VISITANTES

domingo, 19 de junho de 2011

AGRADECIMENTO



Após ter feito uma análise retrospectiva das aulas a que assisti neste “1º. Ano lectivo” do CLUBE SÉNIOR e aproximando-se o fim do mesmo, julgo ser justo e oportuno deixar umas palavras de agradecimento e apreço a todos os intervenientes neste projecto que, a meu ver, é bastante arrojado e de grande mérito.
Aos seus Professores, todos voluntários de coração aberto prontos para partilhar com os outros os conhecimentos das suas vidas, dando-nos muito dos seus tempos livres a troco de nada, um grande BEM-HAJAM.
Um obrigado à Câmara Municipal que, ao proporcionar espaço e condições para que estas aulas possam decorrer, está a ajudar a população mais idosa que ainda se sente válida, a viver momentos de convívio e que também ela, transmite aos outros um pouco dos seus conhecimentos e experiências de uma vida inteira, a maior parte das vezes bem dura.
E aos alunos que, tal como eu, depois de tantos anos de trabalho e muitas das vezes “grandes lutas” pela sobrevivência, ainda tem vontade de aprender, e até mesmo partilhar com os outros as suas vivências. Estou certa que, todos juntos, estamos a ajudar a que o Sobral seja no futuro um local bem mais evoluído e aberto à cultura.
O que me levou a aderir a este projecto, foi querer aprofundar os meus precários conhecimentos de INFORMÁTICA. Durante quatro décadas da minha vida, sempre acompanhei a evolução da tecnologia, passando das simples máquinas de escrever mecânicas para as máquinas eléctricas nas suas várias versões, e destas para os computadores. Contudo, tudo o que aprendi acerca da Informática foi meramente profissional e direccionado para o ramo em que trabalhei, não tendo por isso desenvolvido todo o potencial que os computadores nos podem fornecer. Após a minha aposentadoria, tendo tido conhecimento destas aulas, aproveitei a oportunidade para alargar os meus fracos conhecimentos nesta matéria e aprender a “viajar” no mundo virtual da Internet. Como toda a gente tenho as minhas limitações e dificuldades. Quero por isso agradecer ao Professor Afonso a sua paciência, disponibilidade e boa vontade em ajudar-me a ultrapassar as minhas lacunas, que por sinal são bastantes.
A disciplina de CULTURA E SOCIEDADE foi escolhida pela curiosidade que esta matéria despertou em mim. Em boa hora resolvi frequentar estas aulas, pois além de esclarecer muitas das minhas dúvidas, acho que é uma matéria com muito interesse. Por isso, uma vez mais obrigada ao Professor José Belo pelo seu empenho e disponibilidade. Além do mais, ao aprofundar o conhecimento com este professor, “descobrimos” afinidades comuns que nos reportam a um longínquo passado em Macau que, especialmente para mim, me trás à memória recordações da minha juventude que me são muito queridas.
Quanto à disciplina de INGLÊS tive dúvidas em aderir, pois nesta altura da minha vida já não penso viajar e nos meios que frequento fala-se português. Contudo, espicaçada por familiares e amigos que me conhecem bem e sabem que sou uma mulher de desafios, acabei por ceder, pois nada tenho a perder e é sempre bom recuperar o que esquecemos com o passar dos anos. Assim sendo, quero agradecer também ao Professor José Auzendo a sua ajuda e disponibilidade, pois também ele nos dá de muito boa vontade uma boa parcela dos seus tempos livres, e com que paciência!...
No que toca à disciplina de HISTÓRIA, confesso que sempre foi o meu calcanhar de Aquiles e por isso mesmo não me despertou grande interesse. O meu tempo de estudante, em que se tinha de decorar listas, nomes, datas, factos, etc., etc., deixou-me um trauma para a vida. Talvez por isso o meu desinteresse. Mas gosto muito do meu Portugal, e como não são atribuídas notas nem efectuadas avaliações, resolvi vir assistir também a estas aulas e recordar muitos dos conhecimentos que julgava já ter eliminado do meu “computador cerebral”. Quero também agradecer ao jovem Professor António, pois na flor da vida ter tempo disponível para colaborar voluntariamente, a troco de nada, com pessoas que já pouco têm para dar, é de enaltecer e louvar. Por isso, obrigada também Professor e espero sinceramente que também o senhor enriqueça o seu “Curriculum Vitae” com a experiência de falar com pessoas cuja faixa etária nada tem a ver consigo.
Por fim, o meu agradecimento à Professora Sandra, que sendo uma autodidacta numa faixa etária em que a vida é sempre muito preenchida, ainda tem tempo para partilhar e ajudar a viver pessoas, que muitas delas talvez nem saíssem de casa, e entregar-se-iam possivelmente, a uma solidão permanente. Com a sua habilidade ensina-nos Trabalhos Artesanais, nesta aula a que foi dado o nome de ARTES DECORATIVAS. Mas não é só isto: é também uma aula de grande convívio em que se desenvolvem amizades, partilham-se e reciclam-se materiais, conversa-se um pouco e trocam-se impressões, dizem-se umas graças de vez em quando que nos provocam por vezes momentos hilariantes e de boa disposição, enfim, uma camaradagem muito agradável e sadia. Por isso, obrigada também Professora Sandra.
Existe ainda a aula de Ginástica mas como não a frequento não posso falar do que não sei. Contudo, sei que é uma mais-valia e como tal, não seria justo não me referir a ela. Um agradecimento também ao seu Professor por ajudar à mobilidade de pessoas que na sua maioria, já têm bastantes limitações físicas.
Há ainda uma vertente que julgo que seria interessante focar, pois segundo sei, é uma área que costuma trazer resultados muito positivos, pelo menos nesta faixa etária. Seria bom que aparecesse alguém que tivesse disponibilidade e generosidade para dar um pouco dos seus tempos livres aos outros, ensinando a CANTAR e formando UM CORO DE IDOSOS, pois estou convencida que iria ter muitos aderentes. Tenho esperança que no futuro vá aparecer ainda mais uma “alma caridosa” cheia de boa vontade e paciência para nos “aturar” e ajudar a crescer este CLUBE.
E desta forma termino o MEU AGRADECIMENTO a todos os Professores e Entidades de um modo geral, que tornaram possível a existência deste CLUBE SÉNIOR , esperando que todos juntos consigamos levar a bom porto este projecto um pouco arrojado, mas que acredito SER O PILAR DE UMA GRANDE INSTITUIÇÃO FUTURA.

Lourdes Henriques (Sobral - Biblioteca)

Sem comentários:

Enviar um comentário