, tendo chegado a Espanha depois de atravessar o Guadiana a nado!...Depois do 25 de Abril, começaram a vir regularmente passar férias em Portugal, tendo construído uma casa no Sobral de Monte Agraço, mais concretamente em Almargem. Foi a oportunidade para o Vitorino “descobrir “ os lindos vales, os montes e o mar do Oeste.
Ele e a futura esposa decidiram vir viver para Portugal, para o Sobral, em 1993, por acharem que cá haveria melhor qualidade de vida. Desde então tem-se dedicado a fazer um pouco de tudo, desde pintura e estuque na construção civil, à montagem de estruturas e móveis, além de trabalhos de criação artística remunerados, como cenários para teatro e para a Televisão, e corsos para o Carnaval de Torres Vedras, entre outros.
E tem pintado e esculpido. A maior parte por iniciativa e criação própria, outras por encomenda.
Fez exposições da sua obra em Santa Cruz, no Santa Bar, em 2004; em Torres Vedras, no Bar do Gil, em 2005; e na Câmara Municipal de Arruda dos Vinhos, também em 2005.
No Sobral de Monte Agraço, participou em duas exposições colectivas, ambas na Galeria Municipal, nos anos de 2006 e 2009. A foto ao lado é parte do cartaz da exposição de 2009. Para ver o cartaz completo desta exposição, designadamente os nomes de todos os artistas participantes, clique em http://www.cm-sobral.pt/_uploads/catalogocol.pdf.

José Auzendo

5 comentários:

  1. O que posso dizer sobre este artista? Percebo tão pouco de pintura, para não dizer que não percebo nada… mas sei do que gosto e do que não gosto, embora esse gosto possa ser discutível … Certo, mas todos tem o direito de expressar os seus gostos. Gosto de quadros com cor e que me transmitam uma mensagem, que eu consiga perceber, seja ela de amor ou de revolta.
    No entanto, quando fui a Málaga não quis deixar de visitar o Museu de Picasso: o silêncio e a arte estavam juntos; impressionou-me … senti um arrepio.
    Pela foto que acompanha o texto, vi que conheço o artista de caminhadas em que participamos, e de o ver por aí com os seus amigos. E o que desejo é que tenha pela sua vida fora muita inspiração e muito trabalho.
    Também estou como a D. Adelaide! O meu, cada vez mais, professor Auzendo descobre estes jovens talentos que a nós, Sobralenses, foram passando ao lado; até hoje, porque a partir dos destaques que o professor tem escrito, quando vejo estes jovens digo para mim, aqui vai um orgulho da nossa Terra.
    Maria Alexandrina

    ResponderEliminar
  2. Parabéns a mais um Talento descoberto aqui no Concelho.
    Afinal este "Cantinho do nosso jardim à beira-mar plantado" tem muitos talentos incógnitos que merecem ser revelados. Graças a este Blog e à ideia do Professor Auzendo, vamos levantando a pouco e pouco a "ponta do véu" em que se encontram envoltos ... e lá vão aparecendo.
    Quero desejar ao Vitorino Elói as maiores felicidades no seu trabalho e dar-lhe os parabéns por conseguir realizar-se conjugando o que faz com a arte para que está vocacionado.
    Lourdes Henriques.

    ResponderEliminar
  3. Parabéns Vitorino. Uma vida parece que não muito fácil mas com muita dignidade. Não desista do seu talento.
    Estes destaques vão mostrando várias realidades que também nos enriquecem e orgulham
    Adelaide

    ResponderEliminar
  4. Conheci o Vitorino noutras lides e, sem fazer a mínima ideia do seu percurso de vida, fui vendo que gostava muito de falar com ele, via nele uma pessoa diferente, a sua maneira de estar e as suas ideias agradavam-me.

    Verifiquei depois, e constato melhor agora, que o seu percurso está de acordo com a pessoa que eu conheci e que ele é: trabalhador, óptimo profissional, extremamente educado, sensível, sem vaidades.

    Foi com muita satisfação que voltei a "cruzar-me" com ele.

    Inês

    ResponderEliminar
  5. Chego um bocadinho atrasada, mas nunca é tarde para dar os parabéns a alguém, neste caso ao Vitorino, pelo seu trabalho. Quero desejar-lhe que a crise não afecte a sua profissão e o seu talento.

    Siga em frente e que seja feliz são os meus desejos.

    Lisete

    ResponderEliminar