VISITANTES

terça-feira, 17 de maio de 2016

ADEUS FRANCISCO


Mais um companheiro da nossa caminhada nos deixou. Partiu hoje para outra
dimensão, aquela em que sempre acreditou fervorosamente e onde julgo que terá um lugar muito especial.
Partiu o nosso amigo e colega de Coro e Artes Cénicas FRANCISCO, o nosso “Alegre” das Artes Cénicas. O SobralSénior Activo ficou triste e mais pobre.
Pessoalmente, além de companheiro do Clube Sénior, além de um grande amigo, ligam-me laços familiares. Durante muitas décadas partilhámos momentos de muita alegria e felicidade, mas também de grande desespero e dor.
Esta é a última Homenagem que lhe presto e julgo que interpreto também o sentimento colectivo do nosso grupo.
Acabou o teu sofrimento Francisco, Paz à tua alma e que Deus te guarde num lugar muito Especial. 
Lourdes Moutinho 

6 comentários:

  1. Amigo Xico
    Foste sempre um exemplo de honestidade e de homem coerente com a tua fé.
    Por isso sei que agora descansas em paz e a olhar para os que deixaste tristes com a tua falta física.
    Um abraço amigo para a família. Temos de deixar partir os nossos queridos com a certeza que é o destino de todos nós.
    A vida é breve e não vale a pena valorizar o que não é importante.
    Da amiga Manuela

    ResponderEliminar
  2. Quero juntar-me a esta homenagem, para manisfestar como o meu relacionamento com o Amigo Francisco foi um previlégio que fará parte do legado que com que a vida me foi presenteando. a cada vez que me recordar do Francisco lembrarei a sua bondade, o seu empenhamento em poder ajudar o próximo e a prova de que nunca há impossibilidades de fazermos o que gostamos, mesmo que se possa ter a sensação de que parece impossível. Toda esta lição me foi reforçada pelo Francisco e para terminar deixo o agradecimento por me ter proporcionado a sensação de que tive a oportunidade de lhe retribuir o que ele me deu, ao pensar que a única coisa lhe lhe ofereci foi o ter despertado nele o gosto pela poesia e a representação. Não sei para onde vai, mas sei que para sempre permanecerá no pequeno rol dos que gostei de ter como amigos.

    ResponderEliminar
  3. Hoje alguém me dizia que normalmente só depois da morte se encontravam virtudes mas que não era o caso. O Francisco era mesmo um bom homem. Acho que não existe maior epíteto do que "um Homem bom". Honremos a memória ao participarmos com afinco nas actividades que connosco participava.De uma forma afável digo-lhe até um dia!

    ResponderEliminar
  4. Em nome da família gostaríamos de agradecer toda a amizade e carinho de todos os amigos que ele tanto gostava. Um beijinhos Anita, filha e netos

    ResponderEliminar
  5. "Cada um que passa na nossa vida, passa sozinho, pois cada pessoa é única e nenhuma substitui outra, mas não vai só nem nos deixa sós. Leva um pouco de nós , deixa um pouco de si.
    Há os que levam muito, mas há os que não levam nada.
    Essa é a maior responsabilidade da nossa vida, e a prova de que duas almas não se encontram ao acaso."
    "O Principezinho" de Antoine de Saint-Exupéry

    Estas palavras, sem dúvida alguma, aplicam-se ao Francisco, o "Nosso Primo Xico", que tive o Grande Privilégio de conhecer!
    A sua bondade e dedicação pelo bem do próximo, tornou-o a pessoa querida que foi, e é... nos nossos corações e nas recordações...
    Ele, consegui transmitir uma "aura" de bondade e serenidade, mesmo nas situações mais difíceis...
    Embora fossemos primos, apenas em 1981, começamos a ter mais contacto, depois desses tempos mágicos, em que era um miúdo de 13 anos, tanto Ele como a "Prima Anita", invadiram-nos a alma, com a sua pureza e generosidade, ocupando um Lugar Muito Especial, que será sempre deles!!!
    Pode parecer repetitivo, mas era de facto um Homem Bom, sempre com um sorriso no rosto, umas palavras amigas, uma piada fácil, ao ponto de nos fazer ao choro :) :)
    É essa a imagem que guardo dele, um Homem Puro, Genuínuo!
    O "miúdo" com 80 anos, com um brilho nos olhos, a vontade de viver, grato por tudo a que a vida dá, mesmo na tristeza...
    Uma Lição que todos deveríamos aprender, e não esquecer...
    Quantos vivem uma vida inteira preocupados, com coisas menores, bens materiais, esquecendo-se que esta existência, é tão efémera, se mantivermos viva a criança que existe em nós, como ele (Francisco) conseguiu manter sempre, tudo seria tão mais fácil..

    Muita Força para a Querida Prima Anita, Ana Maria, netos e restante família!!

    Até logo, "Primo Xico"!

    Paulo Henriques

    ResponderEliminar
  6. Por motivos de saúde não pude estar presente.Um abraço para ti Anita.

    ResponderEliminar