VISITANTES

sábado, 16 de fevereiro de 2013

Visita ao Sobral – 3ª Parte


Pus-me um dia a percorrer as ruas do Sobral
Para vos dar a conhecer seu encanto sem igual



Depois de repousar, voltei à minha peregrinação pelas ruas do Sobral. Subo a Praceta Luís de Camões, onde moro. Todos sabemos quem foi o grande poeta que escreveu Os Lusíadas e muitos outros poemas. Segundo reza a história morreu na miséria. Entrei na rua dos Moinhos e, ao olhar a Urbanização das Bandorreiras, lembrei-me de que ainda não vos falei dos nomes das suas ruas. Como a Urbanização é recente, também os nomes das ruas são de nossos contemporâneos: Sofia de Mello Breyner, poetisa, escritora e uma defensora dos direitos da mulher; José Carlos Ary dos Santos, o poeta de Abril:Agora que floriu/ a esperança na nossa terra/ as portas que Abril abriu/ nunca mais ninguém as cerra”. Será? Doutor João Amaral, um homem de esquerda, e deputado à Assembleia da República; Carlos Paredes, músico, um grande mestre da guitarra portuguesa; Capitão Salgueiro Maia, um capitão de Abril, um valente… um destemido. Todos estes nomes me agradam, mas sinto uma certa contrariedade por não ver o nome de um Sobralense, ou amigo do Sobral, em nenhuma delas.

 
Contorno a Rua Dr. João Pedro de Morais Cardoso, médico e descendente de Sobralenses - uma família a quem já dediquei em 14 de Novembro de 2012 um texto no blogue; logo ao lado temos a Rua das Tílias, e eu avanço pela Rua dos Lusíadas, a lembrar-nos o poema épico de Camões: esta rua começa na Praceta 25 de Abril e acaba defronte ao Lar da Misericórdia, a parte mais a Norte da vila. O nome foi-lhe dado por altura das comemorações do quarto centenário da publicação da obra. Agora tenho à minha frente o eucaliptal, o nosso Parque das Merendas e local onde a Comissão de Moradores de Sobral construiu o primeiro parque infantil do Sobral, inaugurado com pompa e circunstância no dia 1º.de Maio de 1976. Neste Parque, no Verão, veem-se pessoas comendo, convivendo e descansando nas sombras dos seus frondosos eucaliptos.


Caminho, a passo lento porque ainda é longa a distância a percorrer, em direcção ao centro da vila, e deparo-me com um entroncamento para a Rua João de Deus, um poeta algarvio e autor da Cartilha Maternal, por onde muitas crianças aprenderam, noutras épocas, o valor das primeiras letras. Em frente à Escola B 1,2,3, há uma rua que desce, com o nome de Rua das Eiras Velhas … a lembrar outros tempos, outras actividades…Volto novamente à estrada do eucaliptal e avanço até à Rua Francisco Lázaro, um atleta que morreu ao correr a Maratona nos Jogos Olímpicos de Estocolmo, na Suécia, no ano de 1912, e que, segundo a tradição oral, era oriundo do nosso Concelho. Nesta rua temos o Mercado Municipal, o Pavilhão Gimno- Desportivo do Monte Agraço F.C., o Quartel dos Bombeiros Voluntários, o quartel da GNR e o recentemente inaugurado Centro de Saúde; à esquerda fica a Rua dos Loureiros.
Loureiros era uma grande propriedade plantada de vinha, pertencente a Manuel Pedro Cardoso, avô do citado Morais Cardoso, e que em tempos mais remotos foi Presidente da Câmara do Sobral. Na rua com o seu nome, ouve-se o chilrear e vê-se o esvoaçar de passarinhos: são os habitantes mais novos da vila, que brincam no parque da Associação Popular-Jardim de Infância.


Atravesso a rua Correia Guedes e subo a Rua 20 de Outubro, que nos recorda a data em que a Alemanha declarou publicamente o fim das hostilidades e aceitou a derrota na Grande Guerra. Finaliza no Largo Gago Coutinho e Sacadura Cabral, os aviadores que fizeram a primeira travessia aérea do Atlântico Sul, ligando Portugal ao Brasil.
A tarde já vai longa, e no horizonte o Sol está a pôr-se, para voltar no dia seguinte mais forte, para que os seus raios aqueçam a terra; e eu sinto um arrepio, o melhor é seguir para casa e, tal como o Sol, voltarei para lhes dar a conhecer um pouco mais da nossa Terra.
Maria Alexandrina

5 comentários:

  1. Amiga Alexandrina
    Uma vez mais quero felicitá-la pelo seu empenho em descrever o Sobral com tanto rigor e minuciosidade.
    É na verdade um trabalho de grande mérito que merecia ficar registado não apenas aqui no nosso blogue mas também em algum local de mais relevo, aqui na Câmara Municipal. Quem não conhecer o Sobral, poderá com um pouco de esforço, fazer uma pequena ideia de como é.
    A parte descritiva está óptima. Obrigada amiga.
    Quanto à montagem do texto com os respectivos links, está excelente. A participação do Professor Afonso neste trabalho, tal como nos outros, é de salientar, pois é graças ao seu empenho e dedicação que os trabalhos aqui apresentados conseguem ter mais relevância.
    Obrigada também a si professor, pela forma como tenta atrair ao blogue pessoas mais desatentas.
    Lourdes.

    ResponderEliminar
  2. Minha querida amiga e colega.
    O seu texto está muito bem escrito quanto às ruas da nossa vila. Há nomes de ruas que eu desconhecia. Na minha rua, sou muitas vezes abordada por forasteiros que me perguntam por nomes de ruas que eu não sei onde ficam. A rua Dr. Correia Guedes tem muita trânsito e vive lá muito boa gente, lamento não ter mencionado as pessoas importantes que lá vivem. UM BEIJINHO DA COLEGA

    “ Cá para mim a minha rua, é um alegre canteiro
    Tem gatos gritando á lua nos telhados em Janeiro
    Não há ressentimentos nem maldade tudo ali é singeleza
    Não pode haver nesta vila, rua assim mais Portuguesa
    Nada tem que seja novo, nessa rua de gentalha
    Ali sou feliz, canto e me comovo.
    Pois esta rua é do povo, que labuta e que trabalha."

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Só as pessoas importantes é que são gente!
      Lamento!
      Ana Costa

      Eliminar
  3. Só me resta, creio, lavrar um veemente protesto contra as duas amigas que comentaram antes de mim, porque me "roubaram" todas as palavras que eu teria para dizer. A anónima amiga Mariana Luís até vem com o "seu" poema, também anónimo, o que é pena, reforçar o que antes disse dobre o texto bem escrito das Ruas da nossa vila.

    E a Lourdes, essa, até me "roubou" a ideia, em que eu já tinha pensado, de que este trabalho da Alexandrina, uma vez concluído, bem merecia ser publicado, como um "Roteiro" da Vila. Mas fico contente por ser o segundo a atirar com a ideia, pode ser que, assim, ela tenha mais hipóteses de se concretizar.

    Então que mais dizer? Repetir-me? Não! Vou ser original: I love this work - text and comments.

    Auzendo

    ResponderEliminar
  4. Tenho seguido com muito interesse este trabalho. Parabéns D.Alexandrina.
    Adelaide

    ResponderEliminar