VISITANTES

sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Destaque 2


Estamos a publicar neste espaço pequenos resumos biográficos de pessoas de qualquer idade que, nascidas ou residentes no Sobral, conseguiram que os seus nomes “saíssem” do Concelho, por algum feito realizado no domínio das letras, das artes, da ciência, do desporto. Se não fosse excesso de pretensiosismo, diria que estamos a cantar “aqueles que por obras valerosas se vão da lei da morte libertando”, citando Camões. Mas é isso que desejamos que venha a acontecer… Colabore connosco, escrevendo para sobral.senior@gmail.com indicando-nos o nome e contacto de alguém que julgue merecer integrar esta galeria ou, se for o caso e preferir, enviando-nos a própria biografia.

E o destaque de hoje vai para
 
Luís Martins, saxofonista


Nasceu na M.A.C. em Lisboa, em Dezembro de 1980, filho de António Luís Martins e de Maria Margarida Ribeiro. Oriundo de uma das mais antigas famílias do Sobral, é bem conhecido entre os mais idosos como o Luís Jorge, o neto da Orquídea. Fez todo o percurso escolar, do básico ao secundário, no Sobral de Monte Agraço, onde sempre residiu e reside. O 12º ano repartiu-o por Torres Vedras e Almada.
Tinha começado os seus estudos e prática musicais aos 14 anos, na Sociedade Filarmónica da Ribaldeira. Na Escola Profissional de Almada iniciou, em 1999, o Curso Complementar de Instrumento, saxofone, tendo tido como professores Mário Marques, Hugo Gaito e Armindo Luís. Por falência da EPMA, acabou o curso na ETIC - Escola Técnica de Imagem e Comunicação, em Lisboa, nas classes de saxofone e música de câmara, com o professor João Pedro Silva.
Em 2011, completou a licenciatura em saxofone na Universidade de Évora, classe do Professor Mário Marques.
Ao longo do seu percurso musical tem frequentado vários “Master-classes” - cursos de aperfeiçoamento de curta duração (uma a duas semanas) com professores, ou agrupamentos, de renome internacional: Alberto Roque, José Massarrão, Jean-Yves Fourmeau, James Houlik, Vincent David, Quarteto de Saxofones de Amesterdão, Claude Delange, sendo este Prof. do Conservatório Superior de Música de Paris, e uma das maiores referências europeias em saxofone.
Tem participado, todos os anos, como artista convidado, no Festival Internacional de Saxofone de Palmela. No primeiro, apresentou e interpretou uma composição de sua autoria, de nome “Sax Camaleão”. Participou em workshops de jazz sob a orientação técnica e pedagógica do Hot Club, e promove e orienta, todos os anos, desde 2008 o workshop de jazz de Sobral de Monte Agraço.
Tem vindo a desenvolver projectos de sua autoria, com relevo para os “Saxion”: conjunto musical de três elementos, interpretando saxofone, acordeão e contrabaixo. Integra-se no género conhecido como “músicas do Mundo”, mas interpreta, também, reportório próprio. Actuaram no Cine-Teatro do Sobral em Abril de 2008, com um convidado especial, Emanuel Soares. Em http://youtu.be/N20BYDbGBws encontra uma interessante entrevista, com acompanhamento musical, feita a Luís Martins por Amadora TV, a propósito de uma actuação dos Saxion naquela cidade, onde ele afirma a sua “pertença” ao Sobral de Monte Agraço. Em Julho de 2011, Luis Martins actuou duas vezes no Sobral, nas “Noites na Praça”, uma com os Saxion mais Sofia Henriques como convidada, e outra integrando um quarteto de saxofones, um outro projecto de sua autoria.
Participa frequentemente, como instrumentista, em vários projectos como a Big Band Lisbon Swingers, o Ensemble de Saxofones de Palmela do Conservatório Regional de Palmela e a Big Band Humanitária. Esta é uma banda da Sociedade Filarmónica Humanitária de Palmela, onde Luís Martins deu aulas durante 6 anos. em 2012, participou no musical "Judy Garland - O fim do Arco-íris", de Filipe la Féria, no Teatro Politeama.
Lecciona Saxofone na Academia de Música de Alcobaça e no Sobral de Monte Agraço, onde dá aulas particulares de saxofone a alunos individuais. É músico da Banda da Força Aérea desde Fevereiro de 2003, Banda que actuou no Cine-Teatro do Sobral em Maio de 2012. Poderá descobrir mais sobre Luís Martins em www.myspace.com/luisribeiromartins e em www.myspace.com/projectosaxion.
a ideia, esperemos que se concretize, de os Saxion regressarem ao Cine-Teatro do Sobral lá mais para o fim do ano. Ao menos isso merecemos. E o Dr. Luís Martins merece-nos muito mais…Entretanto, realiza-se no próximo dia 21 de Outubro, no Cine-Teatro, o Concerto de Encerramento da 5ª Edição do Sobral Jazz – Workshop de Jazz – 2012.

José Auzendo


7 comentários:

  1. Após ter lido e ouvido minuciosamente o exposto no Destaque 2 desta Galeria, apenas me ocorre dizer ao Jovem Dr. Luís Martins, MUITOS PARABÉNS pelo seu grande talento. Parabéns também a todo o grupo SAXION, pela sensibilidade com que interpretam Astor Piazzolla, estilo de música que não é para qualquer intérprete.
    Desejo ao Dr. Luís Martins muitas felicidades e que continue sempre a perseguir os seus sonhos e a transmitir aos outros os seus preciosos conhecimentos. Bem-haja.
    Aos professores Afonso e Auzendo quero agradecer a dedicação e empenho que têm tido na existência deste blogue, que mais do que tentar despertar os seniores menos activos para um comportamento mais saudável, e apesar de não pertencerem ao Sobral, tem contribuído para que os "segredos e histórias" deste concelho, guardados por alguns no baú da saudade, tenham saído cá para fora e oferecido às gerações actuais a oportunidade de enriquecerem os seus conhecimentos acerca dos seus antepassados. Oxalá os continuem a transmitir às gerações vindouras, pois só assim a História perdurará.
    Lourdes Henriques.

    ResponderEliminar
  2. Bonito! É bonito de se ler...é bonito de saber, que temos jovens de grande talento, na nossa terra. Sabe bem.
    Felicidades e os desejos da continuação de uma brilhante carreira.
    Maria Alexandrina

    ResponderEliminar
  3. Já tive o privilégio de ver algumas vezes o Luís Martins actuar aqui no Sobral, mas ler este seu percurso é como começar a abrir um “embrulho” que nos é oferecido e, mesmo depois de aberto, as surpresas continuam até se chegar ao fundo da caixa.

    Surpresas neste caso bem agradáveis que, como diz a D. Lourdes, continuariam “segredos” para muitos de nós que não somos familiares nem amigos chegados. E é bom podermos passar a fazer uma ideia mais completa daqueles que nos rodeiam, especialmente quando eles merecem o nosso aplauso. E especialmente, amiga Lourdes, quando se trata de histórias bem presentes, e não só das que se encontram no tal “baú da saudade”.

    Parabéns Luís: espero voltar a vê-lo e ouvi-lo já no próximo workshop de jazz: aí já vou saber que você não é só “o irmão da Dora”.
    Inês Bexiga

    ResponderEliminar
  4. Na realidade a D. Inês tem razão no que diz quando me referi ao baú da saudade, pois o Jovem de que se está a falar neste Destaque 2, é um TALENTO E REALIDADE ACTUAL e espero e desejo que POR MUITOS ANOS.
    Mas fui um pouco "embalada" por alguns trabalhos que têm sido apresentados neste blogue e que nos trazem à toda histórias antigas que, se não viessem aqui parar, acabariam por cair no esquecimento.
    E quando fiz esta referência, foi a pensar que de certo haverá por aí alguém que saiba da existência deste blog e que pudesse enriquecê-lo com algumas "histórias" antigas, mas não o faça por acanho.
    Lourdes Henriques

    ResponderEliminar
  5. Parabens ao Luis Martins, que o talento não o abandone e continue a sua brilhante carreira.
    Obrigado por mais este trabalho
    Adelaide

    ResponderEliminar
  6. Quando ao talento se associa a dedicação, estudo e trabalho o resultado é sempre extraordinário. Às vezes falta a oportunidade.
    No caso do Luís parece que tudo se conjugou.
    Gente interessante na comunidade Sobralense que se destaca.Destaca e por vezes incomoda ao não se resignar à rotina local.

    ResponderEliminar
  7. Parabéns, Luís Jorge, que orgulho!
    Um beijinho da eterna coleguinha da escola*
    Vanessa

    ResponderEliminar