VISITANTES

terça-feira, 7 de abril de 2015

GOSTO … DE VIVER!


Quando em 2010 aderi a frequentar a aula de Informática da Câmara Municipal, estava longe de imaginar em que mundo estava a entrar.
Dois meses após, eis que nasce o CLUBE SOBRALSÉNIOR ACTIVO, que além de nos proporcionar os conhecimentos de Informática, nos
ofereceu outras disciplinas igualmente importantes. A aderência foi boa e retirou da apatia e inércia muitos idosos que, ávidos de viver, têm participado ao longo destes anos de uma forma muito empenhada nas várias disciplinas que o Clube nos oferece.
Embora já aqui tenha sido referido mais do que uma vez, nunca é de mais realçar o papel importante das pessoas Voluntárias que, de uma forma desinteressada e gratuita, nos
oferecem, além dos seus vastos conhecimentos os seus tempos disponíveis.
Para eles o meu eterno agradecimento.
E foi neste ambiente que considero de amizade que percebi que estava errada.
Sempre ouvi dizer que “as amizades verdadeiras são as que fazemos nos bancos da escola” e esse lema me guiou a vida durante muitos anos.
Mas após ter entrado para este grupo, senti que esse “ditado” não é completamente verdadeiro. É que também aqui (nestes bancos de uma outra escola) encontrei pessoas que hoje posso considerar de amigas.
Aqui descobri e percebi quantos talentos perdidos ao longo da vida …
Aqui encontrei pessoas que, até mesmo sem estudos superiores,
escrevem de uma forma exemplar e correcta, que poderiam ser exemplo para muitos estudantes do ensino superior actual ...
Aqui encontrei pessoas que diziam que “não eram capazes de cantar ou dizer poesia” e que hoje o fazem como se sempre tivessem convivido com essas actividades…
Aqui encontrei pessoas que nunca tendo participado em teatro, estão no momento actual empenhadas em arriscar e fazer a “sua estreia”…
Sinto-me pois privilegiada por pertencer a um Grupo que sendo considerado por muitos (ignorantes) de “desocupados”, pretende mostrar à sociedade que os “Velhos” – agora pomposamente apelidados de idosos ou seniores - tem capacidade e audácia para aprender, empreender e arriscar.
Mas de entre tudo o que me tem sido dado a conhecer, além das amizades que conquistei, surpreendentemente encontrei um poema de uma amiga. Ela diz não ser poema, apenas escreveu o que pensa. Mas eu, que sempre adorei viver e de momento estou a esmorecer, fiquei favoravelmente agradada com a sua forma de sentir e viver a vida. E graças aos ensinamentos do Professor Afonso, que conseguiu demonstrar-me que há talentos dentro de nós que nunca foram revelados por não terem sido explorados, pensei fazer um pequeno vídeo com o poema da minha amiga Alexandrina.
 
Este é portanto um trabalho que pretende homenagear demonstrar as várias facetas e vantagens que existem por pertencer a este grupo:
AMIZADE, DESCOBERTA e PARTILHA.

Lourdes Henriques

5 comentários:

  1. Amiga Lourdes só a sua amizade a faz partilhar o que não passa de umas palavras que de vez em quando rimam, não tem pretensão de ser um poema. Esta é a minha forma de estar na vida e quando olhava o mar numa linda tarde de verão veio-me à cabeça o quanto gosto de viver, livre, brincalhona e sem más intenções, por isso o meu humilde hino à vida.
    O seu trabalho sim foi importante e já tive oportunidade de lhe agradecer, mas mais uma vez, e sem favor nenhum lhe agradeço. Obrigada, minha recente, mas muito amiga Lourdes.

    ResponderEliminar
  2. É verdade que grandes amizades se fizeram no nosso tempo de escola, pelo que me parece fantástico que, ao chegar à minha idade, tenha tido o previlégio de "voltar à escola".Afinal, o destino não tem só coisas más, como temos temos, por vezes,tendência a valorizar! Afinal o "regresso à escola" foi um daqueles momentos com que o destino me presenteou par voltar a criar as tais amizades simples e sinceras que naquele meio se tornam fáceis. Afinal eu ainda tinha novas amizades verdadeiras para criar, amizades que menos extensas no tempo, seguramente farão parte das amizades intemporais, cujo o único limite é....AMIZADE.
    Nesta minha nova escola tenho aprendido muito, sobretudo na disciplina das Humanidades que sendo,talvez, menos imperativas do que as Ciências "puras e objectivas", são seguramente um esteio social insubstituível.
    Quanto ao trabalho que a Maria de Lourdes quiz apresentar do poema da Maria Alexandrina, reflete, mais uma vez, a sensibilidade que caracteriza o perfil desta amiga, junta a qualidade que o seu carinho nunca descura nas suas apresentações, à verdadeira comunhão de sentimentos que todos os dias vai sendo alimentada na comunidade fraterna, de todos os que"voltaram à escola", e a que administrativa-mente chamamos de Clube Sobral Sénior Activo.
    Para a Maria Alexandrina, um beijo amigo de quem acredita que quem é capaz de ter sentimentos, também é capaz de escrevê-los. E, porque a poesia é sentimento......!!!

    ResponderEliminar
  3. Há quase 70 anos que conheço a Maria Alexandrina, Sempre fui sua amiga desde os tempos da 1ª classe. Sempre achei que era uma pessoa inteligente e com vários talentos, mas ainda no presente me venho a surpreender com capacidades que me eram desconhecidas. Embora a vida não nos tenha dado muitas oportunidades de grandes intimidades(pois cada uma seguiu o seu próprio caminho) agora na velhice voltámos a encontrarmo-nos com mais assiduidade.
    Acho que a amizade é reciproca. Não precisamos de o dizer uma à outra.
    Parabéns pelo poema e parabéns pelo video. Gostei.Manuela

    ResponderEliminar
  4. Minha querida amiga Lourdes,
    Mais um interessante texto. Tem toda a razão quando diz que não é só nos bancos da escola que se fazem as verdadeiras amizades.
    Pois também eu,agora que faço parte do Clube Sénior Activo, e nesta fase da vida,também (nos bancos de outra escola) tenho construído boas amizades, o que considero muito importante."A VIDA SEM AMIGOS É COMO UM JARDIM SEM FLORES". Quero também dizer que estou muito grata ao Professor Afonso, uma vez que é graças ao seu empenho e boa vontade que neste momento me encontro agarrada ao computador partilhando a minha modesta opinião.
    Quanto à Alexandrina, já a conheço há alguns anos, mas a nossa amizade só foi crescendo, lá está, graças aos nossos encontros do Clube Sénior,. Sempre li com muito agrado os seus interessantes textos, e que bons momentos de leitura eles nos proporcionaram, daí saber do seu talento para a escrita. No entanto, desconhecia por completo o seu gosto pela poesia.Parabéns pelo poema. Parabéns pelo texto e vídeo.
    Para as duas, um grande beijinho.
    Rosa Santos

    ResponderEliminar
  5. Parabéns a todos por preferirem partilhar experiências e serem felizes, a ficarem no sofá a carpir mágoas ou a ver programas sem qualquer interesse :-)

    Bjs
    Ass: Filha Rabina

    ResponderEliminar