VISITANTES

quarta-feira, 22 de abril de 2009

uma caminhada longa!

No dia 12 de Junho de 1948 vim ao mundo no concelho do Sobral, Folgados.
Menina feliz, a mais velha. Depois, o mano e mana, esta com problemas de saúde.
Foi uma vida difícil, não para nós mas para os pais!
Os anos avançaram e a entrada para a escola do Sobral chegou. Não fui muito estudiosa. Fiz a primeira e a segunda classe sem grande dificuldade mas para a terceira e quarta tive que repetir. Com muito esforço e coragem consegui terminar a escola.
Cresci, e aos 15 anos apaixonei-me. Casei em 1964.
Em Junho de 1965 o meu marido partiu para a guerra em Angola. Foram dois anos de sobressalto mas felizmente ultrapassados em bem. Em Setembro de 1967, de novo em família!
1968 foi o recomeço em alegria com a chegada anunciada de bebé...radiantes, com vontade de ser pais, a rapariga apareceu em Fevereiro de 1969.
Em meados de 1970 o meu marido teve um convite para imigrar para Lyon, França. A ideia não me seduzia, não estava mesmo interessada, mas o marido “leva razão”. Seis meses após ter ido primeiramente sozinho, veio-nos buscar, tinha então a minha filha dois anos. Arranjámos passaportes, fizemos as malas e lá fomos os três para França.
Nunca tinha abandonado a família, a terra, nunca tinha andado de comboio, não falava uma palavra de Francês!
Digo-vos que se fosse refazer a mesma vida, faria com imenso prazer!
Abandonar pais, terra e família, andar 48h de comboio e entrar num mundo completamente desconhecido, chegar a Lyon com 40 centímetros de neve, nunca tinha visto neve, não me meteu medo. Fiquei lá trinta e quatro anos!
Sou portuguesa mas também um pouco francesa. Lá permanecem 3 filhos e uma netinha.
Lá estão as raízes da família que criei!

Ana Maria (Sobral - Biblioteca)

Sem comentários:

Enviar um comentário