VISITANTES

quinta-feira, 25 de setembro de 2014

FESTAS E FEIRA DE VERÃO de 2014 Sobral de Monte Agraço ( II )

Terminou a semana das FESTAS E FEIRA DE VERÃO no Sobral. Este ano o bom tempo não colaborou de uma forma muito positiva o que acabou por prejudicar bastante todo o comércio e alguns espectáculos ao ar livre. De qualquer forma, tal como costumo fazer habitualmente, recolhi registos fotográficos para fazer um pequeno resumo do que me foi possível acompanhar de perto, sem grande pormenor. Apenas algumas passagens do que tive ocasião de acompanhar para ficar como recordação.
Um dos momentos que mais me atrai nestas festas é a passagem do Cortejo Etnográfico, que decorreu no dia 14 da parte da tarde. Desfilaram vários carros dedicados às “Festas e Tradições da Nossa Terra”, onde pudémos ver alguns costumes e tradições do passado, hoje já extintos, mas ainda revividas por muitos idosos resistentes que as puderam recordar. O desfile contou também com a animação da Banda da AMAL (Associação Musical e Artística Lourinhanense), Grupo de Danças e Cantares do Concelho de Sobral de Monte Agraço, Rancho Folclórico e Etnográfico de Danças e Cantares da Mugideira, Rancho de Folclore e Etnográfico “Os Ceifeiros da Bemposta”, Rufos & Roncos. Percorreram a parte central da Vila terminando na Praça Dr. Eugénio Dias.
À noite, também nesta praça decorreu o espectáculo de Música ao Vivo “RECORDAR É VIVER”, uma rectrospectiva do Festival da Canção desde 1964 até 2011. De forma arbitrária e com projecção no ecran dos correspondentes artistas intérpretes das referidas canções originais, foram desfilando jovens amadores locais que as defenderam uma a uma, de uma forma brilhante e muito talentosa. Todas elas, canções que no passado foram ao Festival da Eurovisão representar Portugal. Também a filha do maestro Mário Rui participou como intérprete. Todos estes jovens amadores foram acompanhados por uma orquestra de músicos locais, sendo que a direcção esteve a cargo do Maestro Mário Rui, a quem todos nós devemos um Muito Obrigada, pois sem a sua boa vontade, este espectáculo não se teria realizado.
Presenciei ainda alguns momentos da actuação da Banda Europa, um espectáculo musical em camião palco.
Apesar de ter havido outros divertimentos nestas festas, a minha presença terminou assistindo ao Concerto pela Banda Sinfónica do Exército que interpretou magistralmente várias peças, no fim do qual foi lançado fogo-de-artifício.   

Como testemunho para as gerações vindouras, fica aqui o registo fotográfico e em vídeo, para que as tradições da terra não caiam no esquecimento e continuem a ser festejadas. 
Lourdes Henriques

3 comentários:

  1. Olá minha querida amiga Lourdes,
    Palavras para quê! "EXCELENTE TRABALHO" PARABÊNS!
    Beijinhos
    Rosa Santos

    ResponderEliminar
  2. Gostei deste belo trabalho!!!
    Parabéns!!!
    Lídia

    ResponderEliminar
  3. Passei e encontrei o seu blog, estive a ver e ler algumas coisas, não li muito, porque espero voltar mais algumas vezes, mas deu para ver a sua dedicação e sempre a prendemos ao ler blogs como o seu.
    Se me der a honra de visitar e ler algumas coisas no Peregrino e servo ficarei radiante, deixe um comentário, e se desejar fazer parte de meus amigos virtuais, esteja à vontade, irei retribuir.
    Mas por favor não se sinta coagido, siga apenas se desejar. Muita paz.
    António.
    http://peregrinoeservoantoniobatalha.blogspot.pt/

    ResponderEliminar