VISITANTES

quarta-feira, 26 de maio de 2010

Passeio por África...(parte XII)

Estava há quatro anos nos escuteiros.


Um dia, quando estava com a senhora que ajudava a organizar a quermesse, abordou-nos uma outra dizendo precisar da nossa ajuda. Queriam fundar uma casa para deficientes mentais na comunidade portuguesa mas não tinham dinheiro. Seríamos nós capazes de organizar uma quermesse com esse fim? Claro.

Fez-se uma tarde à portuguesa com quermesse, comidas...os portugueses aderiram muito bem, conseguiu-se uma boa quantia.

E os projectos, as actividades não paravam. Alugou-se uma casa e fundou-se a Associação Portuguesa de Pais e Amigos Deficientes Mentais "O Lusito" . Mais tarde edificou-se uma casa nova com todas as condições para estas crianças.

Estava a ser difícil arranjar tantos prémios para as duas quermesses. Havia que inovar, inventar. Depois de muito pensar achei que tinha descoberto uma forma de colocar a malta a trabalhar. Arranjei um grupo de senhoras que vinham um dia por semana para a minha casa durante o ano. Cada uma fazia o que sabia. Fazia-se de tudo. Dali saíram coisas muito bonitas. Também se pedia coisas a fábricas e a lojas. O mais interessante é que os meus filhos, netos e senhoras que trabalhavam comigo ainda hoje fazem a quermesse do Lusito que é no dia 31 de Maio.

Vivi sempre em Joanesburgo. Há sítios muito bonitos em todo o país mas o passeio que adorava era o Kruger National Park ver os animais selvagens no seu habitat natural. Este parque tem cerca de 20.000 quilómetros quadrados tem muitas espécies de animais. As mais difíceis de ver são os leopardos e chitas, há poucas. Dentro do parque não se pode falar alto ou abrir a porta do carro. Quem não cumprir estas ordens está sujeito a ficar lá para sempre...

De 50 em 50 quilómetros há um aldeamento com lojas e restaurante, pode-se dormir também. Quem gostar de acampar pode fazê-lo mas a comida tem de ser feita em fogão a gás. Não é permitido fazer fogo. Dentro do parque, quando os animais passam na estrada, todos os carros param. Suas excelências têm prioridade e mesmo quando decidem deitarem-se nada há a fazer que não seja esperar e esperar...

Nem tudo foram rosas esta minha estada na África do Sul.

O meu filho mais novo, tinha duas válvulas abertas no coração, eu tive um acidente de carro onde fiquei muito maltratada e o meu marido teve mais dois acidentes de trabalho.

Com a graça de Deus tudo passou!

Alice (Sobral - Espaço Net)

Sem comentários:

Enviar um comentário