VISITANTES

quinta-feira, 8 de março de 2012

Observação de aves – birdwatching








Os meus amigos Inês e Auzendo convidaram-me a acompanhar o blogue Gente Gira, para o qual até enviei um comentário. E lembrei-me de, com este texto, vos cativar para uma actividade que pratico em descontínuo desde muito jovem, mas mais recentemente com alguma assiduidade e intensidade: é a "observação de aves", muito conhecida pela expressão inglesa "birdwatching".

Perdiz
É simplesmente um "hobby", que consiste em observar aves, em voo ou pousadas, e tentar identificá-las e fotografá-las. E é na sua identificação que reside o prazer disto. As aves são dos poucos animais selvagens que (ainda) co-habitam nos mesmos espaços que as pessoas, permitindo a sua observação, por exemplo numa ida às compras, para o trabalho, ou num simples passeio pelo campo.

Abibe
Toda a gente conhece um pardal, um pombo ou um melro, mas nem todas as gaivotas são iguais e nem todas as aves de rapina são "milhafres"; existem cerca de 400 espécies de aves em Portugal, todas diferentes. E algumas delas únicas no Planeta, como a pega-azul ou o priolo: são as chamadas espécies endémicas (são "nossas"). Por outro lado, temos populações de aves que apenas nos visitam no Inverno, passando a temporada, como por exemplo os abibes; outras são "veraneantes", como as várias espécies de andorinhas e abelharucos; e ainda as que nascem, vivem e morrem numa mesma região de Portugal. Por exemplo, no Concelho do Sobral de Monte Agraço temos pintassilgos, pardais, melros, gralhas, perdizes, poupas entre muitas outras, como aves residentes.

Águia de asa redonda
Grifo
Ao contrário de outras activadades ao ar livre, o "birdwatching" não exige qualquer preparação física especial, nem tem idade limite; apenas precisamos de uns simples binóculos e, claro, livro de identificação de aves ajuda bastante; depois é sair para os nossos campos, jardins, ou para a horta do vizinho para podermos observar piscos, toutinegras, alvéolas, papa-figos, cartaxos, rolieiros, águias-de-asa-redonda, etc, etc, etc.

Em Portugal e além das tradicionais associações ambientais LPN e Quercus, foi fundada em 1993 uma associação sem fins lucrativos (ONG) especialmente vocacionada para o estudo e conservação das aves, de nomeSPEA(Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves, www.spea.pt ), desenvolvendo vários projectos de sensibilização e protecção em prol das aves.

Abelharucos
A nível privado, existe desde 2008 uma empresa inteiramente portuguesa, Birds & Nature, ( www.birds.pt ) pioneira no nosso país no turismo ornitológico com as suas actividades totalmente dedicadas à observação de aves através deworkshops, saídas de campo, viagens em Portugal e Espanha e outros destinos fora da Ibéria, como a Costa Rica ou a Escócia e também ainda como espaço para promover e criar projectos de voluntariado ambiental, dos quais saliento o estudo das aves características do estuário do Sado, em curso desde 2010.

Pisco de peito ruivo
E agora, resta-me desejar que tenha despertado em cada um de vós a ave que em cada um de nós.....Pela minha parte, terei muito prazer em acompanhar um grupo de sobralenses que tenham curiosidade em experimentar esta actividade: poderíamos deslocar-nos à mata envolvente do Forte do Alqueidão ou, talvez melhor ainda, aos morros e campos que rodeiam Sabugos ou o Moinho do Céu, ou a outro local que se veja ser mais auspicioso. Basta que manifestem esse interesse neste blogue, após o que combinaremos a tarde ou a manhã de um sábado ou domingo de Primavera.

Sabiam que existem abutres em Portugal e que há diversas espécies de papagaios, em liberdade, nos jardins de Lisboa ?

Maria João Raínho


Para se inscreverem (sobralenses e não só) poderão utilizar o endereço sobral.senior@gmail.com, indicando nome, forma de contacto, preferência por tarde de um Sábado ou de um Domingo, e sugestão de localauspicioso, no Sobral, para a observação de aves.

9 comentários:

  1. Por esquecimento, não foi mencionado o autor das fotos publicadas: é o sr. Telmo Pereira, meu amigo, residente no Montijo, também ele um Sénior que, depois de reformado, se tornou um autêntico "birdwatcher-addict" (observador de aves viciado). As aves das fotografias são, de cima para baixo, as seguintes:
    1ª esquerda - Perdiz; 2ª direita - Abibe; 3ª esquerda - Águia de asa redonda; 4ª direita - Grifo; 5ª esquerda - Abelharucos; 6ª direita - Pisco de peito ruivo.
    Maria João Raínho

    ResponderEliminar
  2. Hoje dia 8 de Março comemora-se o dia internacional da mulher. Em 1910 operárias têxteis em Nova Iorque entraram em greve ocupando a fábrica onde trabalhavam, para reivindicar a redução do horário de trabalho foram fechadas lá dentro da fábrica, entretanto é declarado um incêndio cerca de 130 mulheres morreram queimadas.
    Este dia é importante para a mulher celebra, uma data de algumas conquistas que a mulher já alcançou. Devemos valorizar o papel da mulher na sociedade, e contestar alguns preconceitos que ainda hoje existem.
    Devemos lutar contra a violência domestica e punir os agressores

    BOA TARDE. As aves que a senhora apresentou neste blogue são muito bonitas,eu só conheço pelo nome o melro, e a perdiz.Aves de rapina só tive o prazer de ver na tapada de Mafra.
    Achei muito agradável a proposta que a senhora fez para a observação de aves.
    Mariana

    ResponderEliminar
  3. Desconhecia completamente a existência desta actividade e confesso que fiquei curiosa.
    Estamos sempre a aprender.
    Foi uma grande gentileza da sua parte aderir ao Clube Sénior e disponibilizar-se para nos proporcionar uma nova experiência, ainda por cima porque parece que não é aqui do Sobral.
    Sítios bonitos e muitas aves há por aqui, mas nunca me lembrei que poderia ser interessante saber mais sobre a vida desses animais, que vivem connosco e nos alegram a vida com o seu chilrear e os seus ninhos.
    Espero que o seu convite seja aceite por muitos e passemos todos uma tarde agradável.
    Joaquina Dias

    ResponderEliminar
  4. O seu interesse pela observação das aves é encantador,mas acho que não se resume só a observação, vislumbro muito estudo envolvido.
    Nunca imaginei que no nosso concelho houvesse uma tão grande variedade de aves e de tanta beleza: encanta-me a plumagem das aves.
    Ontem no Forte do Alqueidão vi uma ave de grande porte e pelo que tinha lido no seu texto, deduzi ser uma águia, as suas grandes asas cortavam o céu límpido de uma primavera muito antecipada.
    Quando fui morar para a minha casa onde hoje habito, vivia em pleno campo, sem bloco de cimento e aí convivia com muitas aves
    que vinham dos altos dos moinhos, é muito agradável ver o seu rodopio e ouvir o seu chilrear.
    Nos meus passeios pelo campo ao redor do Sobral: também gosto de observar a Natureza! já tenho encontrado perdizes com os seus perdigotos, coisa mais linda de se ver.
    Continue com o seu "hobby" que se percebe a faz feliz, e não há nada mais puro do que a vida ao ar livre.
    Gostei do seu texto. Obrigada
    Maria Alexandrina

    ResponderEliminar
  5. Já aqui falei da minha amiga João e fico-lhe grato pelo carinho que nos dispensou com este seu texto. Quem vive bem no meio da floresta de cimento de Algés … precisa mesmo é de voar por esse país fora à procura de ”outras” árvores. E a João voa para ver voar… Quando ela incentivou a sua dedicação a esta actividade, na altura para mim desconhecida, ainda lhe perguntei se ela ia atrás das aves ou…de algum passarão; respondeu-me que substituísse o “ou” por um “e”, e assim me calou.

    Calou-me na altura, e hoje põe-me a escrever sobre isso. Em parte graças a ela, fui sabendo do desenvolvimento que esta actividade tem tido em todo o mundo e especialmente Portugal: basta consultar os sites que ela cita para se ficar com uma ideia disso. E, coincidência das coincidências, o jornal Público de 10 de Março, Sábado, pág. 12/13, traz uma longa entrevista com Charles Godfray, Prof. da Universidade de Oxford, responsável pelo Grupo de Peritos escolhidos pelo Governo Britânico para pensarem mudanças na alimentação e agricultura nas próximas décadas: diz ele, a dado passo, que “alguns dos sistemas agrícolas em Portugal são maravilhosos; conheço-os porque faço observação de pássaros aqui”… Quem diria?

    E é para esta observação de pássaros que a João nos convida aqui…na nossa terra. Ela já conhece bem o Sobral, visita-nos com (pouca!) frequência, e esta experiência pode, quem sabe? vir a ser o início de um novo motivo de interesse para os sobralenses.
    José Auzendo

    ResponderEliminar
  6. Completamente de acordo com a ideia da Maria Joaõ,um passeio pelo campo é sempre agradavel,eu adoro a natureza e,com a mais valia de novas descobertas mais agradavel será.
    Gente Gira precisa de novas ideias,e esta é bem vinda.
    lisete Corado.

    ResponderEliminar
  7. Gostei muito do artigo que a Maria João escreveu neste bloque.
    Também faço observação de aves e foi através deste " hobby" que conheci a João há 2 anos e meio mais ou menos. Estamos num projecto de contagem de aves aquáticas no estuário do Sado, embora façamos parte de grupos diferentes. Desde pequena que gostava de ver as aves a voar, o meu pai foi-me dando as primeiras luzes sobre pássaros. E para aí há 5 anos que sou sócia da Spea e comecei a fazer cursos e saídas com eles, posteriormente comecei a fazer saídas para observação de aves com a Birds and Nature e a contagem de aves que já referi atrás.

    Beatriz Ginja

    ResponderEliminar
  8. Compartilho do prazer que é o "Birdwatching" com a Maria João, a Beatriz e o Sr. Telmo Pereira. Comecei a fazer observação de aves através dum curso de iniciação dado pela Birds & Nature à mais de três anos. Esta actividade tem para mim um efeito relaxante, eliminando todo o stress acumulado ao longo da semana de trabalho. Jamais deixarei este hobby, onde sentimos quanto maravilhosos são os sons das aves, o cheiro do campo e ver as magnificas paisagens que existem no nosso Portugal desconhecido. Vale a pena experimentar pois vão ficar surpreendidos com a quantidade de coisas novas que vão ver e aprender.
    Betty

    ResponderEliminar
  9. O comentário vem já um pouco atrasado, mas por bons motivos, numa perspectiva de “birdwatcher”, uma vez que vim passar uma semana ao Alentejo e ao Algarve, sempre atrás das aves. Como já estou reformado, aproveito os tempos livres – que são quase todos – para me dedicar a uma actividade que já dura há uns bons 8 anos.
    Dirigi também às aves o meu gosto pela fotografia, congregando assim dois interesses num só.
    Com a Maria João, a Beatriz, a Betty e vários outros amigos e amigas disfrutamos deste prazer comum, que também compartilho com a minha mulher.
    O meu testemunho destina-se, essencialmente, a motivar outras pessoas para uma actividade que permite dar novos motivos de interesse a quem, como eu, já esteja retirado das lides profissionais, mas não queira ficar sentado num banco de jardim, à espera que o tempo passe…

    Telmo Pereira

    ResponderEliminar